• -1
    H

    Hubert H Sexta, 01 de agosto de 2014, 13h19min

    Olá, Dr. Herbert Turbuk:
    Agradeceria muito um esclarecimento. Meus avós maternos emigraram da Alemanha nos anos 20. Minha mãe já nasceu no Brasil. Ela já obteve a nacionalidade alemã, bem como minhas irmãs, que nasceram após 1975. Eu nasci em 1966, no Brasil. Meus pais eram casados quando eu nasci. Falo alemão, também tenho ascendência alemã pela linha paterna, embora muito antiga (imigração em 1860). Tenho uma irmã que mora na Alemanha, atualmente. Existe alguma forma de pleitear a nacionalidade alemã, no meu caso? Agradeço qualquer informação. Hubert.

    M

    M. Rose Terça, 05 de agosto de 2014, 19h26min

    Olá,

    Meu avô é alemão, porém já falecido. Veio da Alemanha na primeira guerra e conheceu a minha avó. Desta união teve o meu pai e outras 4 mulheres, porém meus avós não casaram no cartório.
    Como é possível comprovar descendência alemã neste caso e, por conseguinte, retirar a cidadania alemã? Ouvi dizer que teria que ser feito exame de DNA no meu avô?
    Quais são os documentos necessários?
    Meus pais estão vivos.

    Obrigada

    Márcia

    J

    jefferson jose Sexta, 21 de novembro de 2014, 19h59min

    Infelizmente não, Meu caso e igual o seu. Bisavó/Avô/Pai/Eu, Quando eu pedir a minha foi negada por nao ter direito, fui ate a alemanha e conversei com o consulado e fiz o segundo pedido pra cidadania e foi reconheçida pelo fato de meu interesse de tenha em mãos. E porque eu dise que queria. Seguir uma carreira como Engenharia, e eles consediram, se voce quer sua cidadania tera que ir pra alemanha e brigar para ter ela, Um modo de obter seria começar a fasser uma faculdade que esteja em demanda la, que as chanses são crande de eles consedir a cidadania..

    J

    jefferson jose Sexta, 21 de novembro de 2014, 20h01min

    Portugues FAIL kk Faz tempo que nao escrevo

    D

    Desconhecido Sábado, 29 de novembro de 2014, 21h00min

    Bom dia!

    Minha Mãe é da quarta geração só que o bisavô dela venho em 1890 e morreu 06 anos depois que chegou no Brasil neste caso a geração dela perde o direito ou da para recorrer na justiça ir direto no consulado e requerer sem problema.

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 30 de novembro de 2014, 6h49min

    MARCIEL

    Com esta ascendência alemã remota não será possível obter cidadania alemã. Se fosse italiana ou portuguesa sim. Mas alemã não.

    ERICH L. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Albert Hensel Quarta, 24 de dezembro de 2014, 16h29min

    Caro Dr;

    Gostaria de verificar a seguinte situação:

    Meus trisavós e bisavós eram alemães e vieram em 1909 imigraram para o Brasil. Aqui eles tiveram minha avó, que gerou minha mãe. No momento das concepções meu bisavô e avó eram casados. Minha avó nasceu em 1938 e minha mãe em 1957. Eu nasci em 1985. Poderia requerer a cidadania Alemã?

    Grato

    Fabiane Cypriano

    Fabiane Cypriano Segunda, 12 de janeiro de 2015, 11h36min

    Olá, gostaria de saber se posso requerer minha cidadania alemã, minha avó é nascida na Alemanha (ainda é viva) e casou-se com um brasileiro. Minha mãe não tem a cidadania, eu posso requerer? Eu não tenho o sobrenome alemão da minha avó, nem a minha mãe. Obrigada

    Rui da Fonseca Castro

    Rui da Fonseca Castro 167759/RJ Terça, 13 de janeiro de 2015, 8h05min Editado

    Prezada Fabiane,
    Sendo materna a sua ascendência alemã, tudo depende de ter sido feita a declaração do nascimento de sua mãe perante o consulado da alemanha, partindo do princípio de que a sua mãe nasceu antes de 1975.
    Rui da Fonseca e Castro - Advogado

    G

    Gabi Quarta, 28 de janeiro de 2015, 22h38min

    Olá.
    O Bisavô da minha mãe nasceu na Alemanha (meu tataravô), e veio para o Brasil perto de 1880. Casou-se aqui, com uma emigrante da Espanha, e teve o avô dela (meu bisavô). Todas as gerações seguintes nasceram no Brasil.
    Bisavô (+/- 1870) > Avô (1918) > Pai (1942) > Mãe (1979).
    A principio não houve naturalização brasileira. Mas ainda não possuo maiores detalhes sobre a Emigração, nem nada do gênero. Minha mãe pode conseguir dupla cidadania alemã? Quais são os documentos e pré-requisitos? É possivel também ter dupla cidadania espanhola? Eu poderia conseguir cidadania também?
    Grata. Gabrielle.

