Boa tarde, eu pago pensão alimentícia, e é descontado em folha de pagamento, ( está registrado nos autos do processo de conciliação) essa opção foi do advogado da beneficiada, eu trabalho para uma empresa que sempre atrasa o meu salário, e a minha empresa, apesar de ser pensão e descontar em folha todos os meses, a empresa paga também a pensão com atrasos de 15 dias ou mais, minha dúvida agora é, qual é o tempo para a beneficiada dar entrada, para a execusão de alimentos? supondo por exemplo que eu tivesse que pagar todo dia 10 de cada mês. e a segunda dúvida, é que se a empresa não pagar a pensão, que foi descontada em folha de pagamento, a intimação é eu que tenho que responder ou é a empresa? Obrigado

Respostas

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 23 de março de 2012, 9h47min

    Srs. o teor de suas respostas pode dar a entender que sou favorável ao não pagamento das pensões em dia. Neste site já deixei mais do que claro a verdadeira ojeriza que tenho desta prática. Se lermos a dúvida do consulente fica claro que ele se preocupa com a prisão, uma vez que leigo que é, nem deve saber o que seja especificamente a execução.

    Teoricamente ela pode ser movida com um dia de atraso? claro que sim, mas na prática quem executa sempre o faz pedindo a prisão. Pois bem, se movemos a ação pelo rito que prevê a prisão, sempre o juiz mandará emendar a inicial como no exemplo acima, porque um dia de atraso não é capaz de fundamentar tal prisão.

    Daí a dizer que estamos defendendo o fim da prisão vai um longo caminho.

    M

    Margarida Flores Sexta, 23 de março de 2012, 10h43min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ainda bem q. hj é sexta e já tomei minha cartela de tarja preta, saboreando o meu
    vinho....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    M

    Margarida Flores Sexta, 23 de março de 2012, 10h43min

    e ve se não apaga meus post´s por favor!

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 23 de março de 2012, 11h01min

    Feminismo e tarja preta, combinação histórica.

    Falta de argumentos e risos amarelos, feijão com arroz.

    Ativistas igualitários é como enterro de anão.

    M

    mateus ad hoc Sexta, 23 de março de 2012, 11h20min

    prática mais do que sedimentada na prática.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 23 de março de 2012, 11h54min

    A prática de fugir de pagar pensão também é sedimentada na prática. Ambas são asquerosas. Fazer o que? Convivemos com elas e não nos calamos. Só os pelegos se indignam com uma e se calam pra outra.

    M

    Margarida Flores Sexta, 23 de março de 2012, 12h29min

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ufa ufa!

    não aguento mais rir dos seus comentário sr. Renato Solteiro....acho q. deveria pensar em fazer "stand up"!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    J

    JorgeMS Sexta, 23 de março de 2012, 14h51min

    Dra Julianna Caroline, muito obrigado por me responder, antes de postar a minha pergunta eu já havia avisado ao meu patrão, mas eu sei que quando não é conveniente, ele não é bom pagador, por isso eu postei aqui, e o que mais me entristece, é o fato, da empresa achar que pode administrar o meu salário, por ordem de uma juíza, pagando minha pensão quando bem ele entende, e dizendo para mim, que a mãe da beneficiada, avisa a ele, por e-mail ou telefone, sobre o atraso da pensão, por isso eu gostaria de saber se existe uma forma de eu avisar e notificar a juíza sobre os atrasos.
    A mãe da minha filha, não atende o meu telefone, e o filho que ela tem de 18 anos (de 1º casamento) , não quer me ver na casa deles, por isso nem posso ir na casa dela para visitar, como eu devo proceder? no documento feito na conciliação, dizia que eu poderia ve-la, porem não existe dia nem horário definido. me ajude por favor.
    cordialmente
    Jorge

    J

    JorgeMS Sexta, 23 de março de 2012, 15h24min

    Obrigado Dr. Renato, li todos os seus posts, e entendi que o Dr. não fez nenhuma apologia para a inadimplência, e sim, tentava me responder da melhor maneira, percebi que as respostas não eram unânime, entre os profissionais de direito, mas eu acho que todos vocês advogados, ganhariam a causa, porque o que vale na audiência é argumentos, mas creio que o Sr, foi quem defendeu melhor um suposto cliente. O meu temor é realmente o pedido de execução de alimentos, por dois motivos, ou três, 1º estou pagando em dia (folha de pagamento) 2º depois que me casei de novo minha ex me odeia, e me colocar na prisão, seria para ela uma satisfação, 3º não posso ter o nome sujo, (antecedentes criminais) por que se isso ocorrer, eu vou me prejudicar muito.
    Por favor mais outra pergunta
    A mãe da minha filha, não atende o meu telefone, e o filho que ela tem de 18 anos (de 1º casamento) , não quer me ver na casa deles, por isso nem posso ir na casa dela para visitar, como eu devo proceder? no documento feito na conciliação, dizia que eu poderia ve-la, porem não existe dia nem horário definido. me ajude por favor. cordialmente
    Jorge

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 23 de março de 2012, 19h39min

    Sr. Jorge,

    agradeço suas palavras e fico feliz em lhe ter ajudado. Sobre sua pergunta te recomendo que entra uma ação de regulamentação de visitas, para que o juiz possa determinar de maneira clara quais os dias e horários que o senhor pode estar com sua cria.

    Não deixe passar muito tempo, porque isto pode confundir a cabeça da menina e se existe esta briga entre vocês é bem possível que a mãe esteja fazendo campanha contra o senhor na cabecinha dela.

    Sucesso aí que estamos torcendo por você.

    B

    Banda Tá E Daí Quarta, 16 de maio de 2012, 10h43min

    Não se preocupes com a prisão; ao menos em relação à pensão da qual és devedor. Receberás a citação do Oficial de Justiça, e lhe dará recibo (contracheque) onde estará discriminado o desconto em folha de pagamento (se possível tenha em mãos uma cópia da sentença judicial onde restou estipulado o "quantum debeatur" e a forma de adimplemento, a dizer, desconto direto em folha de pagamento).
    Abraços.

    P

    Pedro Lippi Quarta, 03 de outubro de 2012, 14h06min

    Bom dia , li diversas respostas sobre atraso de pensão e continuo a não entender,
    minha situação e a seguinte, sempre paguei a pensão em dia da minha filha de 7 anos e ate antes do vencimento, ha 2 meses atras tive um problemas de saude e que coincidiram com a data do vencimento da pensão e um custo alto de tratamento, mas consegui pagar com uma semana de atraso, e agora a mãe resolveu me azucrinar a minha vida e disse que não vai tolerar nem um dia de atraso, com ameaças de ir na justiça, afinal com quantos dias de atrazo ela tem esse direito, falo em dias e não meses.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 03 de outubro de 2012, 15h22min

    Pedro

    Se na sentença não determina dia específico, seu prazo começa dia 01 e acaba dia 30 ou 31, dependendo do mês.
    Agora, se existe um dia determinado em sentença, era bom que não atrasasse, porém, mesmo ela podendo executar vc e te cobrar com 1 dia de atraso, não vale a pena pra ela, pq até chegar na mão do juiz, vc já pagou mais 2 meses, entendeu?
    Relaxe e mande ela cuidar da pele, das unhas ao invés de encher o teu saco.

    P

    Pedro Lippi Quarta, 03 de outubro de 2012, 16h14min

    se adianta-se mandar ela fazer isto ,eu ate pagava a conta do salão de beleza, muito obrigado pelo esclarecimento

    E

    elaine Quinta, 04 de outubro de 2012, 0h17min

    alguem me ajude por favor...
    uma mulher de 17 anos tem uma filha de 2 anos e não vive com o pai,porem o msm ja é casado e tem familia...essa garota de 17 anos faz ameaças sobre pensão dizendo que pór ser menor pode entrar na justiça e pedir pensão para ela tambem e entrar com processo alegando ter sido seduzida pela pai da criança que hoje tem 22 anos,ele ganha 647 reais e vai pagar de pensão a ela 200 reais
    fica ai a duvida quanto ela pode ganhar na justiça de pensão para a filha,e o juiz pode estipular uma pensão para ela tambem,e pode ela ganhar um processo acusando de ter sido seduzida?
    preciso de respostas urgentes
    agradecida desde ja

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Quinta, 04 de outubro de 2012, 0h33min

    Nao, ela nao tem direito a pensao, nem aqui, nem na china, ter filho com alguem nao lhe da direito a pensao, somente a criança.
    Nao, se ela engravidou com mais de 14 anos, nao pode acusa-lo de nada.
    Com o pai ganhando 647 o maximo que ela ira conseguir é em torno de 200.
    Ela ta fazendo pressao, é obvio!!! Deixem de ser inocentes!!

    E

    elaine Quinta, 04 de outubro de 2012, 1h06min

    eu ja imaginava isso msm, mas é sempre bom ler opiniões de quem entende do assunto muito obrigada

    P

    Pedro Lippi Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h04min

    gostaria de saber se existe alguma diferença nos termos "posse e guarda" de menor ou somente "guarda de menor"

    P

    Pedro Lippi Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h07min

    ou se elas sempre estam associadas "posse e guarda"

    J

    Julianna Caroline Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h47min

    Pedro

    Nem sempre ter a guarda judicial significa ter a posse da cça.
    Nem sempre se tem a posse e a guarda judicial.
    Entendeu?
    A cça pode estar sob a guarda de fato (posse) do pai (por exemplo) mas a guarda judicial da cça ser da mãe.
    O uso dos termos depende da ocasião.