PRESLEI, BOA TARDE.

PERGUNTA: Meu nome: Preslei Aaron Elvis (...). Tenho 21 anos e tenho vergonha de ser chamado de Filho do elvis, brincadeiras como O Elvis nao morreu. Ainda por cima ele esta errado, o correto seria o y no lugar do i no final de Preslei. Aaron, com dois a e n no final complica tudo e nao serve para nada. Meu teclado nao tem acento, mais a letra maiuscula eh onde teria o acento: rEslei eh como se pronuncia corretamente meu nome, tem pessoa que me chamam de preslei direto sem acento. Tem como mudar?

RESPOSTA: Sim, é plenamente possível substituir o prenome composto PRESLEI AARON ELVIS, por qualquer outro prenome que lhe convém (FERNANDO, PAULO, TIAGO), e a medida judicial adequada para isto é a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, ajuizada por advogado, haja vista o CONSTRANGIMENTO PRESUMIDO. Caso queira, nesta mesma ação judicial, você também pode pedir a INCLUSÃO de algum sobrenome que um de seus 4 AVÓS possua e você e seus pais não possuam e que você entenda que melhoraria seu nome como um todo.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Respostas

    J

    JuniorSilvacp Sexta, 21 de fevereiro de 2014, 23h27min

    Boa Noite Dr,

    Eu me chamo Genilzo e gostaria de saber se seria possível a troca do meu nome. Gostaria de saber quanto que eu teria que desembolsar para pagar um advogado e quantos meses levaria este processo. Obrigado.

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 22 de fevereiro de 2014, 7h03min

    JUNIOR

    Certamente que substituir o prenome GENILZO por outro prenome será muito simples, pois ele evidentemente provoca constrangimento. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos. O tempo estimado é 4 meses (no Fórum Central de SP) e 12 meses (nos demais Foruns).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    * VEJA MAIS NO BLOG ACIMA SOBRE:
    - Alteração de Nomes Constrangedores
    - Alteração de Prenomes Constrangedores
    - Alteração de Sobrenomes Constrangedores
    - Alteração de Nomes Ambíguos e Unissex
    - Mudança de Nome e Sexo de Transexuais
    - Mudança de Nome Homônimo ou Comum
    - Mudança de Nome e Sobrenome de Criança
    - Inclusão de Sobrenomes em União Estável
    - Inclusão de Sobrenomes de Bisavô Falecido
    - Inclusão de Sobrenome para Dupla Cidadania
    - Inclusão de Sobrenome de Padrasto e Madrasta
    - Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome
    - Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
    - Transposição da Ordem dos Nomes e Sobrenomes
    - Transliteração de Sobrenome Estrangeiro Abrasileirado

    J

    João_Augusto Quinta, 27 de fevereiro de 2014, 2h08min

    Boa noite doutor.
    Prestei uma prova de concurso público ano passado, quando ainda tinha meu sobrenome antigo. Caso eu seja nomeado, poderei ter problemas administrativos na posse?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 27 de fevereiro de 2014, 7h20min

    OTÁVIO

    Não há nenhum problema, afinal a numeração de todos os documentos permanecem as mesmas. Em torno de 20% dos candidatos de concursos estão em situação semelhante. Iniciam o concurso com um nome e tomam posse com outro nome (normalmente porque casam durante o concurso).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Juliana silva siqueira Sábado, 03 de maio de 2014, 2h34min

    Bom dia Dr.
    Tenho um filho de 9 anos que tem o mesmo nome que o pai! Ele não tem contato com o pai desde que me separei, ele tinha 1 ano! Inclusive a guarda é minha e visitas do pai somente assistida (as quais não são realizadas por opção dele). Todos conhecem meu filho como Juninho! É nítido o incomodo dele com o nome! Ate em prova ele esquece e acaba escrevendo Juninho! Sempre m pergunta quando ele vai poder trocar o nome e fica escolhendo o nome que quer sempre seguindo com meu sobrenome! Ele sente muito de não ter o sobrenome da família que ele convive e que ele ama tanto! A minha duvida se é possível trocar o nome dele antes dos 18, se o processo é demorado, se o pai concordando pode ser mais fácil e rápido e a média que um advogado cobraria pra tal serviço! Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 03 de maio de 2014, 6h15min

    JULIANA

    Dos 0 aos 19 anos de idade é possível alterar prenome e sobrenome imotivadamente com concordância de pai e mãe através de termo de concordância com firma reconhecida. Acima dos 19 anos de idade o prenome e o sobrenome se tornam imutáveis, salvo as poucas exceções da lei. Em todas as idades é necessário AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    José Vinícius Segunda, 12 de maio de 2014, 17h13min

    DR Herbert me chamo José Vinícius Dourado Preto e desde a infância tenho passado por muitos constrangimentos devido ao sobrenome PRETO, eu gostaria de poder mudá-lo.
    Perante a lei eu tenho esse direito?
    Qual órgão judiciário devo procurar?

    OBRIGADO!

    J

    José Vinícius Segunda, 12 de maio de 2014, 17h14min

    DR Herbert me chamo José Vinícius Dourado Preto e desde a infância tenho passado por muitos constrangimentos devido ao sobrenome PRETO, eu gostaria de poder mudá-lo.
    Perante a lei eu tenho esse direito?
    Qual órgão judiciário devo procurar?

    OBRIGADO!

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 12 de maio de 2014, 17h30min

    JOSÉ VINICIUS

    Excluir não, mas será possível substituir este sobrenome por outro que seus avós ou bisavós possuíam. Também será necessário termo de concordância com firma reconhecida do ascendente (pai ou mãe) que lhe transmitiu este sobrenome Preto.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    José Vinícius Segunda, 12 de maio de 2014, 23h41min

    HERBERT, por exemplo o meu pai é o ascendente que transmitiu este sobrenome.
    No caso um dos meus avós paternos tem Souza no Sobrenome, aí eu poderia substituir o sobrenome Preto por Souza, seria isto?