    S

    Silvana Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 17h00min

    Boa tarde

    Se alguém puder me ajudar agradeço muito. Meu Tataravô nasceu na Alemanha em 1849, veio para o Brasil casou com uma alemã, tiveram uma filha, que teve uma filha, que teve minha mãe, é possível eu conseguir a cidadania alemã? Quero muito conseguir a cidadania alemã se puderem me ajudar agradeço muito.

    D

    Débora R B Quinta, 05 de março de 2015, 0h10min

    Olá,
    Gostaria de saber sobre naturalização alemã...
    Meu esposo é filho de mãe alemã (já falecida) e pai brasileiro... sua mãe perdeu a cidadania alemã nos anos 60 (pediu naturalização brasileira para poder trabalhar)... Meu esposo nasceu antes dela perder a cidadania alemã, ele pode pedir a naturalização alemã? Ele não tem sobrenome alemão, pois foi registrado somente com o sobrenome do pai e ele já tem a maioria dos documentos pedido, pois seu primo (filho de pai alemão) já conseguiu a naturalização alemã.
    Obrigada

    I

    INGRID HEROLD Segunda, 16 de março de 2015, 13h28min

    olá,
    Eu li a discussão a cima sobre o assunto da Ingrid Schroeder Scheffel e achei um tanto parecido com minha situação , mas eu gostaria de saber , se meu pai possuir dupla nacionalidade , isso facilitaria para eu conseguir uma ? Quais métodos devo usar para conseguir a dupla nacionalidade ?
    Gostaria de uma resposta .
    obrigada pela atenção
    tenha um ótimo dia .

    Cristina Alves Schwingel

    Cristina Alves Schwingel Quarta, 01 de abril de 2015, 16h03min

    oi gostaria de saber se tenho direito a dupla cidadania meu tataravô era alemão
    Desde ja agradeço obrigado

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 11 de abril de 2015, 15h28min

    CRISTINA

    Dupla cidadania ou naturalização alemã depende de pai alemão nato ou casamento com alemão nato. Ou seja, é muito mais difícil do que obter a dupla cidadania ou naturalização italiana ou portuguesa.

    ERICH L. TURBUK
    www;advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Lorena Darlen

    Lorena Darlen Terça, 28 de abril de 2015, 9h12min

    Então se quem era alemão eram os avós da minha bisavó eu não tenho direito a dupla cidadania?

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 02 de maio de 2015, 9h46min Editado

    LORENA

    Dupla cidadania ou naturalização alemã depende de pai (ou mãe) alemão nato ou casamento com alemão nato.

    Marta Welker

    Marta Welker Segunda, 01 de junho de 2015, 23h58min

    Dr. Herbert,
    Meu marido é filho de alemão e possui dupla cidadania. Estamos casados há 4 anos e moramos na Alemanha há quase 3 anos (completa em setembro/2015). Verifiquei que posso entrar com o pedido de cidadania quando completar 3 anos aqui na Alemanha, mas estou sem saber se terei mesmo esse direito. Não temos renda aqui na Alemanha e nunca pedimos auxilio nada. Temos renda no Brasil e todo mês transferimos o dinheiro. O problema é que nunca declaramos essa renda na Alemanha.
    Nesses três anos, fiz o curso de integração, prova B1 e a provinha sobre Berlin/Alemanha. Fiz também um mestrado numa Hochschule alemã. Neste momento estou me preparando para fazer um doutorado e dar prosseguimento aos meus estudos. O meu marido está finalizando o mestrado e está com um projeto para abrir uma empresa por aqui, por isso não temos renda e ainda passaremos um tempo sem ter, viveremos com a renda de aluguéis de imóveis no Brasil. O Sr. acha que é possível eu conseguir a cidadania?

    E

    eroneide andreia Sexta, 10 de julho de 2015, 10h53min

    Bom dia.
    Bem tenho um filho com descendência alemã.
    Gostaria de saber se posso morar na Alemanha com meu filho mesmo sem ser casada com um alemão?
    Como faço?
    obrigada e parabéns, senhor tem ajudado muita gente.

    Erick Russ

    Erick Russ Sexta, 17 de julho de 2015, 18h03min

    Olá.
    Gostaria de saber se ainda é possível adquirir a cidadania: meu avó era alemão, veio ao Brasil em 1933, meu pai não tem cidadania e faleceu. Meu avô não consta como naturalizado. Nasci em 1981.