após 15 dias de atestado tenho direito de ir ao inss??
em janeiro deste ano fui submetida a uma cirurgia onde o médico me deu 15 dias de atestado, logicamente eu operada não voltaria a trabalhar, a empresa nunca me procurou, chegando próximo a pericia, fui até a empresa para que eles me dessem o papel para levar até o inss com a data do ultimo dia trabalhado, eles me informaram que não foi aceito o meu atestado, sendo que nunca me procuraram para corrigi - lo, disseram que devia ser um atestado de 16 dias.. ai sim eu iria ir para o inss e que 15 dias não seria valido pois eu poderia ter voltado no 16º dia, liguei para o medico pedindo a ele, ele me disse que não procede essa informação pois a lei permite que ele de 15 dias a uma pessoa, passando isso é com o inss.. minha pericia está chegando e não sei o que fazer, liguei p inss ninguém sabe me informar.. desde .já agradeço, obrigado!! (nesse periodo fui submetida a 2 cirurgias, e uma internação de uma semana)
Somente faz jus a avaliação pela perícia se o atestado ultrapassar 15 dias.
Se esse atestado foi o 1ª dentro de um período de 60 dias, relacionado ao mesmo evento ou a ele ligado ou consequente, de fato, seria necessário mais outra licença para que vc pudesse requerer a perícia junto ao INSS.
Os 1º 15 dias são pela empresa. Somente se houver outras licenças e que passa a ser de responsabilidade do INSS, para passar pela avaliação da perícia.
Vc diz: "nesse periodo fui submetida a 2 cirurgias, e uma internação de uma semana". Mas a que período vc se refere? Aos 15 dias da licença do atestado médico?
Se por acaso o periodo foi maior do quer 15 dias, vc precisa que o médico lhe forneça os atestados cobrindo esses dias, caso contrário vc nada irá conseguir junto ao INSS.
entendi, como fiz a primeira cirurgia, logo encaminhamos a segunda e logo fui internada.. tudo foi em seqüencia.. dentro de 1 mes mais ou menos, no caso eu preciso do que?? de um atestado de 16 dias?? eu tenho essas comprovações, só que a empresa me pede um atestado de 16 dias, o medico diz que nao procede.. o que eu faço?? o medico me disse que me dando um atestado de 15 dias, o resto eu tenho que provar para o inss não para a empresa.. to perdida.. ta chegando minha pericia.. mas mesmo assim obrigado!!
De fato, não é necessariamente para a empresa que vc tem de provar, mas se a empresa não souber que vc tem licença médica que ultrapasse 15 dias eles não terão como saber se vc tem direito ao afastamento previdenciário.
Os 15 dias não são exatamente corridos, nem sempre o médico sabe disso, não é a área dele. Estranho muito o médico se negar a fornecer esses atestados de afastamento, pois qualquer médico sabe que é necessário fornecê-los para efeito de direito previdenciário. Por isso a empresa tem de ter conhecimento deles, muitas vezes são as empresas que encaminham, embora o próprio interessado possa agendar a pericia.
O que vc precisa e que o médico coloque no papel que vc precisa de "X" dias de afastamento do trabalho para sua recuperação. Se quem fez a cirurgia não foi o esmo médico, vc pode ir ao setor de assitência social levando toda a documentação de sua internação e pedir uma declaração confirmando o que se passou (internação, cirurgia e recuperação a cirurgia), mas o tempo necessário de recuperação fora do hospital só o médico é que pode fornecer, pois é ele quem sabe de quanto tempo será necessário para vc se curar.
De posse de toda essa documentação vc leva à perícia e tmb informar na sua empresa. É importante a empresa saber do andamento de seu processo de afastamento, disso procede toda a aprte de recolhimentos que eles tem de fazer poios eles tem de informar na GEFIP o movimento do empregado (afastado ou não, e por qual motivo).
Disso o médico não sabe!
Boa sorte!!
Boa tarde !! Tenho uma dúvida.Trabalho em uma empresa como auxliar Administrativo,onde tenho um caso parecido,tenho um funcionário que pegou atestado de 15 dias corridos,sendo que ele já me ligou me solicitando a carta para afastamento pelo INSS. Eu só poderei fornecer a carta para o funcionário se ele completa 16 dias correto? Aguardo resposta.
Bom dia, estou com uma dúvida referente ao afastamento pelo INSS. Sou gestante e tive ameaço de parto prematuro no dia 20/10, assim sendo, peguei 15 dias de atestado, que foram do dia 20/10 a 04/11. Gostaria de saber se por acaso eu pegar agora no mês de novembro mais um atestado de 11 dias eu precisarei fazer perícia? Contando que 11 dias foram no mês de outubro e 4 dias no mês de novembro (faltando 11 dias no mes de novembro para fechar 15 dias). Desde já agradeço!
Olá boa noite machuquei meu dedão da mão esquerda e fui ao pronto socorro da minha cidade n dia 16 02 o médico me deu 15 dias pra mim ficar em casa e retornando no dia 02 03pra verificar se meu dedo estaria melhor, trabalho 12por 36 em um condomínio e lá eles estão fazendo de tudo pra mandarem os funcionários embora por justa causa ou pra prejudicar em de qualquer jeito gostaria de saber se receber alta volto a trabalhar dia 03 03 se eles podem me mandarem embora por justa causa ou me mandar procurar o INSS sendo q esse ano e o primeiro atestado q levo obg