DIVIDA DO BANCO COMPRADA POR UMA EMPRESA DE COBRANÇA
tenho uma dívida de março de 2008 no banco SANTANDER, que foi comprada por uma tal de ATLANTICO. Na época tentei por várias vezes negociar com o banco e não obtive sucesso. Hoje, essa tal de ATLANTICO alega que minha divida de 3.500,00 está em 37.000,00, e eles me dão um desconto maravilhoso, deixando eu pagar 10.500,00 á vista. O fato é que, o pessoal dessa empresa quando ligam para minha casa me ameaçam, falam que não sabe como pobre faz dívida se não pode pagar, alegam que tiveram acesso a minha DECLARAÇÃO DE IR, e que eu posso pagar, pois todos que fazem DECLARAÇÃO DE IR ganham bem! Em primeiro lugar, empresas de cobrança tem acesso a minha declaração Ir? ELES PODEM ME AMEAÇAR? FALAM QUE VÃO COLOCAR A POLICIA ATRÁS DE MIM...
eu nunca fui avisada que minha divida seria vendida...
Uma dica importante: Via de regra essas "empresas" de securitização compram os créditos já muito próximo do fim do prazo de prescrição (limite de tempo para o credor cobrar uma dívida em juízo). Ai começam a imprimir uma massiva cobrança, seja por telefone, sms, correspondências e até cobradores residenciais. De acordo com o parágrafo 5o do artigo 206 do Código Civil de 2002, a pretensão de cobranças de dívidas líquidas e contantes de documentos públicos ou particulares, prescreve em 5 anos. Desse modo, ao ser contatado por alguma assessoria jurídica vinculada a tais "empresas" procure saber a data do vencimento da dívida e se for superior a 5 anos, pode ficar tranquilo. Eles não podem acionar você devedor judicialmente, nem negativar ou manter as eventuais negativações junto da SERASA e do SCPC, mas apenas exercer a cobrança extrajudicial, sempre dentro das observações traçadas pelo Código de Defesa do Consumidor (sem ameaças etc... etc...). Mas em pequeno lembrete: Mesmo que inexista negativação junto dos órgãos de proteção ao crédito, é muito comum o banco que vendeu o crédito manter uma negativação junto do BACEN, ou seja, o devedor poderá ter negado alguma nova linha de crédito junto a outra instituição financeira. Nesse caso, se procurado o banco se limitará a informar os dados da "empresa" que comprou o crédito para que o devedor resolva essa situação. Por fim, cabe sempre lembrar que nesses casos, o pagamento da dívida é uma questão de boa-fé do devedor, desde que o atual credor cobre um valor justo e que seja possível ao devedor honrar tal obrigação. O que vemos em muitos casos é um grande abuso por parte das assessorias jurídicas que cobram tais créditos. Isso tem que acabar!!!!!!
O bradesco também vende divida para este atlântico? Fiz a consulta no spc serasa ,e consta minha divida no bradesco,mas uma divida maior com este tal de atlântico,desconheço tal empresa até agora,assim que verifiquei o nome pesquisei e encontrei vocês,até que ponto eles podem ir,ano passado estive negociando com o banco e não fui informado pelo gerente que teriam passado a divida para frente no caso esta empresa citada. O gerente teria que me passar esta informação ou não.
bom dia pessoal uma informação tenho uma divida na caixa economica de cheque especial no valor de 5.500 reais e 3 emprestimos no valor total de 2.000 reais, so que ja devo a 1 ano e no momento naõ tenho como pagar o banco ainda não enviou pra empresas de cobrança , sera que o banco pode entrar na justiça pra eu pagar. grata pela ajuda.
Olá, Dirce. O colega João está certo, sua dívida está prescrita. Caso incluam seu nome do Serasa ou qualquer órgão de proteção ao crédito, você tem direito a pedir indenização por danos morais. Erika, apenas complementando a informação prestada pelo colega João, produza provas das grosserias e ameaças, gravando a ligação. Há diversos aplicativos que gravam as ligações efetuadas e recebidas em telefones celulares. Juliane Ulrich [email protected]
Se me permitem, é fácil resolver a questão da pertubação. É através deste artificio aliás, que a Atlãntico se utiliza para realizar as cobranças, ligando interminavelmente para as pessoas. Qualquer explicação que seja dada ao atendente, de nada adiantará, outro retornará a ligação e assim sucessivamente. O que eu fiz foi comprar um telefone fixo com bina e com capacidade de memoriazar até 200 números. A cada ligação da Atlântico eu gravava o número e inseria uma melodia diferenciada e com volume 1 (bem baixo e bonita por sinal). A partir de um certo tempo, os números começaram a se repetir, a melodia bonita tocava (assim, já sabia que eram eles e nem dava bola para o telefone) e muitas vezes sequer ouvia por causa do volume muito baixo. E assim esta sendo até hoje. A principio, acredito que meu telefone tenha memorizado todos os numeros (perto de 20). Quando não são eles, o telefone toca em outra melodia e no volume normal. Já faz algum tempo que não atendo ligações deles, embora liguem todo o dia, umas 7 vezes. Até engraçado, gravei os números com o nome "Bobagem 1, Bobagem 2 e assim por diante.. Quando chego em casa, tem umas 5 chamadas não atendidas, 2 do Bobagem 10, 1 do Bobagem 8 e assim vai... Evidentemente que as vezes, ligam de algum numero que não esta gravado, aí eu memorizo mais este no telefone (Bobagem 19 por exemplo) e pronto. Então, com estas precauções, sei quando me ligam e atendo se quiser. No celular é mais fácil ainda, pois existem aparelhos que bloqueam o número. Da tabalho no inicio mas com o tempo, os números vão se repetindo e fica uma beleza. E-mail é só ir nas regras e bloquear, também da trabalho no inicio mas depois eles se repetem e torpedos idem. Bom, espero ter ajudado!!!