Oi, gostaria de saber se agora, com 24 anos posso tirar o nome do meu pai biológico da certidão e colocar o nome do meu pai adotivo. Ele não é casado com minha mãe, mas como meu pai biológico me abandonou e diz a todos que não sou filha dele, acredito que ele não mereça ter o seu nome em minha certidão e meus documentos. Por favor, estou muito esperançosa pela resposta. Obrigada a todos, se for possível, como posso fazer para realizar esse desejo? Obrigada e boa semana a todos..

Respostas

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 1h04min

    Sim, diante desses fatos há condições.
    Procure um advogado/defensor pessoalmente e inicie o processo.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 1h29min

    Juliana,

    passados 24 anos de seu nascimento já não é possível este seu pedido.

    Segue o link com 1787 decisões do STJ o órgão máximo para casos como este, que corroboram o que digo. Tem gente que não acerta uma.

    http://www.legjur.com/jurisprudencia/jurisp_index.php?palavra=Negat%F3ria+de+paternidade&opcao=3&pag=400

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 2h24min

    É fato, passou do prazo.

    Me desculpe, Juliana, corrijo-me da informação equivocada que lhe passei.

    Se não me engano (de novo), o prazo é de 2 anos a contar de sua maioridade ( a partir dos 18 anos de idade).

    Reitero minhas desculpas.

    ?

    Juliana Assis de Lima Segunda, 19 de março de 2012, 4h09min

    É uma pena pois este traste não merece.. Mas enfim... Minha última esperança é essa lei mudar.. quem sabe né? Se alguém souber que mudou a lei e talvez for possível, me avisem, seja o tempo que for, quantos anos passarem, não vou desistir.. Obrigada pela atenção de todos! Ótima semana a todos..

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 9h02min

    Aqui sequer faz sentido a ação negatoria de paternidade. Na negatoria se discute a existência ou nao da paternidade no vinculo biológico. O fato de nao existir paternidade sócio afetiva nao e suficiente para desconstituir o vinculo biológico.

    A unica forma de fazer isso é a adoção unilateral pelo pai adotiva.

    J

    Julianna Segunda, 19 de março de 2012, 16h48min

    Exato.
    Adoção Unilateral pelo pai adotivo.
    Penso como o colega Sven, que seria uma alternativa.
    Abraço**

    M

    Margarida Flores Segunda, 19 de março de 2012, 16h48min

    Sr. Renato Solteiro, atenha-se unica e exclusivamente a responder o q. o consulente pergunta (se o puder!), e guarde para si, opiniões infundadas sobre outras pessoas q. se predispoe a ajudar (estando elas erradas ou não).....

    Q. saco!
    faz tempo q. venho lendo seus comentários, e não tem um em q. vc se atenha a pergunta em si, sem q. emita opinião a respeito da resposta dos outros....

    ah fala sério!!!!! alguém te perguntou opinião sobre a resposta da outra pessoa??? (não q. eu me lembre ou tenha lido!) então se puder responder bem, faça-o como todos! porém se tiver opinião sobre as outras respostas - guarde-a para si! (se é q. consegue!)....

    R

    Renato Solteiro Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 21h09min

    Sr Sven e Sra Julianna

    taí um assunto sobre o qual jamais havia pensado. Adoção de adulto por socioafetividade. O que acham?

    R

    Renato Solteiro Suspenso Segunda, 19 de março de 2012, 21h23min

    Sra. Margarida,

    errar pode e quem sou eu pra ir contra isto?

    incitar o crime não pode.

    debater institutos que jamais ouviu falar como se os conhecesse também não pode. Fazer crer que é o que não é também não pode. Tanto não pode que sua defendida (sim, porque só discuto rispidamente com sua defendida) já foi banida pelos moderadores, mas ela muda o e-mail para seguir mentindo descaradamente. Lhe faz bem isto.

    Este post é só mais um exemplo. Primeiro disse um absurdo jurídico (absurdos jurídicos não são passíveis de opinião, ou são ou não), depois para tentar corrigir confundiu paternidade com nacionalidade. Sim, porque o prazo aludido é para nacionalidade e não guarda qualquer relação com a pergunta.

    Milhares de leigos participam e não tenho nada contra, me preocupa quando alguém se faz passar por advogado. Confunde o consulente com mentiras, fora que é crime.

