palantas do vizinho na minha cerca eletrica
Por favor preciso urgente de ajuda, para saber como agir com um vizinho que está me pressionando, ele construiu uma casa num terreno que dá de fundos com o meu, e não construiu um muro novo de divisoria com omeu terreno, ou seja está se utilizando do meu, este não seria o problema não era o problema até agora, A minha vizinha do lado esquerdo quando colocou cerca eletrica na casa dela por generosidade colocou na minha também, aí começou o problema quando o vizinho de tras plantou plantas que quando crescem ficam encostando na cerca, mesmo que pedindo para apará-las ele não faz manutenção,. Eu gostaria de saber se posso exigir esta manutenção ou se posso pedir que ele construa um muro no terreno dele?
Oi só sou uma curiosa, mas achei isso, não sei se parece com o seu problema.
cada vizinho deve ter seu proprio muro?
assim fiz o meu muro mais minha vizinha esta atrapalhando,ela utiliza o meu muro,sera que tenhu direito de pedir pra ela fazer o dela?
Para efeito de caracterizar e isolar a propriedade, é bastante que um dos confrontantes faça o muro, observando que o mesmo se aloque dentro do espaço de seu imóvel. Esse muro, além de sua função principal, também poderá ser utilizado pelo seu executor como parede e ponto de apoio para coberturas e outras obras que alí tenha interesse. Por outro lado, não poderá o vizinho ter o mesmo proveito desse muro, que não lhe pertence e está edificado dentro da propriedade vizinha. Qualquer tentativa de uso desse muro para igual apoio ou complemento de sua edificação, será identificada como invasão de propriedade e merecerá imediata atitude do detentor do muro quanto a remoção dessa evidente invasão. Para a sua exclusiva utilização, o vizinho deverá erigir o seu próprio muro ou parede.
Prezada Teca, Não há como constranger o seu vizinho a efetuar a poda de suas árvores sob alegação de que os ramos estão danificando sua cerca elétrica, porquanto o vizinho, ao plantar arvores em seu terreno está no exercício regular de seu direito de propriedade. Artigo1.283 do Código Civil: "As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido".