o que?? Meu cabelo levou advertência! Porque tava solto!
Eu não trabalho com alimento e querem obrigar as funcionária a prender o cabelo, e usar maquiagem, alegando ser normativas da empresa. Gente! Levei advertência porque não quis prender! Queria saber se eles podem interferir na minha apresentação pessoal, sendo que ela é impecável! Cabelo bem cuidado, unhas feitas, rosto limpo, e uniforme completo! O pior é que só eu que levo advertência! No dia, tinha várias meninas, de cabelo solto, sem maquiagem, e com uniforme incompleto! Quando questionei minha chefe, o porque somente eu fui advertida, ela respondeu: vá cuidar do seu rabicózinho! O que eu faço? A loja pode interferir nisso? Porque pelo jeito, não vou nem poder cortar o cabelo do jeito que eu quero, porque dependendo do corte não dá pra prender! O que eu faço! Me recuso a prender! (já trabalho nessa loja há um ano, e essa babaquice começou agora).
Se não há um acordo coletivo com essas normas, e um documento assinado pelos funcionários aceitando essa determinação, vc não está obrigada a cumprir. A obrigação é do uniforme, caso esteja em acordo o uso, ou seja, caso esteja nas normas internas e vc tenha recebido um documento e assinado dando ciencia, maquiagem nunca vi, vc é aeromoça? hahahahaha corte ou arrumação do cabelo tbm nunca vi. Por tanto, recomendo que converse com um advogado trabalhista, pois isso está me cheirando assedio moral. Soube de uma decisão a um tempo atrás, onde um funcionário de um banco foi advertido pela barba. Tem homens que não a fazem, apenas aparam e limpam, deixando a barba, particularmente não vejo problemas. Mas o gerente implicou e ele acionou a Justiça alegando o assédio moral e a inconstitucionalidade da obrigação que nem estava nas diretrizes da empresa, e alegando que o banco não pode ditar como o funcionário deve fazer a barba, deixar o bigode ou coisa parecida. Ganhou. Por tanto, abre teu olho...
Atendente de loja. Naum, eles naum deram nada pra assinar, apenas falaram que eram as novas normativas. Eu pedi uma "carta" onde incluía a normativa, pra levar pro advogado, e eles se recusaram a dar. Que eu saiba, eles tem que interferir no trabalho dos funcionário quando há necessidade, não no cabelo e maquiagem. Ah, obrigada. :)