duplicata simulada ou fria, eu fiz e agora?

Há 14 anos ·
Link

Em 2010, fui roubada e tive meu patrimonio dilacerado. Grávida e sem saber onde recorrer e o que fazer para arrumar dinheiro. Depois de ouvir algumas pessoas, optei por uma forma de fazer capital para ñ falir. Lancei mão das trocas de duplicatas simuladas. Durante alguns meses consegui fazer as coisas de uma "forma correta", se é que se pode dizer que há algo de correto no errado... Tirava os boleto, trocava no banco, pegava o dinheiro, lançava na empresa,antes de o boleto vencer eu mesma os pagava. Acontece que virou uma bola de neve. E eu não consegui manter isso. Resultado: Devo um alto valor de duplicatas descontadas no banco e as pessoas certamente serão protestadas. Quero pagar todos e reverter a situação, mas creio que não haverá tempo hábil, para pagá-las, sem que algumas tenham seus nomes restritos...isso é horrivel e eu já nem durmo pensando no problema que levarei a estas empresas. Se alguém puder me responder, levando isso a justiça, responderei por qual tipo de crime?e o que pode me ocorrer?

14 Respostas
jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Aparentemente, se eu não estiver equivocado, Duplicata simulada

Art. 172 - Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao serviço prestado. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de 27.12.1990)

Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 8.137, de 27.12.1990)

Parágrafo único. Nas mesmas penas incorrerá aquêle que falsificar ou adulterar a escrituração do Livro de Registro de Duplicatas. (Incluído pela Lei nº 5.474. de 1968)

Sendo primária, se condenada, terá a pena substituída por penas alternativas.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

em se tratando de varias pessoas, posso ser tratada como criminosa de verdade? a possibilidade de unificar todas as pessoas num mesmo processo? ou respondo separadamente por cada pessoa?

jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Na verdade, a vitima ai é o banco. Quando vc endossa o título em preto para o banco, não exonera-se da obrigação de pagar, caso o sacado não pague no vencimento. Me parece que seria crime continuado.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

então, na verdade, eu posso ser processada pelo banco e também pelo cliente?

Sven
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

É crime continuado, haverá aumento de 1/6o a 2/3os da pena. Voce pode ser processado civilmente e criminalmente.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

e isso tudo quer dizer que eu vou ser presa?

jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Improvável. Penas alternativas.

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Bem, como estou muito angustiada com o erro que cometi, fico pensando numa forma de minimizar o problema. Pensei em ir conversar com o gerente do banco e abrir o jogo sobre o que fiz, pra ver se ele consegue não enviar os titulos pra cartório e me auxiliar para que de alguma maneira eu , pelo menos, tente pagar esses descontos que fiz. Mas também fico apreensiva, se esta é a melhor coisa a se fazer. Será que é a melhor saida? ou vou acabar prejudicando uma possivel defesa futura?

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

????

jcastro
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Olha, Patricia

Vc cometeu mesmo o delito e será facilmente provado. Assim, penso que a confissão espontanea e a tentativa de reparar o dano só conta a seu favor (será atenuante a ser considerada na aplicação da pena). O constrangimento que passaria agora ao procurar o gerente serrá bem menor daquele que sofrerá quando a coisa vier a tona. Penso que sim, que seria essa a melhor saída.

fabiot
Há 13 anos ·
Link

ola patricia me encontro na mesma situacao que voce.. voce conseguio resolver seu problema? estou sem saidas tb

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada a todos que responderam. Bem a situação é complicada, cometi um crime e responderei por ele perante a justiça. Porém consegui desenvolver junto as pessoas prejudicadas uma maneira de resolver a situção delas. Elas receberam o aviso do cartório e me ligaram, eu enviei a elas uma carta de anuência juntamente com uma copia do contrato social de minha empresa. Assim elas conseguiram dar baixa no cartorio. Agora tenho que me resolver só com o banco.

Solange Perez Ramos Elster
Há 13 anos ·
Link

Patricia, espeto que dê tudo certo...Vc tem um e-mail para contato?

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Graças a Deus, tem dado tudo certto...na medida do possivel...encontrei um advogado que me deixa segura e que cobra os honorarios de acordo com o que eu posso pagar. Sim tenho, é [email protected]

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos