AUTORID. DELEGANTE OU DELEGADA, QUEM É O COATOR?

Há 13 anos ·
Link

Vejamos a seguinte situação fática.

O governador delegou ao Secretário da Saúde a competência para contratar e demitir médicos, um médico que foi demitido entendeu que a sua demissão foi feita ilegalmente, busca o médico a Justiça, para via MANDADO DE SEGURANÇA anular a demissão.

QUESTIONAMENTO

Quem deve constar como autoridade coatora, o governador (delegante) ou o secretário (delegado) ou os dois?

A situação acima descrita é hipotética, entendo que tal questionamento serve para qualquer ato decorrente de delegação.

Destaco que a delegação não possui qualquer ilegalidade, o motivo do presente fórum é estabelecer somente quanto à contestação do ato administrativo DEMISSÃO.

18 Respostas
Eduardo
Há 13 anos ·
Link

O secretário. Cabe também ver neste estatuto hipotético se a competência de demissão é do governador, exclusivamente, ou se seria privativa com a possibilidade de delegação

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Quanto à delegação não há nenhuma irregularidade, o fato a analisar é somente de o delegado ou delegante ser a autoridade coatora.

No entendimento do colega Eduardo seria a autoridade delegada.

Aguardo novas participações.

1 resposta foi removida.
.ISS
Há 13 anos ·
Link

Errado! Continua sendo o secretário de segurança, aquele que recebeu a delegação, exemplo clássico delegado da receita federal comete um ato ilegal, quem responde o ms? O delegado ou o ministro da fazenda? Por óbvio o delegado autor do ato.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Lembrando apenas, que se ataca o ato e não a autoridade.

E, sim, daquele que recebeu a delegação, pois que responsável pelo ato.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Caro pensador, havendo a delegação a responsabilidade pelo contiuna sendo do delegante, apenas sendo realizada por outro agente público. Salvo melhor juízo.~Vejamos um acórdão do TCU.

Acórdão 1.247/2006-TCU-1ª Câmara

TOMADA DE CONTAS ESPECIAL. RECURSO DE RECONSIDERAÇÃO. IRREGULARIDADES NA EXECUÇÃO DE CONVÊNIO.

  1. A delegação de competência não transfere a responsabilidade para fiscalizar e revisar os atos praticados.

2.O Prefeito é responsável pela escolha de seus subordinados e pela fiscalização dos atos por estes praticados. Culpa in eligendo e in vigilando.

Leia mais: jus.com.br/revista/texto/18303/qual-a-responsabilidade-do-prefeito-municipal-por-ato-administrativo-praticado-por-secretario-municipal-que-receba-daquele-expressamente-via-ato-juridico-normativo-positivo-delegacao-de-competencia-para-ordenar-despesas-publicas-autonomamente#ixzz1s37i3LOv

Me permitam lembrar o delegado citado não é uma figura administrativa como o delegado de polícia, ele é o que recebeu uma delegação específica para um ou mais atos.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Continuo mantendo minha posição.

A jurisprudência se refere a culpa.

No caso do tópico, o que se visa é sanar ilegalidade de ato. Autoridade coatora o delegado. A responsabilidade civil se houver é do delegante. A responsabilidade criminal se houver é do delegado.

Ataca-se ato do delegado, pois eis que o praticou.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Levando em conta que o mandado de segurança deve ser dirigido a quem pode corrigir o ato guerreado, a delegação para alguem fazer algo deveria conter também a delegação para desfazer, ou poderá o delegado dizer que não tem competência para desfazer os atos.

Espero ter me feito entender.

.ISS
Há 13 anos ·
Link

Ele praticou o ato o MS vai determinar que ele que recebeu a Delegação cumpra o determinado na sentença.

Anna-
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Boa tarde a todos Meu nome é Anna gostaria que se os nobres doutores pudessem me esclareça uma dúvida. O caso é o seguinte: Maria foi vítima de fraude, onde o terceiro conseguiu dentre outros, até mesmo uma inscrição no CPF, mas utilizando-se de documentos dessa, ou seja utilizou nome pai, mãe com a supressão de "s", data nascimento a mesma, e o titulo de eleitor conseguiu se cadastrar, pois Maria ainda não tinha sido inscrita. Ocorre que, após tentar abertura de conta corrente Maria ficou ciente de restrição no serasa, tinha 90 fls. de cheque devolvidas, uma empresa em seu nome (individual), e que como se não bastasse teve seu CPF suspenso, enquanto que o outro obtido por estelionatários continua ativo mesmo após inúmeros reclames junta a receita federal. Pergunta-se qual a ação mais acertada??? MS contra ato do delegado da Receita Federal??? se alguém puder opinar grata.

..ISS
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

MS não é! pode ser HD!

Anna-
Advertido
Há 12 anos ·
Link

..ISS Boa tarde, Talvez não tenha sido bem clara, o que pretendemos é tão somente fazer com que a receita federal restabeleça o CPF da Maria, que ao ser detectado todas essas fraudes suspendeu o CPF da Maria, enquanto que a terceira pessoa que vem utilizando dos números de seus documentos encontra-se ativo, em pleno vigor, para continuar a dar golpes.

Temos que penso ingressar com MS para forçar a receita a reabilitar seu CPF e suspender o outro que se encontra ativo, trazendo numero diferente mais sendo o mesmo RG data de aniversário filiação.

Se alguém tiver um modelinho e quiser compartilhar agradecemos.

..ISS
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Aí! minha cara, o que vc pretende é uma retificadora de dados sendo assim não é MS e sim HD.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

ATUALIZANDO

CONFÚCIO
Há 12 anos ·
Link

Ana, boletim de ocorrencia, requerimento administrativo perante a receita federal e ação anulatória das dívidas com tutela antecipada para suspender a exigibilidade , tudo conjuntamente e, somente depois, a possibilidade de um MS em caso de inércia da receita CPF...

..ISS
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Nossssssaaaa!

..ISS
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

BO para que? ninguem ta exigindo nada em momento algum se falou em dividas sendo cobrada. O que ela pretende é ter o CPF que para ser emitido deve ser feita retificação de dados assim, a ação é HD e não MS.

Autor da pergunta
Há 12 anos ·
Link

Creio que a idéia do BO é pela falsidade ideológica por usar os documentos de outra pessoa para tirar o CPF, porém me ficou uma dúvida, Maria já tinha CPF antes de ser feito o do terceiro? Pois se ela tinha CPF e o do terceiro é um novo não consigo entender o por quê do dela ter sido suspenso, estão achando que ela é que falsificou?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos