Olá,

Comprei meu carro em uma garagem Multimarca, e dei meu antigo carro que estava finaciado como troca. O dono da garagem ficou de fazer a quitação do meu carro antigo porem o mesmo não o fez! O carro foi repassado para outra pessoa sem quitar ou trasferir o finaciamento. Sendo assim a pessoa que comprou meu antigo carro está pagando o boleto e andando com o documento do veiculo em meu nome. Neste momento o IPVA do carro esta vencido. Já fiz varias tentativas de negociação tanto da transferencia do finaciamento quanto da transferencia do documento, hoje já faz 6 meses que o carro foi vendido. Como devo proceder? Foi feita uma procuração na qual o dono da garagem fica responsavel pelo veiculo, há como eu acionar a policia para abrir um chamado de busca e apeensão e ficar com o carro? Tendo visto que em janeiro houve atraso de pagamento de uma parcela.

Desde já agradeço!

Respostas

    M

    Maikon Seabra Quinta, 10 de julho de 2014, 11h49min

    Bom dia! Eu fiz uma negociação com uma pessoa da seguinte forma, troquei meu carro
    Que é financiado e ainda não esta quitado, pelo carro quitado do cidadão e peguei uma pequena volta. Acontece que com duas semas de uso do carro, eu fiz 3 reparos e por fim o motor fundiu, o cidadão me garantiu que o carro e moto estavam em bom estado eu entrei em contado com ele e com muita conversar ele disse que ia pagar o conserto do carro que ficou no valor de 2.300. Só agora ele só ta enrolando e disse que só vai pagar 1.400 e quer que eu faça uma procuração eu disse que não ia fazer. Aceitei pegar os 1.400 só que ele me disse que só passa o dinheiro se eu for no cartório e passar o recibo do carro pro nome dele e que ele fique com a copia do recibo. Só que ele quer que eu passe primeiro o recibo pro nome dele para depois, ele depositar o dinheiro. Ele está agindo de má fé comigo e eu só aceitei pegar a quantia que ele ofereceu em troca passar o recibo pro nome dele só que não sei se isso é o correto, se posso ter problemas!? Quero saber o que devo fazer nessa situação? Por favor me ajudem ai!

    Sil Cristina

    Sil Cristina Segunda, 01 de dezembro de 2014, 15h08min

    Comprei um carro por leasing, mas não consegui pagar e vendi pra uma agência de veículos que ficou de quitar o carro para transferir para o nome dela, a agência revendeu o carro sem transferir para o nome da pessoa e desde outubro não estão mais pagando as parcelas e o banco fica me cobrando. O que posso fazer nesse caso? Faltam 6 parcelas para quitar o veículo. Entro como Pequenas Causas? Meu nome já está negativado. Aguardo ajuda.

    D

    Desconhecido Segunda, 01 de dezembro de 2014, 15h34min

    vc paga as parcelas. o doc será liberado para vc, ou seja só vc poderá assinar doc de transfer~encia para outra pessoa, desta forma aquem esta com carro terá que te procurar ai nesse momento vc negocia com ela, ela te paga as parcelas e vc libera o doc de transferencia

    Marcos Renato Prunzel

    Marcos Renato Prunzel Quarta, 31 de dezembro de 2014, 6h23min Editado

    antes de vender, vc deve repassar o débito(transf. do débito). [....]

