Casa financiada e união estável. Com a morte da mulher como fica se o companheiro tem filhos?
Financiamento pela CEF em união estável, com o falecimento da mulher, os filhos do companheiro teriam direito a ela? Como fazer para resguardar os direitos da companheira e não passar para os filhos do companheiro o direito à herança?
TWINY Se o regime da união é o parcial de bens, tudo que o casal adquirir na constância do relacionamento será partilhado pelos 2.
Caso 1 deles faleça, os filhos do falecido terão direito à parte do imóvel referente ao seu falecido genitor(a).
Caso o imóvel seja o único do casal, o companheiro sobrevivente terá direito real de moradia, somente podendo ser vendido o bem quando de sua morte.
Tenho uma dúvida relacionada a esse assunto. Comprei um imóvel na planta (já assinei o contrato com a construtora, mas ainda não com a Caixa). Estou pretendendo fazer um contrato de união estável com meu namorado (que é separado) mas quero que o apartamento continue só em meu nome. Sei que devo escolher o regime de separação total de bens, certo? Mas o que vale é a data em que assinei com a construtora ou quando fizer o financiamento com a Caixa? Se eu fizer o contrato agora, antes de assinar com a Caixa vou continuar sendo a única dona do apartamento?
Insula,
caso o companheiro contribua para a aquisição do imóvel, mas no registro conste somente o nome da companheira, poderíamos estar diante de uma fraude? pois o bem cairia naquele primeiro caso do TWINY, onde os bens deveriam ser divididos entre o companheiro sobrevivente e os herdeiros?
Será que o caso da Paula não seria esse? e pelo princípio da boa-fé dos contratos o que vale não é mais a intenção dos contratantes? e se a intenção for fraudar?
Na situação por mim descrita, a CEF exigiu que constasse a renda de ambos, mesmo a mulher contribuindo com a maior parte, o financiamento saiu meio a meio. Eles optaram por fazer um testamento, mas creio que ainda assim, havendo filhos, só se pode testar livremente 50% do que lhe cabe. Então, como resolver? A mulher, inclusive, vendeu seu próprio imóvel para comprar o atual, além do financiamento. Creio que ela sairá prejudicada. É possível rever os termos de uma união estável? Valeria se feito isto posteriormente ao financiamento? O que fazer para resguardar os direitos da mulher em caso de falecimento do seu companheiro?