Processo arquivado desde 2010. Como desarquivar?
Boa Tarde Doutores,
Minha irma ajuizou uma acao em 2008, epoca essa que eu ainda nao tinha OAB e por isso ele contratou outro advogado.
Sendo que o advogado deixou o processo ser arquivado, nada fez, e o processo esta arquivado desde maio de 2010.
Minha irma ganhou esta acao, tendo sido a re condenada em 8000,00, sendo que apos isso houve arquivamento e ela nao recebeu nada.
Eu sou recem formada, tirei minha OAB a pouco tempo e gostaria de orientacoes.
Pfreciso peticionar solicitando ao juiz o desarquivamento e pagar a greerj certo?
Seria uma peticao simples para desarquivar?
E a greerj seria alto o valor? Como recolho?
GRATA
Dra.Carla1980;
1) peticionar (peticao simples) solicitando ao juiz o desarquivamento.
2) Solicitar assistência Judiciária ( juntar DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA)
3) Observar que o motivo é extrair dados da sentença, para providenciar o cumprimento da sentença ( Não sei se é o caso, mas parece...);
Fraternalmente;
O procedimento é bem simples: basta uma petição requerendo o desarquivamento do processo a fim de ter vista ao autos dirigida ao juiz da vara em que tramitou o processo. Antes, porém, certifique-se que houve baixa e arquivamento. As custas judiciais não devem ser muito significativas. O pedido de justiça gratuita por não poder arcar com as custas do processo, da mesma forma, é bem simples. Todavia, tal declaração pode ser objeto de prova, se assim entender o juiz. Na Justiça Federal, onde as custas são quase simbólicas, tais declarações têm recebido tratamento rigoroso, dando muita dor de cabeça aos advogados que não conseguem comprovar a situação de hipossuficiência. Bem, se até agora o procedimento é bastante simples, na fase executória se torna um tanto complexa para uma profissional iniciante. Um detalhe: a autora da ação deverá passar procuração para a advogada que pretenda requerer o desarquivamento. Dica: ver modelos de petição no google, digitando "petição desarquivamento". Da mesma forma com relação à procuração. É o conhecido e popular "Dr. Google". Não posso garantir, mas no jusnavigandi também deves conseguir. Minha opinião: deves tentar se associar, nesta causa, a um advogado com mais experiência, porquanto a fase executória, repito, é bastante mais complexa e pode ter muitos "incidentes" processuais. Boa sorte !!!
Quanto ao procedimento relativo ao advogado anteriormente constituído: a procuração passada ao novo advogado revoga tacitamente a anterior. Há um porém: se o advogado anterior não recebeu seus honorários poderá ele ingressar com uma ação postulando ressarcimento relativo à fase de conhecimento, na qual atuou e obteve ganho de causa. Desconheço se foi firmado algum contrato de prestação de serviços entre a autora e seu advogado. Mesmo na ausência dele o advogado que atuou no feito deve ser remunerado, proporcionalmente aos serviços prestados, se já não o foi. Renovo minha opinião que deves procurar se associar a um advogado mais experiente, pois deixas a entender que tens muitas dificuldades como advogada iniciante. Boa sorte !!!