    Sileno De Oliveira Brito

    Sileno De Oliveira Brito Sexta, 09 de janeiro de 2015, 11h06min

    Sou completamente leigo, vou comentar por uma outra ótica.O bem (o carro) ainda está no seu nome, em todos os orgãos (Detran, banco e etc...) você é o dono.
    Contudo, você assinou uma procuração acredito que com reserva de poder, ou seja, passando uma procuração para um representante legal ,dando a ele o direito de só se envolver com aquele assunto específico (que seria a negociação do carro, tem que ver o seu contrato para entender melhor), ou seja, pelo que eu entendi o cara pode mandar e desmandar no carro como se fosse o dono. Contudo você também continua sendo o dono ou seja um carro tem dois donos (kkkk). O dono do carro ao vender deve: Ir até a financiadora e transferindo a divida se o veículo estiver financiado, não tem como dar busca e apreensão até porque o que foi feito foi um contrato de gaveta ou quase isso que não tem lá muita validade legal para mandar aprender (pois ninguém roubou nada) e como o outro cara também é dono ele também pode emprestar ou negociar, contudo, não sei se é possível, acredito que sim, você não poderia caçar a procuração e devolver o bem (o carro) para a financeira. Nesse caso, ninguém ficaria com o carro, talvez você recebesse uma parte do dinheiro de volta. Contudo, há a questão de que se você negociou o carro, algo você ganhou em troca dessa sessão de direitos ( a meu ver você emprestou o carro para a financeira fazer o que quiser e se um dia ele for pago você perde o dinheiro a ele, enquanto isso você não tem o carro, mas para não ficar de mão abanando tem todos os problemas legais possíveis de ser o dono do carro). Como o carro ainda é da financeira e a financeira emprestou o carro para você até você terminar de pagar, você não pode falar para ela, muito obrigado, pega seu brinquedo de volta e falar, só que se vira para achar porque não está comigo, ela então passa a pegar o carro de volta e dar um B.A para achar o carro? Outra questão (surreal, quase cômica, mas vale a pena analisar), você não sabe onde exatamente o carro está, você emprestou para a revenda de carro (que não vendeu), mas emprestou para outra pessoa (que está com os documentos e as chaves), mas você não sabe onde está, estava na concessionaria (que você deixou de boa fé) e agora está com alguma pessoa ( que pegou de boa fé), você não pode registrar um BO de perda? pois você realmente não sabe mais onde está? isso seria uma comunicação falsa? (Isso é algo que realmente deve ser cômico até cogitar isso na delegacia) isso seria aceito na delegacia? isso geraria um boa para levar no detran e te isentar de penalidades frente a lei para infrações do veículo? Isso poderia te fazer pegar a chave do carro e dirigir para casa e depois devolver apenas após a quitação do carro, pois se você pegar a chave e o carro ele é seu novamente pelo que entendi.

    Sileno De Oliveira Brito

    Sileno De Oliveira Brito Sexta, 09 de janeiro de 2015, 11h24min

    Não sei se é possível, mas acredito que da para caçar a procuração com base na LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869.htm
    E caçar por uma questão de segurança, evitando possíveis reflexos dos poderes outorgados. O procurador deve segundo capitulo ||, Artigo 14 || que fala sobre OS DEVERES DAS PARTES E DOS SEUS PROCURADORES, a procuração fica condicionada ao ortogado "à proceder com lealdade e boa-fé" e aparentemente não foi isso que ocorreu. Não sei, mas quem sabe seja possível invalidar as ações dele e o responsabilizar pelos prejuízos causados alegando que ele agiu de má-fé. Volto a repetir, sou leigo tudo isso são só suposições e devem ser verificada com quem entende.

    S

    silvana Quinta, 23 de abril de 2015, 12h53min

    tenho um uno 2009 financiado preciso vende-lo e continuar eu mesma pagando o finaciamento.estou vendendo para um amigo e contra a lei isso posso fazer um contrato que me livre de multas?

    D

    Desconhecido Quinta, 23 de abril de 2015, 14h15min

    Não, o que a livra de pagamento de multas ou outras implicações é o recibo de compra e venda devidamente datado assinado e reconhecido firma e comunicado ao detran

    Cristina Genival

    Cristina Genival Quarta, 06 de abril de 2016, 23h57min

    Pode ter certeza que ele não vai depositar esse dinheiro já te passou um carro que ele sabia que esse motor ia pifar fica a seu critério.

    Greice Karolina

    Greice Karolina Sexta, 08 de abril de 2016, 19h38min

    Boa noite, minha irmã está na mesma situação porém o carro está no nome dela e ficou com o ex marido na separação o mesmo negociou o carro ainda financiado numa revenda..... na época ela fez uma procuração pra se isentar das responsabilidades para com o carro em caso de algum acidente e tal, o cara da revenda se comprometeu em quitar o carro e não quitou, passou pra outra pessoa que além de não quitar tbm já está com 3 parcelas em atraso.... o Dut esta com minha irmã... o carro no nome dela e o financiamento tbm..... segundo as respostas anteriores ela não pode pedir busca e apreensão porque o cara não roubou o carro, mas nesse caso ela pode mover uma ação contra a revenda pedindo o carro de volta através de liminar já que o dono da revenda não cumpriu o combinado de quitar o carro e passou pra outra pessoa? Ou existe alguma outra providência que ela possa tomar? Minha irmã não faz questão de ter o carro de volta mas quer seu nome limpo, tirar o carro do seu nome

    Greice Karolina

    Greice Karolina Sexta, 08 de abril de 2016, 19h42min

    E parar de se incomodar com essa situação.... faltam ainda 7 parcelas para serem pagas....existe a possibilidade de a propria financeira pedir a busca e apreensão pela falta de pagamento dessas últimas 7?

    M

    Marco Aurelio Coelho Segunda, 12 de junho de 2017, 22h32min

    Ola amigos, boa noite!
    No meu caso eu vendi meu carro financiado numa concessionária na promessa de fazerem a quitação, eles venderam meu carro, não fizeram a quitação e nem o carro está sendo pago e meu nome ainda está sujo, gostaria de saber se posso tomar meu carro ou processar a concessionária?

    M

    Marco Aurelio Coelho Quarta, 14 de junho de 2017, 8h06min

    Alguém pode me orientar???

    Marcelo Nabarro

    Marcelo Nabarro Quarta, 17 de outubro de 2018, 23h04min

    Vai no Detran e faça um bloqueio administrativo, assim ele só vai poder pagar os documentos se fizer a transferência, não consegue pagar se não transferir.

    Bruna Claudino Dos Santos

    Bruna Claudino Dos Santos Terça, 22 de outubro de 2019, 11h21min

    Vc pode ser preso pq o carro não tá quitAdo

    Bruna Claudino Dos Santos

    Bruna Claudino Dos Santos Terça, 22 de outubro de 2019, 11h27min

    É crime o carro não é teu ainda é do banco tinha que passar o financiamento para tal....

    L

    Lais gomes Segunda, 18 de julho de 2022, 20h40min

    Ação de rescisão contratual com pedido indenizatória a depender da situação.

    A

    Advogado João Wagenheimer 60621/PR Segunda, 08 de agosto de 2022, 17h58min

    Aqui no Escritório eu Entro com Ação de Obrigação de Fazer para o juiz obrigar o Réu a realizar a transferência (quando o réu tem nome limpo e boas condições financeiras.

    Se o Réu está quebrado financeiramente, não tem o nome limpo, eu estudo com o cliente se a rescisão contratutal e a retomada do bem é a melhor opção, regalmente sim, pois a dívida trava a vida toda, algumas para sempre (se for feito cobrança judicial pelo banco).

    Ainda que a dívida seja grande, quando a pessoa paga a vida sempre começa a andar.

    Após o resultado dessas ações eu entro com Ação de Danos Morais, se for possível receber. Pode pedir danos morais jundo com outra ação.

    V

    Valeria Furlan Terça, 13 de junho de 2023, 0h51min

    Em 30/04/2023, um Honda City à vista, sendo R$ 105.000,00 no mesmo dia, através de transferência bancária, e o restante de R$ 18.000 em espécie, no dia seguinte, 31/03/2023, conforme consta no contrato e ficou acertado no contrato que, a loja iria pagar as parcelas de IPVA que faltavam, assim como a transferência do automóvel para meu nome.

    Hoje, 22/05, após mais de 50 dias da compra do City, ainda não estou em posse do documento do veículo em meu nome , e mesmo cobrando toda semana, eles sempre me dão uma desculpa, dizendo que o antigo proprietário conseguiu ir ao cartório fazer a transferência.

    Pesquisando os dados do automóvel no site do DETRAN, descobri que ele se encontra com restrição pelo banco SAFRA e com pendencias de multa e IPVA.

    Entrei em contato com o antigo proprietário, e, para minha surpresa , ele me disse que estava aguardando a loja quitar o financiamento do carro, para entregar o documento, que já esta assinado faz mais de 15 dias.

    Ou seja, a loja está enrolando para quitar o financiamento, mesmo recebendo o valor integral do carro à vista. Já tente negociar com a loja sem sucesso, fui na delegacia e fiz um B.O de estelionato. Mas gostaria de sabe quais medidas judiciais devo tomar para não perder o carro que paguei a vista.

    G

    Gbs Terça, 13 de junho de 2023, 2h02min

    Bo de 3stelionato? Delegado ou escrivão burro...ate onde vc contou nao se trata de estelionato e sim descumprimento de uma obrigajção civil que se redolve ingressando na justiça.