Sou pai e quero guarda legal da minha filha

Há 14 anos ·
Link

Tenho uma filha de 7 anos, que vive com minha tia desde os dois anos, pois não tinha condições de criá-la sozinha, uma vez que a mãe a abandonou, porém sempre fui presente, participo e participei de sua vida, moro hoje na casa da minha tia com minha filha, e pretendo me casar, por isso, por ciúmes de minha noiva, minha tia e minha prima não deixam que eu saia com minha filha, não aceitam que eu leve minha filha pra casa da minha noiva, sentem-se traídas achando que eu quero tirar minha filha delas, e por diversas vezes a criança se priva de passeios e distrações, gritando na frente da criança que ela é a mãe, e dela ninguém vai tirá-la, até para ir à praia preciso pedir autorização delas e muitas vezes não posso. Procurei a mãe biológica, e ela está disposta a ir ao conselho abrir mão da criança legalmente e passar a guarda para mim, quero regularizar essa situação, uma vez que estou perdendo os direitos de pai, pois mesmo estando presente na vida da minha filha, minha tia se diz dona dela, não quero tirá-la da casa da minha tia, pois reconheço o amor que ela tem e minha filha a reconhece como mãe, não quero causar traumas na minha filha como se tivesse afastando-a da mãe, (embora minha filha seja muito ligada a mim, talvez, se ela fosse ouvida até diria que queria morar comigo) quero apenas o direito de pai, pois nem férias ou festas de fim de ano posso viajar ou sair com ela.

Minha dúvida é:

  1. A mãe biológica pode passar essa guarda para mim, e se isso é demorado?

  2. Uma vez com a guarda, teria que entrar novamente com processo, pois vou sair da casa de minha tia e deixar minha filha com ela, e preciso com documento legal, o direito de ver minha filha e levá-la para minha casa quando quiser, em festas, fins de semana e feriado.

Desde já, agradeço.

3 Respostas
Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 14 anos ·
Link

A guarda de fato é da tia, se a mesma nao é judicial, entao voce pode pegar a sua filha a qualquer momento. A mae nao precisa passar a guarda para vc, ja que a mesma nao a possui nem de fato nem judicial.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Obrigado Rosa, eu sei que eu tenho o direito de ir e vir com minha filha, mas a questão é essa, minha tia não deixa, acredita que eu quero levá-la comigo, minha noiva dá presentes a ela, e a criança não pode brincar porque diz que estamos deixando minha filha com espírito de ricos, e como vivemos em uma situação financeira um pouco mais confortável, ela imagina que estamos querendo educar a criança com coisas caras para comprar minha filha, que é privada de ir a uma praia, cinema, shoppings, e agora demos uma bicicleta e ela simplesmente não pode brincar...

Fico perdido sem saber onde pedir socorro

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Voce deve ser firme e ter sua opiniao de pai. Voce é o pai e tem o patrio poder, leve a criança e pronto. Se ela nao permitir entre com acao para busca e apreensao da menor. Contrate advogado ou defensor publico e entre com acao de regularizacao de guarda, a mae sera ouvida e concordara com a mesma. A sua tia por nao ter a guarda judicial, fica a merce da vontade dos pais biologicos da criança, dessa forma voce leva a criança para onde quiser, sem precisar da autorizacao dela.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos