Mudança de sobrenome é possível?
Tenho 21 anos e pensei em incluir ao meu sobrenome,o sobrenome de minha avó já falecida. Tem como fazer isso? Se tiver,eu me formando advogada poderia pleitear em nome próprio essa mudança?
Em uma outra hipótese,poderia retirar um sobrenome meu e incluir o dela?
GERSON
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL seria possível somente incluir estes dois sobrenomes sem maiores formalidades. Mas como você pretende incluir e excluir sobrenomes, esta exclusão dependerá de TERMO DE CONCORDÂNCIA com firma reconhecida em cartório de seus pais, pois eles devem concordar com a exclusão de seus próprios sobrenomes transmitidos para seus filhos (este entendimento é o da Juíza de Registros Públicos do Fórum Central de São Paulo).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Olá!
Gostaria de uma orientação, tenho 26 anos e desde que nasci fui criada pela minha mãe adotiva, mas tenho o sobrenome da minha genitora (pai ausente), existe a possibilidade de mudar o meu sobrenome e ter o sobrenome da minha mãe adotiva? se for possivel quanto tempo demora o processo e se tem algum custo
KELY
Através de uma recente alteração na Lei de Registros Públicos tornou-se possível ao enteado(a) incluir um sobrenome do padrasto ou madrasta ao seu sobrenome. Mas sem excluir qualquer sobrenome que o enteado(a) já possua. Muito menos excluir a paternidade ou maternidade. Será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃODE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado junto ao forum de sua cidade. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
GERSON
Convém pesquisar antes. Mas a regra geral é que incluir sobrenomes sempre é possível. Mas para excluir sobrenomes dependerá de concordância dos pais. Pois foram eles que transmitiram seus sobrenomes aos filhos. E isto deve ocorrer expressamente no processo mesmo se os filhos forem maiores de idade.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
GEÓRGIA
Ao menos um sobrenome é certo que ele conseguirá excluir. Desde que haja no processo um termo de concordância com assinatura reconhecida do pai e da mãe sobre esta pretensão. Enquanto ele for menor de idade será mais fácil ainda, pois dispensará todas aquelas certidões negativas que fazem parte da ação de retificação de registro civil.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Prezados, Boa Tarde!
Documentalmente não possuo Pai, O nome de solteira de minha Mãe se chama Salete dos Santos Pinto, porém meu Nome deste criança é motivo de constrangimento pois, infelizmente, me chamo Renato "PINTO", gostaria de saber dos nobres colegas a viabilidade LEGAL de retirada deste sobrenome e a colocação somente de "SANTOS" onde ficaria "RENATO DOS SANTOS", bem como questionar a obrigatoriedade em alterar o nome de minha mãe em meus documentos, pois a mesma possui nome de casada (2º matrimonio) como Salete Nunes, e se eu poderia também, como opção, utilizar este sobrenome de meu padrasto onde ficaria Renato nunes?
muito obrigado!
RENATO
É possível substituir o sobrenome PINTO pelo sobrenome SANTOS que é o de solteiro de sua mãe. É possível incluir o NUNES do padrasto se ele concordar por escrito, mas neste caso tem que manter algum sobrenome de seus ascendentes (PINTO ou SANTOS). E no mesmo processo é possível fazer constar o atual nome de sua mãe no seu registro civil.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
DAYANA
Acrescentar sobrenome materno sempre é possível. Inclusive, é possível escolher a posição que você queria que ele ocupe. Porém, excluir o segundo prenome dependerá do entendimento do juiz. A tabela da OAB arbitra os honorários advocatícios em 3 salários mínimos. O fórum que demora o menor tempo é 4 meses e o que demora maior tempo é 24 meses (dentro do Estado de SP).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Dr. Herbert C. Tuburk, por gentileza poderia me ajudar, pretendo fazer alteração do meu pré nome, por motivos religiosos,sou islâmico à 20 anos com o pre nome de AL HABIB JAAFAR, quando me converti ao islão,na comunidade onde moro , meio àrabe e irmãos muçulmanos na mesquita .e meu RG deNASC. EDISSON LUIZ , PRETENDIA EXCLUIR LUIZ, ao mesmo tempo pretendendo excluir um dos meus sobrenomes que é PAZ FERNANDE , GOSTARIA QUE FICASSE SOMENTE(PAZ). FICANDO MEU NOME SE ASSIM FOR POSSÍVEL AL HABIB EDISSON JAAFAR PAZ. QUAIS MINHAS CHANCES. OBRIGADO DR. HERBERT.
AL HABIB
Já fiz alterações semelhantes de prenome e sobrenome para comunidades muçulmanas de SP. Mas o principal sobrenome deve permanecer. E no seu caso é possível incluir AL HABIB JAAFAR na forma sugerida. Mas o sobrenome FERNANDES deve permanecer na posição original. É imprescindível prova documental da conversão religiosa e do nome religioso que lhe foi dado.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
EL HABIB
Além das providências que escrevi acima outra providência que serve muito bem como prova judicial é a apresentação no processo de ATA NOTARIAL que é uma escritura lavrada em CARTÓRIO DE NOTAS contendo relato de testemunhas e impressos onde consta os nomes e apelidos pretendidos tudo constatado e certificado pelo TABELIÃO que dará fé pública ao documento.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Boa noite. Em 2010 me casei e fui informada no cartório que só poderia acrescentar o sobrenome do meu marido, na hora achei que o meu nome ficaria muito grande e optei por manter o de solteira. Até hoje não troquei meus documentos. Gostaria de saber se eu ainda consigo incluir o sobrenome do meu marido, porque notei que ele ficou muito triste com a minha decisão de manter meu nome de solteira? No caso de sim, eu consigo retirar o sobrenome da minha mãe e acrescentar o dele ou somente posso acrescentar? Desde já agradeço.
CSNEUMANN
Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível incluir o sobrenome do cônjuge. Se você for do ESTADO DE SP é possível excluir um sobrenome de solteira. Porque as normas da corregedoria daqui permitem isto no casamento (se é possível no casamento é possível após o casamento, pela via judicial).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
ANA
SUA PERGUNTA: Gostaria de saber se posso acrescentar o sobrenome da minha bisavó que no caso se chama Anna Dytz Rydleswki, ou só pode o da avó? Queria muito mudar e adquirir cidadania Russa. Sabe me informar se com a identidade da minha vó consigo a inclusão? Sera que consigo tirar o do meu pai e acrescentar o da bisavó, pois se nao ficara bem grande Ana Karla Bruno da Silva Dytz Rydleswki sem o da Silva ficara um pouco menor. A certidão de óbito da minha vó copia autenticada serve mais a certidao de casamento de meus pais? Demora muito?
RESPOSTA: É possível incluir os dois sobrenomes de sua bisavó falecida diretamente ao seu sobrenome. Mesmo se a finalidade não fosse dupla cidadania. Será necessário registro civil (certidão de casamento) de seus pais e de seus avós que comprovem que você é bisneta e que sua bisavó tem o sobrenome pretendido. Nenhum outro documento supre a necessidade do registro civil. Se você não tiver, basta comparecer no cartório de registro civil onde eles casaram e pedir 2a. via. O processo é julgado em 2 meses (pelo Fórum Central de SP).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com