    Aonde faço isso, qual órgão procuro primeiramente? Fórum, quem?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 13 de maio de 2014, 5h30min

    JOSÉ VINICIUS

    Correto. Lembrando que será necessário termo de concordância com firma reconhecida do seu pai. Deve procurar e contratar um advogado para ele ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    João_Augusto Sexta, 23 de maio de 2014, 15h42min

    Pessoal, estou muito feliz. Não vou citar meu nome real, mas saiu a decisão do meu processo ontem, consegui alterar o sobrenome que eu não gostava, depois de mais um ano de processo rolando e uma derrota na primeira instância por recurso do promotor. Agora saiu a decisão na justiça de segundo grau, e deu tudo certo, graças às orientações do Dr. Herbert aqui neste fórum, e também ao empenho do advogado que cuidou do meu caso.
    Prevejo agora uma burocraciazinha para alterar toda a documentação, inclusive cadastro na faculdade. Mas não é nada, partindo de quem evitava situações públicas, e teve que viver por mais de vinte anos com um sobrenome que causava constrangimento.
    Galera, quem está em uma situação parecida, eu digo, corram atrás. Procurem um advogado, negociem os valores, e dêem início ao processo para mudar o nome de vocês. Não é impossível como muitos dizem. Pelo contrário, há uma boa chance de dar certo na maioria dos casos, e nem é tão caro. Ademais, ninguém é obrigado a viver com um nome ou sobrenome que não gosta e que não escolheu.

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 23 de maio de 2014, 16h22min

    JOÃO AUGUSTO

    Fico feliz por seu advogado ter conseguido alterar seu sobrenome conforme sua pretensão. E também por você ter vindo comunicar aqui no JUS onde tudo começou. Boa sorte com o novo sobrenome.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    D

    Danielda Terça, 27 de maio de 2014, 16h36min

    Dr Herbert C. Turbuk, Boa tarde,
    então, no ano passado entrei com uma ação de retificação de registro civíl na defensoria pública, e no meio do ano ganhei a sentença, só que a menina que me atendeu disse que precisava esperar, então fiquei acompanhando pela internet o andamento, mas como não entendia nada e ninguém entrava em contato para me informar do que proceder, não fiz nada, mas neste ano vi que o processo havia sido arquivado e fui correr atrás do que fazer e lá na defensoria me mandaram ir até o cartório pegar um oficio, mas chegando lá uma senhora que me atendeu, disse que a caixa que fica os arquivados ficam em outro cartório e que é levado para lá somente uma vez por semana. A mesma me mandou ligar para o cartório onde fui registrada e verificar se foi feito a mudança na certidão, fiz isso e a pessoa que atendeu disse que não recebeu nada.

    Queria saber o que você me indicaria fazer a respeito, ou o que eu tenho que fazer, pois os mesmos não me informam corretamente. Se puder me ajudar ! Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Terça, 27 de maio de 2014, 17h00min

    DANIELDA

    O mais simples é pedir o desarquivamento do processo e expedição de 2a. via do mandado de retificação de registro civil. Só que dependendo do Estado este pedido deverá ser feito por advogado ou por defensor público.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    S

    Stéfano Theotônio Azevedo Vasconcellos Quinta, 29 de maio de 2014, 12h42min

    o que significa aguardando remessa defensoria, isso após o juiz ter jugado procedente?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de junho de 2014, 13h56min

    CHARLIE

    Possivelmente equívoco do escrevente que trocou promotoria por defensoria ao digitar no sistema.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    joe jaques Sexta, 18 de julho de 2014, 18h57min

    Boa noite meu nome é Joenio jaques, tenho 28 anos, meu nome é escrito assim mesmo. sempre passo por constrangimento, e passei na minha vida acadêmica e profissional, sempre acontece trocadilhos de Joenio por " Joelho". segundo minha mãe ela viu em um livro esse nome era referente a um rio grego, seria possivel a troca desse nome? qual o custo do processo?

    ?

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 18 de julho de 2014, 19h07min

    JOE

    Alterar o prenome JOENIO é muito simples porque é evidentemente constrangedor. A tabela da OAB arbitra em 3 salários mínimos. Mais detalhes veja no blog abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    L-Elton Desiderio Resende Quinta, 24 de julho de 2014, 21h09min

    Olá!
    Chamo-me Elielton Desidério Rezende e gostaria de saber se posso modificar meu prenome e sobrenomes, ainda que eles não me causem constrangimento por parte dos outros.
    Eu não gosto do meu prenome 'Elielton' por ser um nome muito diferente, sinto-me constrangido por ele, apesar de as pessoas geralmente o acharem bonito, outro problema é quando as pessoas não sabem como escrevê-lo, sempre perguntam se se escreve com 'h' ou esquecem alguma outra letra, escrevendo 'Elieton, Elietton e Elieltom'; quero mudá-lo para simplesmente 'Elton', visto que é um nome mais conhecido e simples, sempre fico envergonhado quando perguntam meu primeiro nome.
    Outro questão é quanto aos sobrenomes, gosto muito do nome 'Desiderio', só gostaria de retirar esse acento agudo, pois originalmente não tinha esse sinal gráfico, quanto a 'Rezende"' quero trocar o 'z' pelo 's', pois é a grafia moderna e etimologicamente correta, o constrangimento é apenas da minha parte, pois sou perfeccionista e esses "erros" me causam um sério desconforto.