Tenho um amigo que tem um filho de 5 anos e que mora com ele e sua família desde seu nascimento.A mãe do menino mora no mesmo município e alega ao pai de seu filho e a sua família não ter condições de criar o filho,mas passa meses sem vê-lo e nunca ajudou em sua criação.Com outras pessoas a mãe do menino alega que o pai e a família a obrigaram a abandoná-lo,sendo que quando falam pra entrar na justiça,ela se contradiz em suas versões,sem falar que a mesma não dá bom exemplo ao filho sendo completamente desnaturada e sem compromisso.Um advogado que trabalha no mesmo município dos pais do menino,alega que qualquer hora que a mãe aparecer e quiser levar o filho ela poderá e que se ajuizarem uma ação o pai estará perdendo tempo e dinheiro.Gostaria de saber se existe um meio do pai requerer na justiça a guarda do filho sem perigo de perdê-la,pois,o pai do menino tem receio de entrar na justiça e a mãe do menino também brigar pela guarda e acabar guanhando.O que o pai pode fazer nessas situações?Obrigada!

Respostas

    D

    Dr. Wander Barbosa (11)3589-2990 337502/SP Domingo, 31 de agosto de 2014, 21h16min

    O pai tem a Guarda de fato e isso é suficiente para que o juiz conceda a Guarda Provisória Imediatamente.

    A Guarda definitiva somente será concedida à mãe caso o pai se mostre relapso com a criação do filho, o que certamente, não é o caso.

    Muito dificilmente um juiz tira o filho da companhia de um dos pais para dá-la ao outro. A criança que está acostumada com um lar, precisa ser protegida contra mudanças bruscas de ambiente.

    M

    maedrinha Terça, 16 de setembro de 2014, 19h02min

    Boa noite

    Meu marido tem 04 filhos, os de 15 e 17 anos estão com a mãe e os de 07 e 09 anos estão comigo e com ele pai, foi a mãe que os entregou a um ano e estão bem e com saude...é muito dificil ela visita-los, mas não quer passar a guarda de jeito algum!!!! Os filhos que estãao com ela (mãe) usam droga e não teem limite pra nada!!! O NOSSO MEDO É QUE AS CRIANÇAS FIQUEM COM ELA E TENHA A MESMA VIDA DOS OUTROS.

    G

    GABRIELA.2405 Terça, 23 de setembro de 2014, 14h36min

    Tenho um filho de um ano e tres meses. Sou mae solteira, sempre tive uma boa relação com o pai da criança mesmo nao estando namorando ou casada com ele. So que ultimamente vem acontecendo varias coisas, como o pai continua usando drogas, saindo para beber e nao tenho carinho pelo filho, so a vô paterna que tem um apego por ele. Fui a defensoria publica para deixar tudo resolvido em questoes de visitas e pensão, so que nao quero mais o acordo escolhido, que foi a guarda compartilhada e quero a guarda so minha. Pois além do pai nao ter condições para estar e dormir com o filho, ele nao sabe cuidar (banho, mamadeira, essas coisas), apenas a mãe dele. Ela ta querendo entrar na justiça em nome dele para deixar a guarda como estar, mas eu nao quero, pois nao confio neles. Quero a guarda so minha e visistas do pai monitoradas, como faço?

    D

    Daniela Alves Quarta, 08 de outubro de 2014, 0h27min

    Olá, bom minha cunhada casada com meu irmão, disse que ia viajar pra Recife chegando lá ela decidiu mora lá, e ligou pro meu irmão dizendo que não ia mas voltar e que iria morar lá, isso tudo menos de 1 mês, saiu daqui casada com meu irmão, e agora está exigindo pensão, meu irmão mandou 250.00. Ela pegou o dinheiro e alugou uma casa pra morar com um homem que ela conheceu lá, e na casa só tem 1 coxão ela é dependente do cartão de uma amiga, enfim não tem condição de manter uma criança. Gostaria de saber se meu irmão ganha a guarda da criança.?

    A

    Ana Lídia Terça, 25 de novembro de 2014, 0h22min

    Olá, precisando de informações sobre o caso de meu irmão. Meu irmão tem três filhos (um menino de 5 anos, e 2 meninas gêmeas de 3 anos) com uma mulher, eles vivem juntos mas não são casados (somente união estável), moram juntos desde do nascimento do 1º filho. Eles moram em um apartamento que construímos em cima da casa de meus Pais, que é praticamente na casa de meus Pais, pois nunca houve separação de endereço. O caso é o seguinte, ela sempre foi uma Mãe relapsa, muitas vezes deixa os 3 filhos aos cuidados de pessoas conhecida dela sem nenhuma responsabilidade para resolver assuntos pessoais, e muitas dessas pessoas que cuidam de meus sobrinhos são outras crianças com idades entre 13 á 16 anos, ela não trabalha, não sustenta a casa nem os filhos,ela não contribui com nenhum centavo dentro de casa, quem faz isso é o meu irmão o Pai das crianças, e quem paga o colégio das crianças é o Avó paterno das crianças, inclusive ele é a pessoa responsável pelas crianças no colégio.Ela é uma pessoa que agi com solteira, vai para festas só (sem a companhia do meu irmão) volta no outro dia de manhã, viaja sozinha com se fosse uma mulher solteira e sem filhos.
    E descobrimos que ela está mantendo um relacionamento com um rapaz.
    Quero saber se há possibilidade de meu irmão, o Pai das crianças, fique com a guarda dos 3 filhos?? Ela não tem condições financeira e nem responsabilidade de ficar com os filhos.
    E para que isso aconteça meu irmão teria que entrar na justiça solicitando a guarda dos filhos antes dela??

    D

    Desconhecido Domingo, 07 de dezembro de 2014, 21h54min

    Boa noite gostaria de uma ajuda , minha filha tem 6 anos o pai nunca quis reconhecer ela, somente agora por causa da madrasta , ele quer registrar , dar pensao e o pior de tudo quer que minha filha va passar as ferias com eles , lembrando que ele mora em outro estado é possivel o juiz autorizar já que ele só quer registrar a menina agr e nunca teve contato ?

    Patty Nascimento

    Patty Nascimento Domingo, 08 de março de 2015, 8h04min

    Ola gostaria de saber se caso a criança não queira MIS ficar com a mãe talvez por alguma lavagem celebram o que deve ser feito minha filha tem 9 anos e o pai dela sempre morou perto mais nunca a deu atenção e agr pegou ela um FDS e a menina veio outra criança respondo na e falando que não gostava de mim entao comecei a falar pra ela se ficar me respondendo e não gosta de mim pode ir morar com seu pai e ela sempre dizia não mãe não é isso q eu quero e agr do nada apos passar uma tarde com ele cheguei do trabalho e não recordo bem o q falei com ela mais ela respondeu e disse VC não me manda e eu não gosto de VC MSM então falei de novo e ela arrumou as coisinhas dele e foi eu pensei q tudo era pirraça e deixei depois chamei ela e disse é isso MSM q VC quer filha ela respondeu não sei mãe mais VC falou q era pra mim ir pq eu vou te responder e VC vai falar de novo e foi mais tarde chamei ela e falei filha não é assim seu pai tem q ir no fórum e pedir pra VC morar com ele e ela falou mais eu já decidi e não vou voltar vou ficar lá e o pai dela me chamou e disse ela já tem 9 anos e sabe o q quer como se convivesse com ela e cenhcesse bem eu conheço minha filha e meu companheiro tbm e percebemos q o tempo q ela ficou lá colocaram fantasias na cabeça dela e ele não tem trabalho fixo e onde mora não tem condições dela fica pq tem muitos baixos e sineira e a esposa dele tem um filho de 5 ou 6 anos q nem é ela q cria deixou o garoto com os outros não tem capacidade pra criar o dela quer como vai criar o de outra.

    Acho q ela pode estar assim por eu estar gravida tbm pq ela sempre foi boazinha e do nada mudou ficou respondona.

    E ele ta se aproveitando da ingenuidade dela pra não pagar pensão pq desde quando ficou desempregado paga quando e quanto quer...

    Gostaria de saber o q devo fazer pra trazer ela de volta MSM ela falando que não quer por enquanto.?????

    Pfv me ajudem nem dormi essa noite com tudo isso.

    D

    Desconhecido Domingo, 08 de março de 2015, 9h06min

    se vc mandou ela ir embora, ela foi. nao e a primeira vez, ninguem ganha respeito a base de chantagem.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 08 de março de 2015, 19h55min

    Vc tem de agir como adulta, e não se trocar em discussões com uma criança, isso é ridiculo.

    Se a guarda judicial é sua, vá lá e busque a criança.

    Genival Santos

    Genival Santos Sábado, 18 de abril de 2015, 12h55min

    Olá, no caso da mulher suspeitar de traição e solicitar para o juiz a quebra do sigilo bancario e telefonico, alegando que encontraria assim uma prova do adulterio em questão, sem ter nenhuma outra prova fisica, o juiz autoriza apenas pra conseguir uma suposta prova de traição se o casal já estava há meses com corpos separados? Posso tambem entrar na justiça por danos morais e materias por isso?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 18 de abril de 2015, 19h50min

    A justiça não quer saber quem do casal está pulando a cerca!!! Adultério há anos não é mais crime!!!

    É questão do casal, não é caso juridico!!!

    O dano moral em caso de adultério somente se caracteriza SE o caso for de conhecimento publico expondo assim a "moral" do traido, para isso é preciso que o infiel desfile perante os conhecidos do casal (o infiel e o traido) com sua(seu) amante, ridicularizando a imagem do traido que se torna assim um cornudo.

    Dano material não existe em caso de infidelidade.

    E se um casal já está separado DE FATO, não se pode alegar infidelidade, e muito menos dano moral por suposta "traição".

    Stefanie Kathleen França

    Stefanie Kathleen França Sexta, 05 de junho de 2015, 5h31min

    Ola meu nome é stefanie tenho 18 anos e tenho uma Filha de 1 ano e 8 meses o pai dela tem 19 anos . pelo fato de morarmos perto desde a nossa separação minha filha ficava tanto na casa dele quanto na minha. E de um tempo pra cá o pai dela impôs que ela ficaria na casa dele na semana e na minha os fins de semana eu não aceitei. Com isso ele pego a minha filha e disse que não devolveria ja que eu não queria fazer do jeito dele. Fui la com a minha mãe peguei minha filha e conversamos com a mãe dele e resolvemos levar isso pra justiça. Minha advogada me orientou a não entregar ela pra ele de forma alguma mais eu fiquei com Dó dele por ficar sem ver a menina e deixei ele levar pra passar o fim de semana e ele não troxe de volta mantém a menina dentro da casa dele e não me deixa ver ela estou desesperada ele tem alguma chance de conseguir tirar a guarda dela de mim ?

    P

    Pai Gente Fina Sexta, 05 de junho de 2015, 9h58min

    O melhor e mais barato para vcs eh ter uma conversa franca e honesta.

    Vc está certa de querer que a menina conviva com ambos os genitores.

    Vcs podem fazer um acordo e levar à justiça para homologar

    Moi Lobos

    Moi Lobos Terça, 04 de agosto de 2015, 21h09min

    ola preciso de ajuda vou começar no começo cheguei de uma viaje missionaria com a igreja batista dia 15/06 no dia 16/06 eu e minha esposa tivemos uma discussão e ai o filho dela de 21a anos se meteu me lançando um objeto na cabeça fora a familia dela se metendo e o filho me ameaçando de morte chamei a policia fixz um boletim de ocorrência fui encaminhado pelo mesmo ao hospital de Gaspar sendo liberado vim para casa da minha mãe em Blumenau depois de 2 dia isso dia 16 regressei a residencia com meu pai e tenho uma filha de 3 anos e 4 meses com el a e ai ela pulou em mim me agredindo e minha filha estava ao meu colo e a minhas roupas já estavam, prontas em uma malas ela arrumou as coisas da minha filha e colocou junto com as minhas colocando eu e minha filha na rua e depois de tudo isso eu fui ao conselho tutelar de Gaspar policia civil e militar e foram todos se negaram a qualquer assistência ao caso depois chegando na casa da minha mãe tentei conv com ela ela não me atendia minhas ligações e mensagens não queria nem papo eu fui ao conselho de Blumenau ele me orientaram a colocar minha filha na creche depois de uns dias ela entrou eu fui a defensoria pública para entrar com o pedido de guarda pois o filho dela era drogado e ela não queria conv comigo eles marcaram uma consulta com o defensor dia 5/8 sendo que compareci na defensoria dia 20/06 bela entrou com uma advogada da OAB dizendo que eu tinha pegado a menina para passar fo final de semana e mentindo e entraram com o pedido de busca e apreensão de minha filha o juiz indeferiu esse pedido feito por a advogada da OAB buscada por minha ex esposa e ai mandaram uma intimação para mim comparecer no forum dia 17/07 para audiência e levar minha filha tive que tirá-la da creche onde ela estava numa festinha da mesma levei ela como uma princesa e um dia antes eu fui a defensoria urgente e ai mandaram o jorge defensor para a audiência e o mesmo que me acompanhou disse que era melhor eu aceitar a o que o juiz impor que foi casa preferencial a casa da mãe e guarda compartilhada e colocou que tinha eu que pagar 20% do meu salario com desconto em folha e deu a menina para ,mãe que não queria mais nada do casamento e o juiz colocou para mim pegar a menina na casa dela (aconteceu a audiência na seta a tarde e na teça era o dia de pegar minha filha )chegando endereço dela a casa ta vazia e eu não sei o para dero de minha filha estou muito triste pois ela brincou comigo e com a justiça e com a minha filha que não pode se defender e fui a policia conselho e ninguém pode fazer nada sobre isso eu to sofrendo muito sem ter direito nem um perante todos sem saber oque fazer uma advogada que falei ela ira cobrar mas não me da garantia nem uma por favor se vc poder m,e ajudar nesse caso eu agradecerei muito meu numero e 4796991805 tim

