Dupla Cidadania Alemã
Dr. Herbert Turbuk Tenho descendência alemã de segundo grau em linha reta, é possível obter a dupla cidadania e passaporte alemão? (obs: falo alemão, já estudei lá por 3 meses, tenho parentes lá também).
TORRES LANNA
Não é possível obter nacionalidade derivada de quem tem somente a nacionalidade derivada, ou seja, de alguém que obteve a nacionalidade derivada decorrente de alguém que possui nacionalidade original.
Ou seja, não é possível obter a nacionalidade alemâ (derivada) de alguém que somente tem a nacionalidade alemã (derivada) porque um dia ela foi casada com um alemão (original).
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Ola Dr. Herbert Turbuk boa tarde,
Minha esposa ja tem nacionalidade alema reconhecida e meus dois filhos tambem, estamos pensando em ir viver na alemanha em 2014 e estamos casados a 7 anos. Posso requerer o passaporte alemao para nao depender de visto ou tenho que viver 3 anos primeiramente na alemanha antes de solicitar o passaporte.
Muito obrigado,
Eduardo
Sven,
Minha Bisavo e Bisavo são alemães mas a documentação esta muito complicada. Como minha esposa e meus filhos ja estão com o passaporte alemão acho mais fácil então viver com o visto e depois requerer. Vc saberia precisar exatamente qual o tempo mínimo para solicitar depois do visto emitido e vivendo na Alemanha?
Muito obrigado,
Eduardo
Olá! Eu já tenho a cidadania alemã (staatsangehörigkeitsauweis). Agora gostaria de fazer a cidadania para minha filha de 6 anos. Quando ela nasceu fiz a certidão de confirmação de nome(bescheinigung über dei namensführung). Me informei em dois consulados qual seria o próximo passo. Em um me dissera que eu deveria pedir a certidão de nascimento alemã e que com este documento não preciso da cidadania pois ele tem o mesmo valor legal. Em outro consulado que liguei me informaram que devo fazer a certidão de nascimento alemã e depois a cidadania pois são duas coisas diferentes. Qual desses é o procedimento correto? Grata pela atenção, Tata.
Olá,
Tenho cidadania alemã desde 1991, morei em Londres de 1992 a 1998 e lá tive que renovar o passaporte e staatsangehörigkeitsausweis. Nesta ocasião me disseram que o staatsangehörigkeitsausweis não seria mais necessário e que o passaporte faria as vezes do mesmo. Tudo correu bem até 2011, quando pedi a renovação do passaporte no consulado do Rio de Janeiro.
Embora a renovação tenha sido feita eles disseram que na próxima eu precisaria do staatsangehörigkeitsausweis e não acreditaram na minha versão alegando que eu teria perdido o documento e que neste caso deveria pedir uma segunda via na Alemanha, em um orgão ligado ao parlamento / câmara dos deputados de lá. Não quiseram me ajudar em absolutamente nada, disseram que eu deveria me informar no Google.
Mais curioso ainda é o fato do meu irmão ter tirado a cidadania alemã dele nos anos 90 (enquanto eu morava na Inglaterra) e nunca teve o documento embora o passaporte tenha sido renovado 1 ou 2 vezes e é válido até hoje.
É assim mesmo? Qual seria o procedimento neste caso? Porque eles teriam uma atitude tão negativa neste caso? Me senti sendo punido por ter supostamente perdido o documento.
Agradeço quaisquer elucidações!
Obrigado.
Olá, sou filho de mãe alemã, minha mãe veio para o brasil em 1950, com ela meu pai, croata, e duas irmãs nascidas na alemanha, tenho toda minha ascendência alemã, e mesmo assim não consigo a cidadania alemã, montei todo meu processo, juntando todos os documentos exigidos, da minha mãe, avós, bisavós, tataravós e até a minha quinta geração de 1770, dei entrada em 1998, e em 2010 eles simplesmente negaram, isso tudo porque sou descendente de mulher alemã, minha mãe faleceu em 1995, ela não se naturalizou brasileira, e a alemanha simplesmente disse não, e agora,????
Olá ! Bom Dia..
Gostaria de uma ajuda em algumas dúvidas..
Meu Bisavô era Alemão de Berlin, ele casou lá, vieram para o Brasil, por volta de 1870, tiveram um filho, meu Avô (tanto que tenho até sua certidão de casamento e de óbito, onde está escrito Nacionalidade Alemã), e assim depois teve meu Pai..
Andei pesquisando, achei em um site, sobre a Colônia Santa Isabel, onde aparece meu sobrenome entre os imigrantes alemães que vieram para o Brasil, e em um livro também chamado A EPOPÉIA DE UMA IMIGRAÇÃO do Autor: Toni Jochem..
Gostaria de saber, se existe alguma possibilidade de Eu conseguir?
Tenho pesquisado bastante, se for preciso posso "correr" atras de tudo que for necessário..
Atenciosamente, João
GERMANY
No seu caso somente visto permanência alemã (semelhante ao Greencard americano). Para obter a nacionalidade ou cidadania alemã é necessário ascendência paterna em linha reta de 1o. grau (pai). Outros países pode ser até 3o. grau (bisavô). Ou mediante casamento com alemão nato (e não naturalizado).
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Olá Dr. Herbert, tudo bom?
Meus bisavôs por parte de pai são alemãos. E tenho sobrenome alemão: Kuss. Porém nem meu avô, nem meu pai requeriram a cidadania. Você poderia me informar se tenho chance de conseguir a cidadania alemã? Se sim poderia me informar que documentos precisarei?
Outra pergunta, meus bisavós (bisavo>Avó paterna>Meu pai>eu) também eram europeus, um era Austríaco e outro Polonês. Você saberia me informar qual cidadania seria mais fácil de obter dentre as: alemã, polonesa, austríaca no meu caso?
Desde já agradeço muito a atenção,
Gustavo