PRESLEI, BOA TARDE.

PERGUNTA: Meu nome: Preslei Aaron Elvis (...). Tenho 21 anos e tenho vergonha de ser chamado de Filho do elvis, brincadeiras como O Elvis nao morreu. Ainda por cima ele esta errado, o correto seria o y no lugar do i no final de Preslei. Aaron, com dois a e n no final complica tudo e nao serve para nada. Meu teclado nao tem acento, mais a letra maiuscula eh onde teria o acento: rEslei eh como se pronuncia corretamente meu nome, tem pessoa que me chamam de preslei direto sem acento. Tem como mudar?

RESPOSTA: Sim, é plenamente possível substituir o prenome composto PRESLEI AARON ELVIS, por qualquer outro prenome que lhe convém (FERNANDO, PAULO, TIAGO), e a medida judicial adequada para isto é a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, ajuizada por advogado, haja vista o CONSTRANGIMENTO PRESUMIDO. Caso queira, nesta mesma ação judicial, você também pode pedir a INCLUSÃO de algum sobrenome que um de seus 4 AVÓS possua e você e seus pais não possuam e que você entenda que melhoraria seu nome como um todo.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Respostas

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 24 de julho de 2014, 21h28min

    ELIELTON

    É possível a alteração de seu prenome na forma pretendida. Quanto aos sobrenomes, estes devem seguir a mesma grafia e acentuação dos sobrenomes de seus ascendentes, pois seguem regras do direito registral.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    L-Elton Desiderio Resende Sexta, 25 de julho de 2014, 20h52min

    Agradeço, isso significa que poderei corrigir os sobrenomes, pois meu pai se chama João Pedro Resende com 's' e meu avó paterno é Francisco Desiderio sem o acento agudo, pelo menos é como está escrito em suas respectivas certidões de nascimento. Haverá dificuldade na troca de meu prenome e/ou na "correção" dos sobrenomes?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 25 de julho de 2014, 21h05min

    ELIELTON

    Dependerá do juiz da causa. O juiz de registros públicos da Capital de SP iria fazer as correções de sobrenome com base no registro do ascendente mais próximo. Quanto prenome também será análise subjetiva do juiz que receber seu processo. Pouco adianta opinar com base nas decisões do juiz daqui.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Val.L Quinta, 21 de agosto de 2014, 15h00min

    Boa tarde dr. Herbert,
    Primeiramente estou feliz pela oportunidade de esclarecer uma dúvida sobre algo que me atormenta a anos.
    Bom meu nome é APARECIDA VALÉRIA, (nome que odeio com todas minhas forças) todas as pessoas que convivem comigo me chamam apenas de VALÈRIA(esse eu gosto muito),mas quando vou a cursos, entrevistas de emprego, hospitais, e outros locais, sou chamada pelo nome completo,e é ai que sinto uma vontade enorme de sair correndo ou me esconder debaixo da cadeira, sem contar que ainda tenho que aguentar as piadinhas super sem graça como: apareceu a aparecida, ou, voce é muito aparecida Aparecida, e por ai vai.
    Meu sonho é retirar esse primeiro nome e manter apenas Valéria. Quais seriam as minhas chances nesse caso doutor?
    Desde já muito obrigada.

    R

    Rosangelaa Quinta, 21 de agosto de 2014, 16h02min

    Boa tarde Dr Herbert,
    Não gosto do meu nome, nunca consegui aceitar, tenho laudo psicológico que comprovam. Entrei com um pedido mas o juiz indeferiu alegando não ser um nome vexatório, recorri e mesmo assim não obtive êxito. Já fez coisa julgada.
    Sou uma pessoa triste, não tenho vida social, evito lugares onde tenho que apresentar documentos, etc. Quando me chamam pelo primeiro nome me soa estranho, como se não fosse comigo. Tenho cadastro em clínicas e hospitais sem o nome composto

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quinta, 21 de agosto de 2014, 16h26min

    VALERIA / ROSANGELA

    É possível a exclusão ou a alteração da ordem de seus prenomes compostos. Ou seja, caso o o Juiz não aceite a exclusão ele aceita a alteração da ordem.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Val.L Quinta, 21 de agosto de 2014, 17h57min

    Que bom!!!! procurarei um advogado o mais rápido possível. Muito obrigada Dr. Herbert.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 28 de agosto de 2014, 16h40min

    VALERIA

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

  • -1
    A

    Aline Leitão Segunda, 08 de setembro de 2014, 17h51min Editado

    Olá! Gostaria de excluir o meu primeiro nome por constrangimento. Há possibilidade?

    Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 08 de setembro de 2014, 17h56min Editado

    ALINE

    Por experiência posso dizer que excluir seu 1o. prenome xx não será difícil (foram mais de 10 casos semelhantes na Capital/SP). Bastará 5 pessoas atestarem por escrito que é conhecida por ALINE. Além nas certidões de praxe.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    Bel Santosh Quinta, 18 de setembro de 2014, 7h06min

    Olá Dr. Herbert meu nome é Bhertiana, meu maior desejo é mudar de nome, mas tenho duvida sobre a contribuição com inss, no futuro quando me aposentar vou ter dificuldades?Tenho 23 anos e já contribuo a 5anos, e quanto é cobrado por um advogado para entrar com essa ação
    ? Aguardo sua resposta, Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Quinta, 18 de setembro de 2014, 7h36min

    BEL

    Alterar seu prenome BHERTIANA é muito simples porque ele é totalmente incomum. Quanto a documentação não há qualquer problema por os números deles permanecerão os mesmos. A situação é semelhante a de uma pessoa que se casa e inclui o sobrenome do cônjuge, ou seja, alterou o nome mas os números dos documentos permanecem os mesmos. O mesmo acontece em relação ao INSS. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos a ser pago no final.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    B

    Bel Santosh Quinta, 18 de setembro de 2014, 20h30min

    Muito obrigada por responder, e VC teria como me indicar um advogado da Zona sul de sp.

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 18 de setembro de 2014, 20h35min

    BEL

    Escreva para meu e-mail [email protected] que eu lhe indico o melhor advogado de SP nesta área.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Oliveira Camila

    Oliveira Camila Quinta, 19 de março de 2015, 22h26min

    ola sou katia maria de souza oliveira e nao gosto do primeiro nome gostaria muito de uma ajuda pois nao sei como faço pra troca.bom quero troca o primeiro nome katia para camila nunca gostei desse nome pois fui adotada e minha mae de criaçao colocou esse nome pois a filha dela morreu .e logo ela me adotou fora as vacalhaçoes que existiu e hoje eu na sociedade sou conhecida como camila e fui no forum hoje e uma das pesssoas que trabalha la me informou que aparti dos 18 anos troca como hoje eu tenho 24 ela me falou que seria muito dificil esta fazendo a troca.. bom fiquei muito triste pois nao sei o que fazer nao quero ser reconhecida como katia gostaria de uma opniao nesse caso...ate hoje nao casei por isso entao gostaria de uma opniao e uma ajuda

    Oliveira Camila

    Oliveira Camila Quinta, 19 de março de 2015, 22h36min

    quero muito uma resposta por favor estou estudando e na escola coloquei esse nome mas me pediram um comprovante ou algo a sim agradeço desde ja obrigado mesmo

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 19 de março de 2015, 22h39min

    KATIA

    Substituir Katia por Camila é pouco provável. Não há nenhum motivo jurídico para o juiz aceitar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    Claodosvaldo Estergosvino Segunda, 06 de abril de 2015, 13h53min

    Meu nome é Gielian e eu realmente tenho pavor deste nome, não gosto de ver nem escrito, me dá raiva quando sou chamado por este nome, gostaria de saber se é possível mudar juridicamente. Uma vez que na verdade não passo para ninguém este

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 06 de abril de 2015, 14h03min

    GIELIAN

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir seu prenome GIELIAN pelo qual é conhecido socialmente.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Jaime Quarta, 29 de julho de 2015, 14h14min

    Li e pesquisei bastante sobre este assunto, completei 18 anos em abril (agora quase Agosto), e descobri que após completar 18 eu tenho até os 19 anos para mudar de nome sem justificativas. Pelo menos é isso que diz em muitos artigos a respeito de trocas de nomes. Bom, começando, me chamo Jaime ... ... ... Júnior. Já começa com eu nem saber se eu falo meu nome como Jáime, ou Jãime, pois sempre me chamaram dos dois, adotei Jãime por chamarem meu pai assim, que tem exatamente o mesmo nome com exceção do "Júnior", fora que Jaiminho, o carteiro do chaves, sempre vem a tona quando alguém me conhece, o que eu não gosto muito pelo fato de ele "Evitar a fadiga", então me chamam de preguiçoso, de Jaiminho o Carteiro, Jáime, Jãime, e fora que agora entre os meus amigos virou moda colocar meu nome em todas as músicas, pois eles acham "engraçado"... Outro fato, é que minha imagem é o reflexo da do meu pai para os outros, o que não é, sempre fomos totalmente opostos, com brigas e brigas, de soco, chute, quando mais novo recebi tapas e agressões verbais diárias provavelmente por que ele estava estressado com o trabalho, e tudo isso se acumulou. Meu pai sempre foi uma pessoa sem caráter, tenho vergonha dele, e consequentemente, vergonha de mim, e to tentando esquecer tudo isso, que me deixa muito mal, estou fazendo tratamento psiquiátrico etc... Bom, eu queria mudar o meu nome para Argos, acho eu que é um nome qualquer, pois apenas achei bonito, caso não possa, escolherei outro só não aguento mais o meu. Então, posso mudar? Precisarei de um advogado, certo? Pelo fato do meu nome ser "Júnior" no final, que meio que significa "Segundo", caso eu mude meu primeiro nome, o correto seria tirar o Júnior, pois não terei mais o mesmo nome que meu pai. Alguém pode me ajudar?