BAGUNÇA DE MADRUGADA NO APTO
Drs,
Acima do meu apartamento tem uma república (4 jovens que dividem o aluguel). A vida é um inferno com elas lá. Não sei o que fazer.
Elas fazem bagunça de madrugada, andam com salto alto para lá e para cá e ainda levam as amigas para se arrumarem lá para irem para o noitada para o apartamento e chegam com meninos. Tocam interfones o tempo todo. Podem imaginar o caos que é.
Outro dia, pedi para tentarem fazer menos barulho, opu pelo menos não andar de salto conforme mencionei. Não adiantou, entao as procurei e falei denovo. Elas me disseram que a única coisa que me restava era aceitar as desculpas delas, e que se eu não as aceitasse, entao elas não podiam fazer nada.
Ai gente! Não aguento mais....me ajudem!!!! Socorro, o que faço???
Vania G Silva
Faça uma reclamação no Livro de Ocorrência, que deve ficar na portaria, caso não tenha faça uma carta ao síndico explicando o que vem ocorrendo e peça a ele que tome as medidas para solucionar o problema.
Verifique o Regulamento Interno e vê o que fala sobre este tipo de bagunça. Agora você tem a seu favor a Lei do Silêncio, onde você pode usar para questionar estes vizinhos.
Caso não termine, peça ao síndico que faça valer a Lei do Silêncio e multe estes moradores.
Boa sorte
Vania,
solicite uma cópia da convenção de condomínio e veja se existe alguma cláusula vedando a utilização dos apartamentos como república ou pensionato. Se houver tal vedação, o dono do imóvel deve respeitar essa proibição, não podendo desviar a sua finalidade, e o síndico deve ser cobrado quanto ao dever de cumprir e fazer cumprir as diposições convencionais.
TJMG
"APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO COMINATÓRIA - INFRAÇÃO À CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO - PROCEDÊNCIA DO PEDIDO INICIAL. É na convenção de condomínio que se delineia a vida interna do condomínio, com a regulamentação do complexo de direitos e deveres de todos os que estiverem nos seus limites. Ela impõe limitações a liberdade de cada condômino em proveito da melhor harmonia do todo. Hipótese na qual a prática de pensionato ou república é expressamente vedada pela convenção de condomínio, que deve ser prestigiada. (Des. Domingos Coelho) CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO - VIOLAÇÃO - ESTABELECIMENTO DE REPÚBLICA EM UNIDADE. O desvio de destinação caracteriza violação ao dever do condômino estabelecido no artigo 1.336, inciso IV, do Código Civil. (Des. Nilo Lacerda)"
Hen_BH
Realmente a maioria dos regulamento interno proibi ter republica, mas é muito difícil provar, pois eles alegam que são família.
O correto é tentar da melhor maneira é tentar acabar com o barulho de noite, e neste caso o melhor remédio é multa, assim acaba de fez com o barulho.
Desculpe ter entrado para questionar este assunto, mas você esta correto em sua colocação.
Mais uma vez Desculpe
Abraço
Oi, amspp
Não há porque se desculpar em questionar o assunto. O fórum é livre e qualquer comentário que venha no sentido de esclarecer as questões levantadas é sempre bem vindo.
Concordo com você quando diz que o melhor é tentar resolver a questão numa boa, pois assim evita-se o desgaste e a dor de cabeça.
O problema todo é que nem todo mundo tem esse mesmo pensamento, e pela leitura do que a Vania postou, as pessoas que moram no apartamento não são muito afetas ao respeito.
Quanto ao fato de as pessoas alegarem que são família, caso a questão chegue ao extremo de ser levada ao Judiciário, existem meios para comprovar se se trata realmente de família ou república. O juiz nessa situação pode pedir oitiva das moradoras do apartamento para saber a que título elas ocupam o imóvel, inclusive com comprovação para saber se entre elas existe mesmo grau de parentesco/familiar.
Hen_BH
Realmente é muito complicado em um condomínio república. Eu tive uns moradores que se juntaram e foram morar no condomínio. Quando chegava Sábado e Domingo, era um inferno, pois a bebedeira era enorme a ponto de ficarem com a porta aberta e jogando garrafas pelo corredor, quebrando e música alta.
Eu ainda não era síndica, mas como proprietária bati de frente com estas pessoas, pois os cacos das garrafas iam até minha porta. Fiz reclamação ao síndico, mas não adiantou muito. A partir daí resolvi eu mesma a questão, em Assembléia questionei a postura do síndico e comecei a fazer tanta reclamação que o síndico não teve outro meio do que multar estes moradores. Não aguentando mais se mudaram.
Temos que valer nossos direitos,
Lutar sempre.
Abraço
OBS>: Como eu acho você muito centrado leio tudo que escreve, pois assim aprendo muito. Gosto muito do Direito, e você sempre coloca algumas decisões - jurisprudência .
Grata mais uma vez