Jéssica Raddatz

    Jéssica Raddatz Quarta, 02 de setembro de 2015, 17h58min

    Herbert C. Turbuk

    Meu pai era alemão, porém nao se casou legalmente com a minha mae que é brasileira, hoje ele já faleceu. Gostaria de saber se eu teria direito a adquirir a nacionalidade alemã?
    E quanto tempo mais ou menos demora esse processo ?
    Obrigada

    ?

    Desconhecido Sábado, 12 de setembro de 2015, 13h05min

    Basta pai ou mãe nascidos na Alemanha para conseguir a naturalização.

    R

    Rodrigo Braune Sexta, 08 de janeiro de 2016, 19h42min

    Veja se pode me ajudar, por favor.

    Creio ter encontrado o alemão que emigrou. O nome dele era Johann Heirich Braune. Contudo, segundo alguns documentos que encontrei, ele naturalizou-se João Henrique Braune. Veio para a cidade de Nova Friburgo-RJ em data desconhecida. Nasceu em 1810 na cidade de Lubeck na Alemanha, casou em 1847 e morreu em 1875 em Nova Friburgo. O pai dele, Johann Christian Braune, nasceu e morreu na Alemanha. Em ordem cronológica, seria: Johann Christian Braune, Johann Heirich Braune (que veio ao Brasil e Naturalizou-se como João Henrique Braune, Luiz Henrique Braune, Hercilio Braune, Norberto Braune, Jorge Braune e eu, Rodrigo Braune...

    A pergunta é a seguinte:

    Mesmo o migrante tendo se naturalizado, ainda é válido eu tentar cidadania alemã? Com esse panorama geral, é possível solicitar cidadania?

    Obrigado,

    Rodrigo.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 09 de janeiro de 2016, 9h39min Editado

    RODRIGO

    Cidadania para fins de permanência sim. Naturalização não. Em alguns países não há diferença. Mas para a Alemanha há diferença. Para saber a diferença e aplicação consulte profissionais especializados em em cidadanias e naturalizações. A embaixada tem uma relação deles.

    ERICH L. TURBUK

    L

    L.Bottcher Quarta, 23 de março de 2016, 15h30min

    Olá,
    Meu avô é Alemão, e meu primo conseguiu recentemente a cidadania alemã.
    Nasci em 88, e gostaria de saber se o fato de que meus pais nunca foram casados é um impeditivo para eu conseguir cidadania alemã.

    Thiago Welte

    Thiago Welte Quarta, 21 de setembro de 2016, 5h51min

    ola, gostaria de saber se tenho direito de cidadania alema, sabendo que meu tataravô era alemão nato vindo da alemanha em 1890, e indo frenquentemente ao consulado para fins burocraticos da epoca. sendo de uma linhagem toda de homens, Tataravô, Bisavô, Avô, Pai e eu.

    S

    Schmalz Terça, 13 de dezembro de 2016, 9h37min

    Bom dia pessoal,

    Irei contar como adquirir a minha STAATSANGEHÖRIGKEITSAUSWEIS:

    Meu bisavô veio da Alemanha em 1912, casou e teve meu avô, o mesmo casou e teve a minha mãe, conforme a legislação alemã eu tenho direito, pois nasci após o ano 1975. Porque como na minha ascendência teve mulher a quarta geração (no caso eu) tem que ter nascido após 1975. Caso contrário seria negado a minha cidadania.
    Documentos que precisei:
    Bisavô - Certidão de nascimento
    Comprovante de entrada no Brasil (lista de passageiros dos navios)
    Certidão Negativa de Naturalização.

    Avô - certidão de nascimento, casamento e óbito.
    Mãe - RG, certidão de nascimento, casamento e óbito.
    Eu - RG, certidão nascimento, casamento.

    Não desistam pessoal, muitos falavam que eu não tinha direito, mas fui em busca, pesquisei muito principalmente no site do consulado alemão tem todas as informações necessárias.

    G

    Gabi Holzmann Quarta, 14 de junho de 2017, 22h32min

    Boa noite,
    Gostaria de fazer a avaliação acerca da possibilidade de obtenção de minha dupla nacionalidade.
    Meu avô é nascido em Breslau ( hoje Wroclaw), fugiu da guerra e residiu na Bolívia até falecer. Meu pai possui a nacionalidade também.
    Meus pais se conheceram enquanto meu pai veio ao Brasil estudar, mas não se casaram... houve o registro em cartório.
    Fui ao consulado e me falaram que por eles não terem sido casados, não posso obter minha nacionalidade ( nasci em 1988).
    Existe alguma forma de entrar com algum pedido jurídico para reconhecer essa paternidade já que sou descendente tão direta...
    Aguardo resposta e agradeço desde já.

    A

    Alan S. Keune Quinta, 05 de abril de 2018, 20h25min

    Olá, uma duvida a respeito de dupla-cidadania.

    Tenho antepassado que imigrou para o Brasil(meus bisavôs).

    Casaram na Alemanha em 1924, vieram para o Brasil no mesmo ano meses depois, e tiveram filhos aqui no Brasil.
    Ficando Bisavô-Vó-Pai-Eu. (sou de 93)//Tenho toda documentação dessa linha de antepassado.
    Primo de meu pai(primeiro grau), tirou a cidadania pela mesma linha que e pretendo tirar.
    Contudo o dele foi linha direta masculina por conta do pai dele(meu tio-avô de sangue, irmão de minha vó), ter sido linha direta masculina.

    Eu conseguiria tirar também?, vendo que minha vó é de mesmo sangue que meu tio-avô?.

    Falo alemão, sou profissional de TI e tenho extremo interesse de me mudar.

    E

    Eduardo Kmeliuskas Sexta, 11 de maio de 2018, 10h47min

    PERGUNTA: Minha esposa é neta de alemão, tentamos o reconhecimento da cidadania dela porém o Consulado de BLUMENAU não nos ajudou muito. Possuímos a Certidão de Nascimento Alemão do Avô e também do Bisavô, Certidão de Desembarque no Brasil (1920) Certidão Negativa de Naturalização, todas as certidões de nascimento e casamento dos descendentes até chegar à ela, e segundo o Consulado Alemão de Blumenau faltou o Passaporte do Avô (não possuímos) e também a certidão de óbito do Bisavô. Pelo que vi acima essa documentação não seria necessária, o Sr. acha que é possível ela reconhecer o direito à cidadania alemã com os documentos que possuímos?

    Hans Peter Taggesell

    Hans Peter Taggesell Segunda, 11 de junho de 2018, 0h40min

    Meu avô é alemão, meu pai já falecido, não tirou sua cidadania, e também não se casou com minha mãe, porém teve união estável de 23 anos que facilmente podemos provar, sou reconhecido como filho por ele desde meu nascimento. Segundo consulado brasileiro eu não possuo direito, pois sou filho de mãe solteira. Existe algum viés jurídico que eu consiga reverter essa situação? Ou até mesmo tentando ir na Alemanha tentar que estudem meu caso em específico?

    T

    tatiana brandao Sexta, 09 de novembro de 2018, 12h14min

    boa tarde
    Gostaria de uma informação sobre cidadania Alemão Meu marido e do ano de 1987 sua mãe 1956 sua avó 1937 bisavô 1905 trisavô alemão 1842 .
    Sera que ele tem Direito a cidadania alemã alguém pode me ajudar.

    Leticia Miguel Mateus

    Leticia Miguel Mateus Sexta, 12 de julho de 2019, 9h40min

    Meu marido gostaria de tirar sua cidadania alemã. Seu bisavô era alemão. Todas as gerações paternas. Se ele conseguir eu e meus filhos de 2 anos poderíamos também tirar a cidadania? Obrigada.

    C

    Caroline Quinta, 10 de outubro de 2019, 13h38min

    Boa tarde!!
    Os pais do meu bisavô são alemães. Meu bisavó e minha avó (filha dele) já são falecidos. Consigo solicitar a cidadania alemã para a minha vó falecida? Para, após, pleitear a cidadania para a minha mãe e para mim? Obrigada!!

    Camila Angenendt

    Camila Angenendt Segunda, 28 de outubro de 2019, 15h52min

    Oi gostaria de tirar uma dúvida meus bisavós paterno vieram da alemanha ainda criança junto com os pais chegando ao Brasil se conheceram e se casaram ou seja o pai do meu avô era alemão e a mãe também, será que eu consigo tirar a cidadania alemã???