    Invejo os participantes que veem tudo isto e são polidos. Eu não. Falsários incitadores de criar factóides para ter a guarda, inclusive podendo mandar pra cadeia um inocente, são na minha opinião, vermes. Quem os suporta, assim agem até que um dia algum ente querido seja vítima destas "raposas".

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Terça, 20 de março de 2012, 1h40min

    Margarida, num dá corda!!!

    É isso o que ele quer. Chamar a atenção e começar um debate infindááááável.
    Deve ter pouco o que fazer ou com o que se preocupar.
    Liga, não!!!

    M

    Margarida Flores Terça, 20 de março de 2012, 9h08min

    blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah

    sr. Renato Solteiro, vc enche o saco! fala(escreve) demais, na vdd, "enche linguiça" demais....quem faz isso, normalmente é pq. tá só copiando as coisas de "algum lugar", ou não sabe o q. realmente dizer!...affffff

    ?

    Juliana Assis de Lima Quarta, 21 de março de 2012, 1h16min

    E como funciona essa adoção unilateral???

    M

    Margarida Flores Quinta, 22 de março de 2012, 8h29min

    blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah blah blah blah blahblah blah

    sr. Renato Solteiro, vc enche o saco! fala(escreve) demais, na vdd, "enche linguiça" demais....quem faz isso, normalmente é pq. tá só copiando as coisas de "algum lugar", ou não sabe o q. realmente dizer!...affffff

    M

    mateus ad hoc Quinta, 22 de março de 2012, 9h25min

    Dra. Insula,

    Herrar é umanu.

    Reconhecer é divinu.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quinta, 22 de março de 2012, 11h03min

    Dra. Julianna,

    "digamos q. 1 caixa de cerveja (R$ 35,00) seja suficiente para comemorar o sucesso da execução....eu como não bebo cerveja, optaria pela minha parte em vinhos que além de mais saudável duraria 1 ano +/-.....kkkkkkkkkkkkk" Tratavam de execução de alimentos.

    "Procure a Delegacia da Mulher, qdo acontecer! e se eles não quizerem registrar, insista!" Tratavam de "táticas" para justificar uma mudança de cidade com o filho.

    "A "ex esposa" embora não "separada de direito", no caso de falecimento do ex marido tem direito a pensão????"Tratavam de "táticas" para que uma mulher que já estava separada há tempos, que já estava em outra relação e que o marido também estava em outra relação. Trabalhar, estudar, progredir na vida pelo esforço próprio é coisa de gente idiota. Refazer a vida é sinônimo de ter uma nova relação e ter o ex como sua fonte de renda inclusive depois de morto, anos após a separação.

    "esquece esse cara, q. pode até ser um bom pai, mas já provou q. não pode ser um bom marido." "Ensinavam" uma moça como se livrar do pai da criança fugindo para outra cidade.

    Canalhas existem em todo lugar.

  • -1
    M

    Margarida Flores Quinta, 22 de março de 2012, 13h12min

    pega trechos de post q. fizemos em ocasiões passadas, e coloca só a parte q. te interessa, e ainda emite opinião: "Tratavam de "táticas" para que uma mulher que já estava separada há tempos, que já estava em outra relação e que o marido também estava em outra relação" (essa mulher NÃO ESTAVA EM RELAÇÃO NENHUMA! SÓ QUEria resgardar os direitos dela após 40 anos de casamento - mas isso não é da sua conta!!!!!) - sem ao menos se preocupar em ler o post mais de uma vez pra não dizer q. entendeu tudo errado!

    [..]

    faça o certo, independente se optou por ser "advogado do diabo"!.....se for copiar algum trecho veja se ele se encaixa no q. está dizendo ou se propondo dizer, ao invés de usar frases como não convém, e melhor, atenha-se ao fato de não omitir opinião se não conhece o assunto em questão.....

    ao invés de copiar os trechos, expor e emitir opinião.

    as pessoas vem aqui para saber respostas juridicas NÃO suas OPINIÃO PESSOAIS!

    [...]

    J

    Julianna Quinta, 22 de março de 2012, 13h26min

    Gente.......quem já tomou o tarja preta hj levanta a mão o/

    M

    Margarida Flores Quinta, 22 de março de 2012, 14h06min

    Dra. JUlianna obrigada por me lembrar rsrsrsrsrs

    acabei de tomar o meu o/.....