recorrer a 2 instancia,vou ter que pagar?
boa tarde,se não tiver acordo , e a sentença não for favoravel para mim,vou recorrer na segunda instancia,gostaria de saber se vou ter que pagar algo a mais,pois para entrar nesse processo tive que pagar as custAS PROCESSUAIS.NO AGUARDO
Se você não é beneficiário da justiça gratuita, terá sim de pagar o que chamamos de "preparo" (uma espécie de taxa para recorrer).
A título de exemplo... Em São Paulo existe uma lei estadual que define o valor do preparo:
O artigo 4º, da Lei Estadual nº 11.608/2003, estabelece, in verbis:
“Artigo 4º – O recolhimento da taxa judiciária será feito da seguinte forma:
II – 2% (dois por cento) sobre o valor da causa, nos termos do artigo 511 do Código de Processo Civil, como preparo da apelação e do recurso adesivo, ou, nos processos de competência originária do Tribunal, como preparo dos embargos infringentes;"
Em geral a sucumbencia é um percentual de 10 a 20% sobre o valor da causa (em alguns casos a lei autoriza que o juiz estabeleça um valor fixo de honorários).
Quando sair a sentença... você pode recorrer.
Você terá que pagar os honorários de sucumbencia e as demais custas apenas quando se der o trânsito em julgado da ação (ou seja, quando não couber mais nenhum tipo de recurso).
Há dias estou enviando e-mail p/Sr., porém todos voltaram.
Por favor, informe como contatá-lo.
Você irá recorrer da sentença... E ao mesmo tempo da sucumbência. Pois caso a sentença seja reformada e benéfica para você, quem terá que pagar a sucumbência serão eles.
PS: quem disse que vc não tem direito a justiça gratuita? Não precisa ser "pobre" para pedir justiça gratuita. Basta alegar que não tem condições de arcar com os custos do processo e pronto. Quem tem que provar que vc tem condições financeiras é a outra parte.
doutores,obrigado pelas respostas ,acordei tão triste hoje.estou mais animado.sou funcionario publico,o meu pagamento bruto ,não dria para pedir a justiça gratuita,mas vem os descontos e as pensões que eu pago.despesas medicas dos filhos e por ai vai.poi me falaram que de acordo com 3 salarios minimos a 5 ,que não se paga os custos.esse processo eu paguei as custas,não pedi a justiça gratuita por medo de atrasar mais ainda o processo.agora como eu entrei e não pedi nem a gratuidade das custas e nem a gratuidade da sucumbencia,ainda posso pedir pelo menos a gratuidade da sucumbencia e a do preparo caso eu perca.gente muitissimo obrigado.
bom dia ,tive acesso ao processo ,e o juiz me deu um prazo para contestar,o que a outra parte colocou .estou ainda na 1 instancia.gostaria de saber se na contestação,vou poder pedir a gratuidade da sucumbencia e do preparo caso eu perca.pois quando eu entrei com o processo ,eu não pedi nada,com receio de atrasar mais ainda o processo.no aguardo,e muito agradecido a quem me ajudou,que DEUS abençõe a todos.