Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Terça, 17 de janeiro de 2012, 23h37min

    Neydmar

    Se você pretende ser mesmo candidato a vereador, uma atitude como esta vai caracterizar propaganda eleitoral antecipada, pois conforme estabelece o art. 36, “caput” da Lei n° 9.504/97, a propaganda eleitoral: “somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.”

    Assim, qualquer forma de propaganda eleitoral (ainda que você seja pré-candidato) quando feita antes do dia 6 de julho do ano da eleição, será considerada irregular.

    Se você realizar propaganda eleitoral antecipada, poderá, nos termos do art. 36, §3° da Lei n° 9.504/97, ser punido, com pena de multa de vinte mil a cinqüenta mil UFIR ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

    Abraços!

    ?

    neydmar Quarta, 18 de janeiro de 2012, 9h34min

    Meu caro Geovani, obrigado pelos esclarecimentos, mas se eu colocar " neydmar e amigos a bordo" ainda assim poderia ser punido? O pre-candidato pode ser entrevistado, acerca da pre-candidatura?
    muito obrigado!

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quarta, 18 de janeiro de 2012, 16h04min

    Neydmar,

    O adesivo em seu carro "neydmar e amigos a bordo", não caracteriza propaganda desde que seja só em seu carro, a partir do momento em que mais de um carro possuir a mesma mensagem poderá caracterizar uma propaganda velada, que agora não tem nenhum efeito, mas no futuro poderá trazer alguma conseguência. Também não poderá usar este slogan "neydmar e amigos a bordo" em sua futura campanha.

    Quanto a ser entrevistado como pré-candidato deverá o jornal ou meio de comunicação abrir a mesma oportunidade a todos, pois estaria favorecendo somente um "pré-candidato", mas observe que a própria Lei Eleitoral faz uma ressalva que nos quinze dias anteriores à data da convenção partidária, os pretensos candidatos (pré-candidatos) podem difundir suas idéias e convicções políticas, assegurada nos termos do Código Eleitoral e da Lei 9.504/97.

    Mas fique atento, pois esta ressalva do §1° do art. 36 da Lei n° 9.504/97, fala da possibilidade de realização de propaganda intrapartidária ou pré-convencional, que não se confunde com a propaganda eleitoral, pois seu objetivo é captar os votos dos convencionais, a fim de que o postulante seja escolhido candidato..

    Observe um trecho bastante interessante do TRE/PT

    Acórdão n° 20.570 (TRE/PR)

    "A propaganda eleitoral ilícita há que ser aquela em que o pré-candidato atua como se candidato fosse, visando influir diretamente na vontade dos eleitores, mediante ações que traduzem um propósito de fixar sua imagem e suas linhas de ação política, em situação apta, em tese, a provocar um desequilíbrio no procedimento eleitoral relativamente a outros candidatos, que somente após as convenções poderão adotar esse tipo de propaganda."

    ?

    neydmar Segunda, 23 de janeiro de 2012, 19h50min

    Muito obrigado Giovani, me ajudou muito. Obrigado mesmo!fique com deus meu caro!

    N

    Nyce Almeida Vieira Sexta, 22 de junho de 2012, 11h34min

    olá bom dia!!! Eu sou uma pré-candidata á vereadora do meu Município, e terei que apresentar a documentação necessária, mas estou preocupada porque tenho um protesto, gostaria de saber se isso pode ser impedimento para tal candidatura?

    abraços.

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Sexta, 29 de junho de 2012, 15h03min

    Nyce,

    Não há nenhum impedimento o fato de você ter "protesto". Pode se candidatar normalmente, apresente só os documentos solicitados pela justiça eleitoral de seu Estado.

    M

    mateus Sábado, 04 de julho de 2015, 13h17min

    oi boa tarde .. eu gostaria de saber como posso ficar sabendo que eu realmente vou ser candidato a vereador .......como vou fica sabendo .... e o que posso fazer....obg!!!

    Rádio Cento E Dois

    Rádio Cento E Dois Quinta, 30 de julho de 2015, 16h48min

    Amigo Geovani, gostaria de saber se posso dizer no meu perfil do Facebook que serei candidato a vereador em meu município, ano que vem! Desde já agradeço!

