Meu vizinho é camioneiro, e a partir de um determinado tempo, passou a sair para viajar todos os dias as 2:30 da madrugada, e seu caminhão é antigo e demora fazer ar para liberar os freios, assim a minha casa é invadida pela fumaça preta fedorenta e que arde os olhos e garganta, e para piorar a situação, outros dois camioneiros amigos desse meu vizinho também estão estacionando seus caminhões na rua em que moro, assim já imaginam como venho sofrendo com, barulho e fumaça pois eles estão carregando o mesmo material e saem juntos de madrugada. Já reclamei com ele com educação, mas ele simplesmente ignorou e disse que a rua é pública, Além de tudo isso, ainda sujam a rua com lixo, e pneus velhos encostados em um murro. Moro em um bairro residencial. Além da lei do silêncio, existe alguma lei que restringe que esses caminhões sejam estacionados nesta rua e que saiam de madrugada causando esses transtornos?

Respostas

    D

    dane_1 Domingo, 15 de julho de 2012, 11h58min

    bom dia se eles pagam sua taxas municipais como autônomos eles podem estacionar em qualquer lugar no município desde que não seja local proibido, agora quanto a sujeira e pneus velhos na causada isto não pode , você pode denunciar na prefeitura para que eles tomem providencia .

    H

    Hen_BH Segunda, 16 de julho de 2012, 13h08min

    Chega a ser irritante essa afirmação que as pessoas normalmente usam de que "a rua é pública" para fazerem as bobagens que querem, como se algo público fosse coisa de ninguém.

    Essas pessoas deveriam ir ao Dicionário Aurélio e ver qual o real significado do adjetivo "público":

    "Do lat. publicu.]
    Adjetivo.
    1.Do, ou relativo, ou pertencente ou destinado ao povo, à coletividade."

    Ou seja: dizer que a rua é pública é o mesmo que dizer que ela é de TODOS (minha, sua, do caminhoneiro, da presidente, do mendigo) e por esse motivo as pessoas não podem dar destinação que bem entenderem a algo que não é só seu.

    A própria lei (Código Civil) define a rua como "bem público de uso comum do povo":

    Art. 99. São bens públicos:

    I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças;"

    Sendo assim, embora a "rua seja pública" ninguém pode praticar nela atos que firam os direitos dos demais "donos".

    Certíssimo que o caminhoneiro possa estacionar na rua (pois ele é "dono" também), desde que não o faça de modo a trazer transtornos aos demais usuários. Se usam a via como depósito de lixo, cabe aos vizinhos que estãos sendo prejudicados acionar o Poder público para que tome as providências necessárias.

    Almir Souza

    Almir Souza Domingo, 15 de maio de 2016, 12h09min

    Vejo que não temos respostas contundentes, nada legal, também tenho esse problema, moro em um edificio e o caminhoeiro que mora em uma casa ao lado tem de aquecer seu motor de tempos em tempo, como estamos um nivel acima de sua casa a fumaça do seu caminhão vem direto para os apartamentos que estão ao lado do escapamento, fumaça mata, o que podemos fazer, a quem reclamar, a rua é publica mas a saude tem prioridade sobre o publico.

    A

    Anne Torres 39137/PE Domingo, 15 de maio de 2016, 12h19min

    A lei do silêncio é para todos, se o barulho o incomoda, se a fumaça pode trazer males a saúde, deve ser realizado reclamação formal a prefeitura, até a policia e por fim a justiça. A rua pode ser pública, mas não é motivo para atrapalhar o direito do outro ao silêncio e a saúde. Tentar de forma pacífica é sempre o melhor remédio, mas se não obtiver êxito, procure outros meios, só evite recorrer a violência.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.