PRESLEI, BOA TARDE.

PERGUNTA: Meu nome: Preslei Aaron Elvis (...). Tenho 21 anos e tenho vergonha de ser chamado de Filho do elvis, brincadeiras como O Elvis nao morreu. Ainda por cima ele esta errado, o correto seria o y no lugar do i no final de Preslei. Aaron, com dois a e n no final complica tudo e nao serve para nada. Meu teclado nao tem acento, mais a letra maiuscula eh onde teria o acento: rEslei eh como se pronuncia corretamente meu nome, tem pessoa que me chamam de preslei direto sem acento. Tem como mudar?

RESPOSTA: Sim, é plenamente possível substituir o prenome composto PRESLEI AARON ELVIS, por qualquer outro prenome que lhe convém (FERNANDO, PAULO, TIAGO), e a medida judicial adequada para isto é a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, ajuizada por advogado, haja vista o CONSTRANGIMENTO PRESUMIDO. Caso queira, nesta mesma ação judicial, você também pode pedir a INCLUSÃO de algum sobrenome que um de seus 4 AVÓS possua e você e seus pais não possuam e que você entenda que melhoraria seu nome como um todo.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 29 de julho de 2015, 14h37min Editado

    JAIME

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome JAIME com fundamento no artigo 56 da lei de registros públicos. O agnome JUNIOR deverá ser excluído como decorrência da substituição do prenome.

    HERBERT C. TURBUK

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Luciana Celidonio Wolp

    Luciana Celidonio Wolp 161737/SP Quinta, 01 de outubro de 2015, 15h47min

    DR. Herbert, boa tarde.
    Gostaria de saber se o senhor tem jurisprudencia favorável a troca do sobrenome PINTO, pois tenho que entrar com uma ação e não estou achando nada favorável. pelo contrario....

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de outubro de 2015, 15h50min Editado

    LUCIANA

    O sobrenome PINTO é comum e tradicional entre os descendentes de portugueses. Por isto, não expõe ao ridículo. Inclusive, é o sobrenome da própria juíza de registros públicos de São Paulo.

    HERBERT C. TURBUK

    K

    Kehl Angel Domingo, 11 de outubro de 2015, 15h57min

    Olá! Meu nome é Magna Raquel e nos últimos quatro anos tenho passado por um período difícil (...) após um divórcio.
    Muitas pessoas não entenderam a situação por pelo fato de eu pertencer a uma instituição religiosa que é contra o divórcio, e, assim, meu nome foi muito falado, perdi amigos, fiquei em depressão a ponto de que não suporto ouvir ou ter que pronunciar meu nome quando vou a algum lugar. Além do mais, nunca gostei do meu nome desde criança mas não gostaria de ofender meus pais na troca dele. A quatro anos minha vida tem sido difícil resultando em depressão, síndrome do pânico, hipertensão e queria mudar de vida. Me isolei por completo para não sair na rua e ouvir meu nome sendo pronunciado por alguém. Meus pais diante dessa situação concordaram que eu posso e devo trocar de nome e prenome como um dos primeiros passos (além dos tratamentos que faço, é claro) para, então, retomar minha vida e não ter o pesadelo de ouvir alguém pronunciando um nome que foi tão difamado. Gostaria de saber se tenho este direito e quanto tempo este procedimento levaria.... o que devo dizer ao advogado e se tem custo muito alto.
    Atenciosamente,
    Magna Raquel

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 11 de outubro de 2015, 16h28min Editado

    MAGNA

    Como você não mencionou seu nome atual não é possível saber a probabilidade de êxito. De qualquer forma, você deve tentar através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK

    A

    Arquene Souza de Jesus Sexta, 30 de outubro de 2015, 2h06min

    Responder como kenia

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 30 de outubro de 2015, 6h23min Editado

    ARQUENE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possíve a alteração pretendida.

    HERBERT C. TURBUK

    M

    Marta Aparecida Cardoso Terça, 05 de janeiro de 2016, 14h15min

    ja troquei o meu prenome,como faço pra mudar nos doc. do meu imovel

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de janeiro de 2016, 17h54min Editado

    MARTA

    Apresente a certidão de nascimento ou casamento retificada no cartório de registro de imóveis.

    HERBERT C. TURBUK

    Maria Artoni Conrado

    Maria Artoni Conrado Sexta, 15 de abril de 2016, 8h16min

    Bom dia, Dr. Ingressarei com ação de retificação de registro civil em breve para tentar excluir meu primeiro prenome Josiane, pois sempre sofri muito com ele e nunca tive condições de pagar um advogado particular para fazê-lo quando completei 18 anos, o que eu sei que seria muito mais fácil e totalmente possível excluir naquela época, sem apresentar nenhuma justificativa, enquanto agora precisarei juntar vários documentos e provas que justifiquem meu sofrimento, como um laudo psiquiátrico que tenho.O sr. acha que tenho chances de sucesso apesar de ter passado do prazo legal para fazer tal exclusão????

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 15 de abril de 2016, 9h19min Editado

    MARIA

    Seu prenome JOSIANE não contém erro de grafia nem de pronúncia nem de significado. Portanto, a probabilidade é pequena. Mas você tem o direito de tentar. Sugiro que tente alterar a grafia de JOSIANE para JOSY. É mais fácil do que excluir JOSIANE.

    HERBERT C. TURBUK

    M

    Mislaine gonçalves Sexta, 02 de junho de 2017, 13h16min

    Me chamo Mislaine, tenho 18 anos e gostaria de saber se é possível mudar de nome por um que não seja parecido foneticamente, e se é necessário um advogado para isto, ou basta ir no cartório em que fui registrada. Grata.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 02 de junho de 2017, 16h27min Editado

    MISLAINE

    Conforme artigo 56 da lei de registros públicos, aos 18 anos de idade (nem antes nem depois) é possível substituir o prenome por qualquer outro que queira. Mas deve ser por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum e por advogado. Processo judicial 100% digital e pela internet.

    HERBERT C. TURBUK