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quinta, 06 de agosto de 2015, 16h26min

    "Rádio Cento e Dois"

    Se você realmente pretende ser candidato(a) a vereador(a) não poderá veicular na sua rede social que será candidato (a) caracterizando propaganda antecipada e essa propaganda extemporânea pode dar origem a multa pela Justiça Eleitoral.

    Atenciosamente

    Geovani da Rocha Gonçalves

    M

    marcia Sexta, 07 de agosto de 2015, 14h11min

    Boa tarde! Estou na pre cardidatura para vereadora de 2016, só posso fazer minha divulgação em julho de 2016?

    Zeze Fox

    Zeze Fox Sexta, 07 de agosto de 2015, 18h07min

    Mas olha isso. Como podemos usar a coisa em nosso favor? Para mostrar que somos pré candidato sem sair fora da lei? http://www.bacabeiraemfoco.com/2015/08/blogueiro-anuncia-pre-candidatura.html

    Alberto Barbosa

    Alberto Barbosa Terça, 11 de agosto de 2015, 22h13min

    geovane, prazer em conversar com vc. pretendo dia 19 de setembro proximo realizar o evento de lançamento da minha pre-candidatura a prefeito do meu municipio.

    pretendo fazer na camara municipal, mas posso tambem fazer numa sede de festas, ela é aberta e só coberta.

    estarão lá tambem todos os paridos que farao parte da coligação e seus presidentes estaduais.

    me diga o que poço fazer:

    1 - posso fazer convite? e foto minha no convite, posso por?
    2 - o que poderá ser falado lá?
    3 - o povo pode participar?
    4 - serão lançados também todos os pre-candidatos a vereador. pode?
    5 - tem um tempo determinado?

    me ajude

    grato,

    alberto barbosa
    bonito-pa
    [email protected]

    K

    Kleberson Segunda, 19 de outubro de 2015, 1h01min

    Caro Geovane, tenho as mesmas dúvidas citadas acima por Alberto Barbosa. Gostaria de sua ajuda.

    R

    Rozan Gomes Terça, 03 de novembro de 2015, 10h17min

    Bom dia Alberto Barbosa e Kleberson, a mini reforma política institucionalizou a pré-campanha, os adesivos ainda seguem a legislação anterior, mas você já pode dizer que pretende ser candidato, pode fazer reuniões políticas, pode fazer menção ao seu ponto de vista, critica a governos e exaltação de seus serviços sem nenhum problema, só não pode "PEDIR VOTOS". Publiquei um artigo com alguns novos conceitos de se fazer campanha se quiser acesse http://rozangomes.adm.br/as-7-alteracoes-que-mudarao-a-forma-de-fazer-campanha/ e se gostar deixe seu comentário por lá, abçs

    S

    Sérgio Murilo Terça, 03 de novembro de 2015, 10h49min

    Aproveitando o tópico, podem me informar até quando um vereador pode enviar cartões de aniversário? Existe um prazo ou por já estar eleito pode enviar mesmo no ano eleitoral?

    Obrigado.

    A

    Alex Martinelli Leko Terça, 17 de novembro de 2015, 12h22min

    Gostaria de saber se com a mini reforma política, posso colocar adesivos em carro só com o nome, sem citar partidos e pedir votos, apenas com o mesmo nome que sairei candidato

    F

    Flawber Olinto Terça, 24 de novembro de 2015, 16h12min

    Boa tarde, sou policial militar e pretendo ser candidato nas próximas eleições municipais, gostaria de saber se posso lançar minha pré-candidatura, visto que alguns pré-candidatos já o fizeram.

    A

    Allyson Quarta, 09 de dezembro de 2015, 13h35min

    Boa tarde, sou pré candidato na minha cidade e gostaria de saber se posso utilizar adesivos a sigla #fechadocom?

    E

    ELIZEU PACHECO Terça, 05 de janeiro de 2016, 17h21min

    boa tarde sou pre-candidato a vereador em Campo Grande-MS os meu amigo bolaram um adesivo com os seguintes disseres SOU AMIGO DO PACHECO A MUDANÇÃ DEPENDE VOCE, a minha pergunta é implicaria em alguma coisa.