Mudança de sobrenome é possível?
Tenho 21 anos e pensei em incluir ao meu sobrenome,o sobrenome de minha avó já falecida. Tem como fazer isso? Se tiver,eu me formando advogada poderia pleitear em nome próprio essa mudança?
Em uma outra hipótese,poderia retirar um sobrenome meu e incluir o dela?
ANINHA
Será necessário registro civil (certidão de casamento) de seus pais e de seus avós que comprovem que você é bisneta e que sua bisavó tem o sobrenome pretendido. Nenhum outro documento supre a necessidade do registro civil. Se você não tiver, basta comparecer no cartório de registro civil onde eles casaram e pedir 2a. via.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Óla! Quando me casei eu quis tirar um sobrenome e no cartório me falaram que não podia mais tirar, somente incluir o do marido, mas eu fui percebendo que todo mundo tirava. Minha pergunta é eu posso tirar um dos sobrenomes mesmo já casada e trocar o sobrenome do marido, pois fiquei com o sobrenome diferente do da minha filha? E minha outra pergunta é se posso acrescentar outro sobrenome do meu pai ao meu? Obrigada!!
LIDIA
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível incluir o sobrenome de seu pai ao seu. A oportunidade de excluir sobrenomes de solteira foi no casamento. Agora não é mais possível excluir. Acredito que este impedimento em breve deixará de existir.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Por favor, me ajudem!
Pode a mãe incluir um sobrenome no filho sem autorização do pai?
Tenho um filho de 5 anos e a mãe dele quer incluir um sobrenome dela e eu quero incluir um sobrenome meu, só que ela não quer que seja incluído o meu sobrenome, somente o dela. Ela pode incluir um sobrenome dela no meu filho sem a minha autorização?
CARLINHA
Qualquer retificação em registros públicos necessita de atuação de advogado, promotor de juistiça e juiz de direito. Pela vara de registros públicos do forum central de São Paulo demora 2 meses. Pelos demais foruns demora 12 meses. A tabela da OAB arbitra os honorários advocatícios em 3 salários mínimos.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com