Competência para alteração de nome assento de pessoal transexual

Há 12 anos ·
Link

Estou para iniciar a propositura de uma ação para mudança de prenome e sexo de individuo que ainda não realizou cirurgia de transgenitalização. Durante minhas pesquisa sobre o tema (pois é a primeira vez que intento demanda dessa ordem e alias minha primeira causa de forma autônoma como patrono), obtive várias pérolas neste site. Minha dúvida é quanto a um possível conflito de competência: Para a alteração do assento do registro de nascimento, tendo o autor endereço distinto da localidade onde situa-se o Oficial de Registro Natural que guarda o assento, haverá faculdade para propositura da ação, haja visto que o pedido consiste não só na mudança do nome mas também na mudança de sexo? Qual foro terá preferência prevalecendo sua competência ou esta será concorrente?

4 Respostas
Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 12 anos ·
Link

DR. WALTER, BOM DIA.

Por experiência em dezenas de ações para mudança de NOME ou NOME E SEXO de TRANSEXUAL posso antecipar o seguinte. Considerando que a competência para a mudança do nome é do JUIZ DE REGISTROS PÚBLICOS (ou CÍVEL onde não houver) e a mudança de sexo é do JUIZ DA FAMÍLIA. Sendo pedido CUMULATIVO, será último, por ter a sua disposição PERITOS judiciais e o outro não, além de ser esta a posição do TJ.

Quanto a competência territorial, será o do DOMICÍLIO do requerente, pois não é somente mudança de nome, se fosse, poderia ser o do registro. Para tirar suas dúvidas, pergunte ao COSTA MACHADO professor da USP: [email protected] Copie e cole este post que ele se lembrará de mim. Ou a pós-dra. TEREZA RODRIGUES VIEIRA, que foi a advogada que mudou o prenome e sexo da ROBERTA CLOSE. Copie e cole o link abaixo: www.terezarodriguesvieira.blogspot.com ESPERO TER AJUDADO.

Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 12 anos ·
Link

DR. WALTER, BOM DIA.

E para não ter recusa do DISTRIBUIDOR no endereçamento para a VARA DE FAMÍLIA convém apresentar na inicial JURISPRUDÊNCIAS do TJ em CONFLITOS DE COMPETÊNCIA NEGATIVO (REGISTRO CIVIL X FAMÍLIA) acerca de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE PRENOME E SEXO. Pesquise no DOE com o nome da dra Tereza e encontrará.

Atenciosamente Herbert C. turbuk www.hcturbuk.blogspot.com

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

DR. HERBERT, BOA NOITE

Mais uma vez, agradeço os préstimos, bem como as indicações. Conheço o emérito prof. COSTA MACHADO, inclusive já tive oportunidade de participar de cursos coordenados e ministrados por ele.

Por hora, todas as dúvidas específicas, foram prontas e objetivamente respondida.

Mui Grato

Dr. Walter B. Silva

Imagem de perfil de Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Herbert C. Turbuk . Adv/SP
Advertido
Há 12 anos ·
Link

DR. WALTER, BOM DIA.

Sempre as ordens. Havendo novidades no seu caso volte a postar aqui.

Saudações HERBERT

Esta pergunta foi fechada
Há 10 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos