Estou casada há 8 anos temos 2 filhos de 6 e 1 ano. meu trabalho passou a exigir que eu viaje e meu marido agora acha que estou traindo ele. não é verdade. Preciso trabalhar e tenho testemunhas que não tenho ninguém. Cheguei em casa hj e ele me deu prazo até sexta feira para arrumar minhas coisas e sair. ele disse que nao vou com os filhos para eu ir sozinha. A casa é dele, nao tenho para onde ir. O que devo fazer? Existe alguma medida urgente que tenho que tomar para nao ser expulsa assim? Ele tem o direito de ficar com meus filhos? Me ajudem pro favor Aguardo ansiosamente uma resposta

Respostas

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 21 de março de 2012, 0h21min

    Sra. Desesperada,

    O que seu marido quer fazer não tem qualquer fundamento jurídico. Ainda que houvesse traição não se põe a mãe dos filhos pra fora de casa desta maneira. Caso ele tome alguma atitude neste sentido, procure uma delegacia de polícia e relate o caso.

    Se vocês decidirem se separar haverá um processo judicial ainda que tenham apenas uma união estável.

    Sobre a guarda dos filhos, a julgar pela idade do menor, vejo pouco provável que ele tenha êxito, mas não posso te garantir que seja certa sua vitória.

    O que sim é claro é que ele não pode te expulsar da casa, ainda que seja dele, há que se respeitar um prazo para que saia, isto se for o caso de sair, uma vez que não informa se ele já tinha a casa antes de se casarem.

    Em todo caso, sugiro que espere o dia amanhecer, com a cabeça mais tranquila e tente conversar sobre o assunto. Não se deve tomar decisões tão drásticas sem conversas, sobretudo se há direitos de filhos na história.

    Estamos torcendo pelo acordo.

    J

    Julianna Quarta, 21 de março de 2012, 0h28min

    Dr. Renato, esse caso não o faz lembrar daquela decisão do TJ-RS que postei??
    Sabia que abriria precedentes e viraria jurisprudência...

  • -1
    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 21 de março de 2012, 0h32min

    Dra. Julianna,

    Jurisprudência do absurdo eu diria. É de uma clareza solar que esta conduta do marido não possui amparo legal e mais importante ainda, não possui amparo moral. Um homem que faça isto não teve um pai que lhe ensinou o mínimo de respeito com um ser humano.

    J

    Julianna Quarta, 21 de março de 2012, 0h41min

    Dr. Renato

    Na decisão que postei, o Juiz concedeu a ex esposa o direito de permanecer na casa mesmo ela sendo somente do ex marido, com os filhos até que eles fossem maiores de idade.......lembra?

    Concordo com a safadeza que esse marido está impondo a consulente, não existe base legal para a exigência dele, e quem sabe ela possa usar a decisão que postei como base para requerer o direito de permanecer no imóvel com os filhos se for necessário.
    Abraços**

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 21 de março de 2012, 1h34min

    Lembei sim da decisão. Acredito que poderia instruir a peça sim.

    ?

    A desesperada do Rio Quarta, 21 de março de 2012, 9h37min

    Obrigada pelas informações.

    Sou casada com separação parcial de bens. Quando casamos ela já tinha a casa. Eu tentei conversar com ele mas não concordou em nada comigo disse que já me deu prazo até sexta-feira. O clima está de briga não temos como reconciliar.

    Ele mandou eu assinar uma petição dizendo que eu concordo que ele fique com as crianças e que não tem que me dar pensão. Eu disse que não quero pensão para mim pq trabalho quero criar meus filhos e ele precisa ajudar com a pensão. Ele disse que eu não tenho direito pq ele ganha muito mais que eu e juiz vai dar a guarda para ele porque ele pode dar mais coisas materiais.

    Posso pegar meus filhos e ir para casa de algum parente? Qual a consequencia dessa atitude? O que ele pode fazer de mal para mim?

    Agradeço demais a ajuda

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 21 de março de 2012, 10h15min

    Sra. Desesperada,

    daqui a pouco a Dra. Julianna deve lhe responder de forma mais amena. Eu, particularmente em questões que envolvam filhos costumo ser mais duro.

    Quando a senhora diz "quero criar meus filhos e ele precisa ajudar com a pensão", é uma frase típica de homens e mulheres que têm problemas pessoais e transferem para os meninos suas frustrações. Então para a senhora ele, o pai paga pensão e a senhora a mãe cria os filhos?

    Todos querem criar seus filhos e o ideal é que todos queiram que todos criem seus filhos.

    "SE" a senhora o tivesse traído, e daí, o que isto tem a ver com os filhos além de uma vingança pessoal dele? Se o casamento acabou o laço dos filhos jamais acabará.

    Neste caso vejo um flagrante absurdo em um problema pessoal de vocês. Ele não pode pô-la par fora de casa. Ele está magoado com a suposta traição, está se vingando da senhora e nem vê que sua ira está atrapalhando a vida dos filhos. Não há motivos para a senhora sair de casa de uma hora para outra. Faça um boletim de ocorrência e informe à polícia o que ocorre e fique calma que ele não conseguirá o quer de maneira tão rápida.

    Por outro lado, o a senhora fala que quer criar os seus filhos e se pode levá-los para a casa de parentes. Poder a senhora pode, mas isto é justo com as crianças? Não sei responder, mas a senhora pode dizer melhor que eu.

    Segundo suas próprias palavras trabalha viajando, ou seja, não pode estar com os filhos sempre. Pelo que noto de seu texto, ele é bom pai, tem uma estrutura montada e cuida bem dos filhos junto com a senhora, porém, pelo visto a senhora que ainda não tem estrutura para os pequenos prefere deixá-los com parentes durante suas viagens do que deixar com o pai.

    Para mim isto é um indício claro de que está magoada por ele te por pra fora de forma incorreta e assim como ele, se vinga, deixando os meninos com parentes ao invés de deixar com o pai.

    Sobre a guarda, como a senhora diz que não precisa de pensão para si, sugiro a guarda compartilhada e que cada um arque com os gastos dos filhos quando estejam com eles.

    Se decidir mesmo sair de casa ( o que eu no seu lugar faria) desde já estabeleça ainda que informalmente por enquanto, a guarda compartilhada, leve seus filhos, mas os entregue para estarem com o pai também independente da raiva que tem um do outro.

    Viajou? deixe os filhos com o pai, não vejo sentido em deixá-lo com parentes.

    Não está viajando? fique com eles e permita que o pai também esteja.

    Sobre a separação, tenho certeza de que a senhora tenha direitos, isto é fato. Vá atrás deles, lute por eles, mas somente pelo que tem direito, nada de se vingar e "tentar tomar" o que não é seu. Pelo que disse até agora me parece uma mulher decente e não vai buscar esfolar um homem financeiramente. É jovem, trabalhadora e vai conseguir o padrão social que merece e pelo qual se capacitou.

    Fosse eu o advogado dele diria pra parar de vingacinha barata e olhar pros filhos, que eles, os filhos não se sentiriam bem ao saber que a mãe está jogada na rua. Quem ama os filhos não faz nada que os fizessem tristes, ainda que isto não o deixasse feliz.

    Claro que vão dizer um monte de coisa sobre a suposta preferência da mulher, mas felizmente isto está mudando, a preferência é de quem dá melhores condições para o filho, quem não os afasta do outro genitor. Pelo que a senhora diz até agora, a seu favor (na guarda) só há seu interesse em ter a guarda e o fato de ser mulher.

    A favor dele? somente o interesse de ter a guarda e o fato de ser homem. Que tal se esquecermos supostas traições, expulsões absurdas e pensarmos na felicidade dos filhos? Pode contribuir para a felicidade deles que você os leve para viver com parentes? Pode contribuir para a felicidade se você viaja e nas suas viagens eles fiquem com parentes? Pode contribuir na felicidade deles que a senhora seja expulsa?

    Se pensarem só um pouquinho nos filhos verão que os dois precisam sentar e conversar, não são dois jovens terminando um namoro e cada um indo par onde quer e como quer. Há crianças no meio desta briga.

    Não quer sair de casa? faça um boletim de ocorrência e lute pelos seus direitos.

    Quer sair de casa? Saia e deixe claro que os filhos nem irão com a senhora, nem ficarão com ele, ficarão com ambos, porque eles precisam de ambos. Ele jamais vai substituí-la como mãe e nem a senhora o fará com o pai.

    E se sair de casa para morar com parentes, claro busque seus direitos de esposa.

    J

    Julianna Quarta, 21 de março de 2012, 11h44min

    Bom, o Dr. Renato já respondeu a altura da dúvida da consulente.
    Minha opinião é que pode sair de casa sim, se quiser, pois ainda não está obrigada, mas viver nessa situação não é bom pra ninguém.
    NÃO assine nada que venha dele, absolutamente nada.
    Procure um advogado e trate da separação e da guarda de seus filhos.
    Como disse o Dr. Reanto, quando vc viaja e não pode estar com seus filhos, nada impede que eles fiquem na companhia do pai.
    A guarda judicial pode ser sua, e pode deixá-los com o pai enquanto vc está fora, eles estarão muito bem cuidados. Quando vc chegar vc os pega de volta e assim a vida segue.
    As cças ficarão com ambos, nada mais justo para elas.
    O fato dele ter mais dinheiro que vc não significa absolutamente NADA.
    As cças não são mercadoria para q o mais abonado compre e nem sao leiloadas pela Justiça pra quem pagar mais.
    Pensem, raciocínem pelas cças e não com o rancor e a raiva que sentem um pelo outro.
    Boa sorte**

    K

    KLAUS PIACENTINI Quarta, 21 de março de 2012, 12h03min

    Conforme já mencionado e esclarecido pelos nobres colegas, só gostaria de complementar que a "sra. desesperada" não precisa ficar se justificando para seu companheiro que não esta traindo, como é ele que esta dizendo e acusando ref a traição, deixe que fale, pegue suas coisas e seus filhos e saia dos conflitos e resolva tudo na justiça.

    Só para lembrar: tive um caso parecido com esse tempos a traz, onde o marido acusou a esposa de traição e tal, só que no final viemos à saber que quem estava traindo era ele, portanto, ele alegou que a traição era da esposa.

    Dizem que a melhor defesa é à acusação né !!!

    Boa sorte

    R

    Ro 33 Sábado, 24 de março de 2012, 14h28min

    Oi, tb fui acusada de traiçao.Meu ex e sua mãe me expulsarão de casa,sai de casa com meu filho e fiz um BO 2 dias apos a minha saida. Tive que largar meu emprego,pois acabei tendo q voltar a morar com meus pais em outra cidade.Hoje aluguei uma casa com ajuda de minha familia.Minha duvida é? Como posso pegar meus moveis de volta,ja q meu ex se recusa a devolver e teve a cara de pau de mentir para o juiz q ja teve a partilha de bens amigavelmente. Onde eu discordei.

    J

    Julianna Sábado, 24 de março de 2012, 14h51min

    Pedir a partilha numa ação pertinente.
    Se vc não assinou concordando, teu ex não pode afirmar que vc aceitou
    Pode mover ação.
    Procure um advogado.
    Boa sorte**

    R

    Ro 33 Sábado, 24 de março de 2012, 15h00min

    Tenho como entar na casa pelo menos para pegar alguns moveis q eu ja tinha comprado antes da uniao estavel? Grata

    J

    Julianna Sábado, 24 de março de 2012, 15h15min

    Não.
    Enquanto um Juiz não te autorizar não pode entrar na casa.
    Vc pode pedir uma liminar para retirar suas coisas pessoais, como roupas, calçados, documentos seus e de seu filho.
    Mas os objetos que serão alvos de partilha, não pode.
    Assim sendo, vc pode conseguir retirar seus pertences com ajuda policial, se o delegado da DP mais próxima a vc for bonzinho, ele determina que uma viatura a acompanhe na retirada apenas dos objetos que citei.
    Caso não consiga assim, extra oficialmente, percisará que um advogado solicite uma Liminar, como eu disse.
    Mas acredito que a Policia possa te ajudar.
    Pelo menos aki na minha cidade, casos assim eles ajudam a fazer a retirada de objetos pessoais.
    Mas os bens móveis não antes do Juiz sentenciar a partilha deles.
    Boa sorte**

    R

    Ro 33 Sábado, 24 de março de 2012, 15h18min

    Muito obrigada pela ajuda.

    N

    n.filho Sábado, 24 de março de 2012, 15h33min

    dr renato trabalhe e de tudo para sua mulher e depois ela te trai ai quem nao presta e o marido

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sábado, 24 de março de 2012, 16h07min

    1. filho

      Vou falar baixinho aqui, que ninguém nos ouça. Em que pese o quanto o mundo mudou, a liberdade sexual feminina, as vagabundas que tem por aí, no que diz respeito à fidelidade, nós, os homens ainda temos que ficar caladinhos. Vai que elas resolvam investigar tudo.r..s.s.s.s.s.s.s.s.s..s.s.ss

      psiu, bem baixinho, só entre nós, se infidelidade fosse requisito para casar, 99% da população masculina estaria impedida.

      Vamos mudar de assunto e falar de guarda.r..s.s.s.s.s.

      Só pra nós, não conta pra ninguém.
    R

    Ro 33 Sábado, 24 de março de 2012, 16h18min

    A questao nao é se eu o trai e ou se ele.O q nao achei justo foi ele ter invertido a situaçao para me colocar para fora de casa. Com certeza se eu tivesse traido, sairia de casa por livre expontanea vontade,Pois mulheres so traem se existe um sentimento alem da atraçao.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sábado, 24 de março de 2012, 16h48min

    Ro,

    ainda que você tivesse traído, com as informações que deu não dá pra saber se deveria sair de casa, penso que não até uma decisão judicial. A história como você conta é triste. sobretudo porque parece que ele te expulsou de casa e expulsou o filho junto, pois não se impôs e nada fez para ele não ficar longe.

    Péssima a postura dele. Lute pelos seus direitos e pelo direito do seu filho de ficar próximo ao pai, não vá cometer o mesmo erro que ele quanto ao filho que nada tem a ver com isto.

    Sobre as motivações da mulher pra trair, sua tese não se sustenta. pode até ser no seu caso, mas acompanhe o mundo e verá que mulheres traem por prazer sim. Ainda que fosse por algum outro sentimento, isto continuaria a se chamar traição e não faz a mulher que o pratica melhor que o homem que trai.

    Esta frase parece uma muleta feminina e elas gostam de dize-la. Seria como um salvo conduto. Lamentável.

    R

    Ro 33 Sábado, 24 de março de 2012, 17h01min

    Antes de ele me expulsar tinha me dado um prazo para me organizar,so q com a chegada da mae dele na casa,as discurçoes ficaram pior quase me agrediram e claro eu tb nao fiquei quieta,mas quando eles me falaram q era para eu sair por bem ou por mau,acabei ficando com medo e fui para casa dos meus pais.Nao interpretem q eu sou a favor de traiçao quando o sentimento fala mais auto,pois nao sou.Tudo q eu quero e cuidar do meu filho agora e seguir minha vida em paz.So nao acho justo q ele fique mentindo q nao tem condiçoes de me ajudar e q os moveis ja foram dividido, sendo nem menos o quarto do meu filho ele quer devolver. Espero q a justiça veja o quanto ele esta mentindo para me prejudicar.

    N

    n.filho Sábado, 24 de março de 2012, 17h46min

    ro conheço varias mulheres que amam seu marido e saem com outros por prazer so por que amiga dis que o outro e gostoso