    Moi Lobos

    Moi Lobos Terça, 04 de agosto de 2015, 22h36min

    ola preciso de ajuda vou começar no começo cheguei de uma viaje missionaria com a igreja batista dia 15/06 no dia 16/06 eu e minha esposa tivemos uma discussão e ai o filho dela de 21a anos se meteu me lançando um objeto na cabeça fora a familia dela se metendo e o filho me ameaçando de morte chamei a policia fixz um boletim de ocorrência fui encaminhado pelo mesmo ao hospital de Gaspar sendo liberado vim para casa da minha mãe em Blumenau depois de 2 dia isso dia 16 regressei a residencia com meu pai e tenho uma filha de 3 anos e 4 meses com el a e ai ela pulou em mim me agredindo e minha filha estava ao meu colo e a minhas roupas já estavam, prontas em uma malas ela arrumou as coisas da minha filha e colocou junto com as minhas colocando eu e minha filha na rua e depois de tudo isso eu fui ao conselho tutelar de Gaspar policia civil e militar e foram todos se negaram a qualquer assistência ao caso depois chegando na casa da minha mãe tentei conv com ela ela não me atendia minhas ligações e mensagens não queria nem papo eu fui ao conselho de Blumenau ele me orientaram a colocar minha filha na creche depois de uns dias ela entrou eu fui a defensoria pública para entrar com o pedido de guarda pois o filho dela era drogado e ela não queria conv comigo eles marcaram uma consulta com o defensor dia 5/8 sendo que compareci na defensoria dia 20/06 bela entrou com uma advogada da OAB dizendo que eu tinha pegado a menina para passar fo final de semana e mentindo e entraram com o pedido de busca e apreensão de minha filha o juiz indeferiu esse pedido feito por a advogada da OAB buscada por minha ex esposa e ai mandaram uma intimação para mim comparecer no forum dia 17/07 para audiência e levar minha filha tive que tirá-la da creche onde ela estava numa festinha da mesma levei ela como uma princesa e um dia antes eu fui a defensoria urgente e ai mandaram o jorge defensor para a audiência e o mesmo que me acompanhou disse que era melhor eu aceitar a o que o juiz impor que foi casa preferencial a casa da mãe e guarda compartilhada e colocou que tinha eu que pagar 20% do meu salario com desconto em folha e deu a menina para ,mãe que não queria mais nada do casamento e o juiz colocou para mim pegar a menina na casa dela (aconteceu a audiência na seta a tarde e na teça era o dia de pegar minha filha )chegando endereço dela a casa ta vazia e eu não sei o para dero de minha filha estou muito triste pois ela brincou comigo e com a justiça e com a minha filha que não pode se defender e fui a policia conselho e ninguém pode fazer nada sobre isso eu to sofrendo muito sem ter direito nem um perante todos sem saber oque fazer uma advogada que falei ela ira cobrar mas não me da garantia nem uma por favor se vc poder m,e ajudar nesse caso eu agradecerei muito meu numero e 4796991805 tim

    Eduardo Rossi

    Eduardo Rossi Quarta, 19 de agosto de 2015, 17h38min

    Minha esposa saiu de casa e disse que foi viajar, porém deixou os filhos em casa, eu não posso ficar pois trabalho, nesse caso eu posso entrar com uma ação contra ela por abandono...
    E solicitar a guarda dela...

    N

    Neto Segunda, 31 de agosto de 2015, 22h54min

    MInha filha tem 3 anos de idade e morava comigo ha 9 meses a mae pegou ela na ultima sexta e levou para paraiba, estou desesperado sem saber o que fazer, [email protected] alguém me ajude e me oriente por favor.

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de setembro de 2015, 11h42min

    EDUARDO ROSSI:
    Ela não abandonou os filhos, ela os deixou com o outro guardião das crianças, O PAI. Vcé que deve se adaptar às circunstâncias e cumprir com sua obrigação de pai que é cuidar de seus filhos. Dá teu jeito aí!!! Chame babá, leve para casa de parentes!!

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de setembro de 2015, 11h42min

    NETO
    Tente localizar ela na Paraiba e ingresse com ação de guarda alegando alienação parental.

    E

    ERIKA MANCANO DINIZ Sexta, 16 de outubro de 2015, 17h30min

    Boa tarde , estou com o pai da minha filha a 9 anos ela se chama Isadora e tem 1 ano e 7 meses , Mas passei á morar com ele apenas á 3 meses na casa da minha sogra . Mas a situação está dificil vida conjugal está insuportavel , devido a falta de respeito e muitas outras coisas mais . Minha duvida é quero alugar uma casa pra mim e ir embora levar minha filha comigo , trabalho á 9 anos na mesma empresa e não aguento mais ficar naquele ambiente . se eu sai de lá eu tenho medo de perder minha filha pra ele , me ajude ele tem a possibilidade de ganhar a guarda da minha filha ?