Meu tio casado e sem filhos morreu e deixou testamento sem registro em cartório, cujo conteúdo nao tenho conhecimento. Minha tia ficou como única herdeira, porém ela também morreu. Quem se apossou dos bens foi uma cunhada da minha tia. Não sei se ela deixou inventário, nem testamento, mas tudo indica que não. Minha duvida é se meu pai (único irmão desse meu tio e único parente próximo ainda vivo) tem direito a herança ou parte dela. Ressalto que nunca fomos chamados para conhecimento de inventário ou testamento.

Respostas

    M

    Marcia Terça, 29 de setembro de 2015, 22h04min

    Preciso que tire uma duvida. Meu marido não tem bem nenhum e nem trabalha e os pais dele passam por dificuldades. Eu quis casar e tenho alguns bens tipo imoveis e um que comprei só com meu dinheiro apos casar. Meu marido é doente se ele falecer antes da mãe dele, ela terá direito aos meus bens?E não temos filhos.

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de setembro de 2015, 22h17min

    O que vc comprou após ter se unido a ele é tmb dele, pois na ausência da formalização da união estável vigora o regime de união parcial de bens, mas os seus bens anteriores são somente seus, fique tranquila.

    Se vc casar com ele tudo o que vieram a adquirir onerosamente será metade dele, se ele morrer os herdeiros dele serão vc e os pais, ou um deles que esteja vivo na ocasião.

    M

    Marcia Terça, 29 de setembro de 2015, 23h03min

    Sim, logo a mãe dele tera direito apesar de apenas eu ter comprado o imovel?

    R

    Rafael F Solano Terça, 29 de setembro de 2015, 23h50min

    Marcia, o direito é o mesmo para ambos os lados. Se vc fosse do lar e seu marido tivesse comprado com o dinheiro dele um imóvel este seria metade seu.

    Da meação entende-se o mútuo apoio, de algum modo seu marido colaborou, direta ou indiretamente, nas conquistas do casal, por ambos.

    Exclui-se da meação o que foi adquirido com recursos conquistados antes por vc, isto é, se vc provasse que o recurso usado na aquisição do bem é proveniente de antes de se unir a seu marido.

    M

    Marcia Quarta, 30 de setembro de 2015, 12h22min

    Olá, por obrigada pelas respostas, mas tenho ainda algumas perguntas.
    1. Eu ainda casada em regime parcial de bens e sem filhos. No caso acima que eu citei se eu comprar hoje um imovel apenas com dinheiro que juntei da poupança que é conta salario meu, mesmo assim esposo falecendo irá para meus sogros metade?
    2. No caso de eu ter uma poupança neste caso acima citado os sogros terão direito a minha poupança que só tem rendimentos do meu salario?
    3. Meu marido ainda vivo, qualquer imovel no meu nome comprado com meu dinheiro ele terá que assinar para eu vender? Se tivesse me casado com separaçao total de bens ele não teria de assinar neste caso ne?
    Desde ja agradeço.

    M

    Marcia Quarta, 30 de setembro de 2015, 12h32min

    E uma quarta pergunta: se um dos pais da mulher compra imovel ela ja estando casada e fizer usufruto para ela. Marido nem sogra terão direito no caso de separação ou morte ?

    M

    Marcia Quarta, 30 de setembro de 2015, 13h23min

    pergunta 6 . Se esposa tem poupança com pai - conta conjunta onde so entra o salario do pai. O marido falecendo a sogra dela tem direito a uma parte desta poupança que esta no nome da esposa e do pai dela, sendo que o dinheiro ali é só do pai dela mas a conta e conjunta?

    M

    Marcia Quarta, 30 de setembro de 2015, 21h45min

    Outra pergunta: mulher tem previdencia privada ja ha muitos anos e marido falece , seria a aposentadoria dela. A previdencia privada era só da mulher , ela tera que dividir com sogros?

    M

    Marcia Quarta, 30 de setembro de 2015, 21h46min

    A proposito sobre a pergunta acima é previdencia privada aberta de banco

    L

    luzanira medeiros Quinta, 16 de junho de 2016, 15h45min

    Boa tarde, gostaria de uma orientação, a minha irmã perdeu o marido a 6 meses de cancer, nao tiveram filhos, ela não conseguiu ainda fazer o inventario por causa de um erro no nome da mãe dele, agora ela tambem está com cancer a minha pergunta é caso ela venha á falecer como seria o procedimento, ela não tem filhos os pais dele já morreram a mãe dela esta viva e não tem testamento nem inventário, no caso seria minha mãe a herdeira certo? ou não , por favor me orientem.

    D

    Desconhecido Quinta, 16 de junho de 2016, 18h53min

    Se o marido de sua irmã faleceu sem deixar descendentes(filhos/netos) ou ascendentes(pais/avós) vivos, a herança ficou para a viúva,(sua irmã), independente do regime de bens do casamento.
    Assim sendo, se sua irmã falecer deixando apenas a mãe viva, sem deixar descendentes, a herança ficará apenas para a mãe.
    Se a mãe falecer primeiro, a herança da sua irmã ficará para os colaterais/irmãos e/ou sobrinhos.

    Converse/consulte quem está providenciando o inventário do seu cunhado.??

    Sebastiana Azevedo

    Sebastiana Azevedo Quarta, 21 de setembro de 2016, 23h38min

    Fui casada por regime de comunhão parcial de bens. Não tivemos filhos e os bens foram adquiridos na contância do casamento. Os pais dele são falecidos também. Ele tem quatro irmão e todos estão bem financeiramente, ele não deixou testamento mas mesmo assim eles reclamam uma parte dos bens em torno de 25%.. Aí eu pergunto eles tem esse direito? e pior, dizem que querem receber em dinheiro. Só para constar fomos casados 27 anos.Por favor me esclareçam essa dúvida. Agradeço desde já.

    E

    Eldo Luis Andrade Sexta, 23 de setembro de 2016, 13h33min

    Qual a dúvida? Seus cunhados não tem direito a nada dos bens de seu falecido marido irmãos dele. Se ele ao falecer não tinha outros filhos com outra mulher nem outros ascendentes além dos pais que estivessem vivos (avós, bisavós, etc) você como esposa é a única herdeira. Abra logo o inventário de seu falecido marido.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 23 de setembro de 2016, 14h18min

    Manda teus ex cunhados catar coquinho!!!!! Não tem direito nem a 1 bala!!

    D

    Desconhecido Sábado, 24 de setembro de 2016, 15h00min Editado

    Sebastiana

    Se o seu marido faleceu antes dos pais/seus sogros, seus cunhados podem reclamar a parte que cabia aos pais.
    E os inventários não foram feitos??