Dupla Cidadania Alemã
Dr. Herbert Turbuk Tenho descendência alemã de segundo grau em linha reta, é possível obter a dupla cidadania e passaporte alemão? (obs: falo alemão, já estudei lá por 3 meses, tenho parentes lá também).
Veja se pode me ajudar, por favor.
Creio ter encontrado o alemão que emigrou. O nome dele era Johann Heirich Braune. Contudo, segundo alguns documentos que encontrei, ele naturalizou-se João Henrique Braune. Veio para a cidade de Nova Friburgo-RJ em data desconhecida. Nasceu em 1810 na cidade de Lubeck na Alemanha, casou em 1847 e morreu em 1875 em Nova Friburgo. O pai dele, Johann Christian Braune, nasceu e morreu na Alemanha. Em ordem cronológica, seria: Johann Christian Braune, Johann Heirich Braune (que veio ao Brasil e Naturalizou-se como João Henrique Braune, Luiz Henrique Braune, Hercilio Braune, Norberto Braune, Jorge Braune e eu, Rodrigo Braune...
A pergunta é a seguinte:
Mesmo o migrante tendo se naturalizado, ainda é válido eu tentar cidadania alemã? Com esse panorama geral, é possível solicitar cidadania?
Obrigado,
Rodrigo.
Bom dia pessoal,
Irei contar como adquirir a minha STAATSANGEHÖRIGKEITSAUSWEIS:
Meu bisavô veio da Alemanha em 1912, casou e teve meu avô, o mesmo casou e teve a minha mãe, conforme a legislação alemã eu tenho direito, pois nasci após o ano 1975. Porque como na minha ascendência teve mulher a quarta geração (no caso eu) tem que ter nascido após 1975. Caso contrário seria negado a minha cidadania. Documentos que precisei: Bisavô - Certidão de nascimento Comprovante de entrada no Brasil (lista de passageiros dos navios) Certidão Negativa de Naturalização.
Avô - certidão de nascimento, casamento e óbito. Mãe - RG, certidão de nascimento, casamento e óbito. Eu - RG, certidão nascimento, casamento.
Não desistam pessoal, muitos falavam que eu não tinha direito, mas fui em busca, pesquisei muito principalmente no site do consulado alemão tem todas as informações necessárias.
Boa noite, Gostaria de fazer a avaliação acerca da possibilidade de obtenção de minha dupla nacionalidade. Meu avô é nascido em Breslau ( hoje Wroclaw), fugiu da guerra e residiu na Bolívia até falecer. Meu pai possui a nacionalidade também. Meus pais se conheceram enquanto meu pai veio ao Brasil estudar, mas não se casaram... houve o registro em cartório. Fui ao consulado e me falaram que por eles não terem sido casados, não posso obter minha nacionalidade ( nasci em 1988). Existe alguma forma de entrar com algum pedido jurídico para reconhecer essa paternidade já que sou descendente tão direta... Aguardo resposta e agradeço desde já.
Olá, uma duvida a respeito de dupla-cidadania.
Tenho antepassado que imigrou para o Brasil(meus bisavôs).
Casaram na Alemanha em 1924, vieram para o Brasil no mesmo ano meses depois, e tiveram filhos aqui no Brasil. Ficando Bisavô-Vó-Pai-Eu. (sou de 93)//Tenho toda documentação dessa linha de antepassado. Primo de meu pai(primeiro grau), tirou a cidadania pela mesma linha que e pretendo tirar. Contudo o dele foi linha direta masculina por conta do pai dele(meu tio-avô de sangue, irmão de minha vó), ter sido linha direta masculina.
Eu conseguiria tirar também?, vendo que minha vó é de mesmo sangue que meu tio-avô?.
Falo alemão, sou profissional de TI e tenho extremo interesse de me mudar.
PERGUNTA: Minha esposa é neta de alemão, tentamos o reconhecimento da cidadania dela porém o Consulado de BLUMENAU não nos ajudou muito. Possuímos a Certidão de Nascimento Alemão do Avô e também do Bisavô, Certidão de Desembarque no Brasil (1920) Certidão Negativa de Naturalização, todas as certidões de nascimento e casamento dos descendentes até chegar à ela, e segundo o Consulado Alemão de Blumenau faltou o Passaporte do Avô (não possuímos) e também a certidão de óbito do Bisavô. Pelo que vi acima essa documentação não seria necessária, o Sr. acha que é possível ela reconhecer o direito à cidadania alemã com os documentos que possuímos?
Meu avô é alemão, meu pai já falecido, não tirou sua cidadania, e também não se casou com minha mãe, porém teve união estável de 23 anos que facilmente podemos provar, sou reconhecido como filho por ele desde meu nascimento. Segundo consulado brasileiro eu não possuo direito, pois sou filho de mãe solteira. Existe algum viés jurídico que eu consiga reverter essa situação? Ou até mesmo tentando ir na Alemanha tentar que estudem meu caso em específico?