• Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Rayane Santos

    Rayane Santos Segunda, 28 de março de 2016, 12h11min

    tenho 17 anos, estou namorando a muito tempo e estamos comprando nossas coisinhas para no meu aniversario poder me mudar porque minha mãe é a moda mais que antiga e me controla muito, eu estou namorando escondido a anos porque ela não me permite fazer nada, nem namorar, nem sair para festa com os amigos...
    mas tenho uma preocupação, ela me ameaça muito e já me bateu varias vezes por besteiras que pessoas ficam boquiabertas e ela diz que só vou poder sair aos 21 anos e se eu sair aos 18 ela me trás de volta para casa.
    o que eu faço? posso sair de casa mesmo assim?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de março de 2016, 13h24min

    Vc pode sair da casa dela no dia que completar 18 anos, mas já podia ter saido se desde seus 14 anos tivesse buscado aprender uma profissão (cursos do Senai, Senac,. etc) e assim, aos 16 anos conseguir um emprego formal que pagasse salário que a sustente.

    Lembre-se que depois que sair de casa e o namoro não der certo, vc terá de sobreviver SOZINHA, às suas próprias custas. Pensão para ex mulher não existe mais.

    Pamela Eduarda Ritter

    Pamela Eduarda Ritter Domingo, 17 de abril de 2016, 23h31min

    Olá tenho 17 anos e mês que vem fasso 18, eu quero sair de casa, mas minha mãe disse que não vai deixar porque eu só tenho o direito de sair de casa sem o consentimento quando eu fazer 21... Bom eu posso sair de casa com 18 ou não? ? Gostaria que a pessoa que me respondesse mostrasse com a lei, para que eu possa mostrar para ela... Obrigada

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de abril de 2016, 15h29min

    Pamela, sua mãe é uma pessoa ignorante, não sabe de nada. Vc será considerada pela Lei como emancipada no dia que completar 18 anos.

    Não se esqueça que sem profissão as chances de emprego se reduzem, e ficam restritas aquelas funções que pagam salários miseraveis, portanto, não se esqueça que ao se emancipar seus pais tmb deixam de ter qualquer obrigação com vc.

    Vc não tem de mostrar para ela coisa alguma, não adianta copiar e imprimir algum artigo da Lei. O que vai valer será sua atitude. Se vc já se considera adulta e responsavel por si mesma, que jamais irá se expor a situação de risco, de miséria, a levando a voltar rastejando com o rabo entre as pernas para a casa da mamãe, vc irá apenas agir com juiz e responsabilidade, buscando estudar e conquistar uma profissão e conseguir um emprego que a sustente. Então vc poderá simplesmente se assumir na vida. Vc poderá fazer isso até o mês que vem?? Se poderá, apenas faça suas malas e vá embora!!

    Bruuna Santos Biel

    Bruuna Santos Biel Segunda, 02 de janeiro de 2017, 8h38min

    Ola
    Eu estou confusa,eu agora tenho 18 anos e faço 19 em fevereiro eu queria sair de casa mas a minha mae disse que não posso porque ela tem um papel da segurança social ou que é a dizer que não posso sair de casa so aos 21 anos...
    Porque quando era pequena a minha mae andou na segurança social pa ver se eu ia ficar com ela ou com o meu pai e fiquei com ela e podia ir ver o meu pai com uma pessoa maior de idade e por isso e que ela me disse que tem um papel e so posso sair aos 21 anos
    É verdade ou se quiser posso sair?
    Ajude-me

    Mel'zinha Duarte

    Mel'zinha Duarte Terça, 10 de janeiro de 2017, 11h27min

    tenho 18 anos, daqui alguns dias farei 19. tenho direito de sair de casa normal, e ir morar com meu namorado?

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Terça, 10 de janeiro de 2017, 13h01min

    Meninas, voces que já passaram dos 18 anos são livres para ir onde quiserem e poderem. Ninguem segura voces mais, sejam livres e independentes, só lembrando que não dependendo mais de suas mães ou pais, não vão querer depender de homens, pois se não é sair de uma reclusão e cair numa cadeia.

    A

    Amanda Quarta, 18 de janeiro de 2017, 15h04min

    Ooi boa tarde
    Eu tenho 18 anos a minha mae nada que eu faco esta bom so sabe briga cmgo passa a mal na cabeca do meu irmao que fica so na rua

    Eu ja namoro a 1 ano e meus pais ate agora nao aceitaram me maltrata e maltrata ele quando vem em casa eu posso sair de casa
    E se ela chamar a policia pra mim ?

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Sexta, 20 de janeiro de 2017, 16h20min

    Amanda sua mãe só será atendida pela policia se voce a agredir, ou se ao sair furtar alguma coisa dela, fora disto o melhor que tem a fazer é te dar um abraço de despedida.

    Gabrielle Ferreira

    Gabrielle Ferreira Segunda, 20 de março de 2017, 17h58min

    com 18 anos, mesmo que a pessoa não trabalhe ela pode sair de casa para morar com outra pessoa? contra a vontade dos pais? e se os pais tentarem levar para a justiça daria algum problema?

    Lisnei

    Lisnei Contagem/MG 182613/MG Terça, 21 de março de 2017, 7h02min

    não dá problema algum, pode sair sim. E aproveitar arrumar um emprego ou trabalho.