USUCAPIÃO , PRECISO ANULAR A SENTENÇA, QUAL A MELHOR FORMA?

Há 14 anos ·
Link

Fui usucapido, o processo q correu como se o proprietário fosse desconhecido, PORTANTO EU NÃO TOMEI CONHECIMENTO. Nunca houve ocupação do terreno, eu nunca poderia saber da existência de tal processo. O autor descobriu o nome de todos confrontates mas não descobriu o meu nome, do proprietário O processo transitou em julgado favorável ao autor porém, tem mais de 250mt², nunca foi habitado (foto do google prova isso), está sendo usado atualmente para fins comerciais e não residenciais. Autor é advogado, me conhece bastante e sempre tivemos relação de amizade e até apadrinhamento, e tem recursos aparentes. Qual a melhor via de defesa minha? Rescisória?

11 Respostas
HELDER ADVOGADO
Há 14 anos ·
Link

Prezado Ricardo,

Voce já fez a pergunta e deu a resposta, isso mesmo, ação rescisória que deve ser interposta diretamente no Tribunal de Justiça de seu Estado.

Abraços Helder

mateus ad hoc
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Mui amigo.

HELDER ADVOGADO
Há 14 anos ·
Link

Sr. mateus

não entendi "mui amigo".Tem outra solução?

mateus ad hoc
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Desculpe.

Estava me referindo ao usucapiente, que se aproveitou da amizade, convivência e compadrio com o usucapido, para subtrair-lhe o imóvel.

Sven
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

A rescisória realmente é o melhor opção, a pesar que talvez seja possível anular o ato do autor que declara não saber quem é o proprietário, via ação anulatória. Em ambos terá que comprovar má fé, e possivelmente fraude do autor.

eldo luis andrade
Há 14 anos ·
Link

Mas tem de ser rápido. O prazo é de dois anos após o transito em julgado da decisão judicial.

mateus ad hoc
Advertido
Há 14 anos ·
Link

E se só descobriu depois ?

mateus ad hoc
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Indenizatória ?

Sven
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

A indenizatória pode ser feito depois. A anulatória (art 486 CPC) é de prazo prescricional de 10 anos, diferente do rescisória do qual o prazo decadencial é de 2 anos.

HELDER ADVOGADO
Há 14 anos ·
Link

Ah sim, com certeza....voce tem razão MUI AMIGO????

mateus ad hoc
Advertido
Há 14 anos ·
Link

E que compadre, hein ?

Se fosse inimigo, não frequentaria a casa por anos, visando obter todas as informações necessárias à usucaptio fraudulenta.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos