MINHA MÃE FALECEU,MEU PAI SE CASOU NOVAMENTE E AGORA QUER VENDER A CASA ONDE MORAMOS
HÁ 5 ANOS ATRÁS MINHA MÃE FALECEU E NOS DEIXOU UMA CASA NO JABAQUARA QUE TODOS OS 8 FILHOS ABRIU MÃO PRA DEIXAR O DINHEIRO DO ALUGUEL P/ O IRMÃO MAIS VELHO ( NONO IRMÃO ) QUE NÃO POSSUE EMPREGO E NEM RENDA FIXA, MAS MEU PAI TOMOU O DINHEIRO DO ALUGUEL POR QUE QUERENDO OU NÃO ELE TEM O PRINCIPAL DIREITO; EU JÁ TENHO MINHA CASA. MAS DOIS DOS MEUS IRMÃO ( UM DELES É O MAIS VELHO QUE CITEI ) COM SUAS FAMILIAS MORAM NA RESIDENCIA QUE CRESCEMOS DESDE QUE NOSSA MÃE FALECEU, QUE DEVIDO MEU PAI SE CASAR DE NOVO FOI MORAR COM A MULHER EM OUTRO LUGAR, PASSANDO A EXIGIR ALUGUEL DESTA. INFELIZMENTE EU E MAIS 4 IRMÃOS NÃO CONCORDAMOS COM O ALUGUEL E NEM COM A VENDA DESSE SEGUNDO IMÓVEL QUE ELES MORAM. O PRIMEIRO IMÓVEL NÃO NOS IMPORTAMOS DE VENDER, MAS NÃO QUEREMOS QUE ELE VENDA E NEM EXIJA ALUGUEL DA ONDE MEUS OUTROS DOIS IRMÃOS MORAM, O QUE PODEMOS FAZER SEM QUE AJA BRIGAS? A PRIMEIRA CASA VALE EM TORNO DE 200.000 MIL E A QUE ELES MORAM VALE EM TORN0 DE 400.000 MIL SOMOS EM NOVE IRMÃOS E SE DIVIDIRMOS ESSE DINHEIRO NÃO VAI DAR PRA NADA E VEJO QUE NÃO VALE A PENA VENDER PRA GANHAR TÃO POUCO E PERDER UMA HISTÓRIA. COMO FILHOS TEMOS QUAL DIREITO? PODEMOS FAZER ALGUMA COISA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO VENDER A CASA QUE MEUS DOIS IRMÃOS MORAM?
Se seus pais eram casados com comunhao de bens, seu pai tem 50% e os outros 50% que eram da sua mae pertencem aos filhos. O ideal e necessario eh contratar um advogado e dar entrada no inventario, mesmo porque sem ele vcs nao conseguirao vender a casa. Com o inventario e formal de partilha, cada um fica com sua parte.
KROL.MB;
Concordo com o comentário de sueli_1, uma vez que não ficou claro se foi feito o inventário.
Ainda comentastes que: "UMA CASA NO JABAQUARA QUE TODOS OS 8 FILHOS ABRIU MÃO PRA DEIXAR O DINHEIRO DO ALUGUEL P/ O IRMÃO MAIS VELHO ( NONO IRMÃO )". Só para clarificar: abriram mão da casa ou do aluguel a que teriam direito de receber?
Veja bem, teoricamente este imóvel, a princípio, está em compropriedade/copropriedade entre todos os filhos herdeiros e o pai, sendo assim, ao permitirem, de comum acordo, que um dos irmãos ficasse no imóvel sem exigir o valor do aluguel, foi por opção vossa, trata-se de uma liberalidade vossa, porém, como o vosso pai tem direito a 50% do imóvel, ele também tem direito à parte do aluguel que lhe cabe, podendo exigi-lo.
Apesar disto, caso já tenha sido feito o inventário e o vosso pai queira vender o imóvel, necessitará da vossa concordância, uma vez que não é o único proprietário e os srs. têm direito de preferência na compra.
Porém, fiquem atentos pois, salvo melhor opinião, o vosso pai pode pedir a desocupação do imóvel sem necessitar do vosso acordo.
Um conselho para evitar problemas futuros: o melhor é venderem o imóvel.
Cumprimentos