Bateram em meu carro e fugiram
Ola, Bateram em meu carro e fugiram, na hora estava nervosa e nao vi nem que carro era e sequer anotei a placa. Mas meu pai ficou sabendo de um cara que bateu o carro e fugiu, podendo ser este que bateu em min, consegui descobrir que esse carro batido nao tem nenhum BO, entao fui atras e consegui fotos desse carro batido. A pergunta é a seguinte, posso entrar na justiça contra essa pessoa? Tentando cobrar meu prejuizo? Tudo indica que foi esse carro que bateu em min, mas nao tenho como provar. Tem chances de eu ganhar, por ele nao ter como provar que nao foi ele? Obrigado
"...Tudo indica que foi esse carro que bateu em min, mas nao tenho como provar..."
Se você não tem como provar que foi essa pessoa especificamente quem bateu no seu carro, a chance de sucesso em ação judicial é praticamente nula, para não dizer totalmente nula. O juiz precisa de provas (principalmente testemunhas) que digam que foi ele que bateu no seu carro e fugiu, e as circunstâncias do acidente.
O fato de seu pai ter sabido que essa pessoa se envolveu em um acidente e fugiu não quer dizer absolutamente nada se não conseguir alguma prova de ter sido ele. O juiz não aceita suposições, mas fatos e provas robustas. Quantos motoristas batem e fogem diariamente nas pequenas e grandes cidades?? O fato de ele ter batido e fugido, ainda que não haja BO, não diz em absoluto que ele tenha batido em você.
Quem garante que ele não pode ter batido em qualquer outro veículo, que não o seu, e fugido?? As fotos apenas demonstrarão que o veículo dele está batido... mas não prova em quem, quando ou porque ele bateu...
"Tem chances de eu ganhar, por ele nao ter como provar que nao foi ele?"
Ele não tem de provar que não foi ele. Isso não é ônus dele. Isso em Direito chama-se "prova negativa" ou "prova diabólica".
Seria como se eu alegasse que você, Andressa Nina, me chamou de burro, idiota, ou algo parecido, e posteriormente você tivesse de provar que não me chamou disso, quando o correto é eu provar que você disse isso. Como é que você prova que não disse algo??
É você que deve provar que foi ele quem bateu no seu carro, pois segundo o Código de Processo Civil, o ônus de provar fato constitutivo do direito - a batida e quem bateu - é do autor da demanda (art. 333, I), no caso, você.
Em Direito, existe um brocardo em latim bem aplicável ao seu caso: "alegatio et non probatio, quasi non alegatio" ou, trocando em muídos, alegar e não provar é o mesmo que não alegar.
E eu, que estou sendo acionado no pequenas causas porque um cara está alegando que eu bati atrás do carro dele e fugi. No processo ele diz que tem boletim de ocorrência e uma testemunha que estava com ele no carro no suposto momento do acidente! Estão me falando que porque ele fez um b.o. indicando a placa do meu carro (errado, óbvio) e tem uma testemunha eu vou ter que pagar!! A justiça é um absurdo nesse país!! Eu quero é processar ele por calúnia, ele está usando a placa do meu carro de má fé e injustamente, e essa testemunha está mentindo junto! Mas por conta dessa "testemunha" estão me falando que vou ter que pagar, que é assim que se dá um "jeitinho" na justiça. Daqui a pouco alguém bate no meu carro e foge, ai eu pego uma placa qualquer, anoto os dados, faço um b.o. com um amigo meu como testemunha e pronto? É isso? Ai eu recebo? Não deveria ser assim, deveria ter que provar isso! Injusto!! Vou ter um trabalhão pra tentar provar que não fui eu e não sei nem por onde começar!!
CONSULTORIA DE DADOS CORREA levantamos todos os dados do veiculo e do proprietario pela placa de qual quer veiculo,caminhao e motos no brasil. sigilo e garantia* contato por email e whtsapp. email;[email protected] whtsapp;6182394992
É SÓ IR EM TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS DA SUA CIDADE E SOILICTAR AO JUIZ UM MEMORANDO AO DETRAN COM O MODELO DO CARRO E A PLACA,ENVIAR ESSE MEMORANDO AO DETRAN PARA PEGAR O ENDEREÇO E O NOME DA PESSOA , TUDO VIA CARTA ,ENQUANTO ISSO ,FAZER 3 ORÇAMENTOS DE FUNILARIA , QUANDO A CARTA DO DETRAN CHEGAR E O 3 ORÇAMENTOS ESTIVEREM PRONTOS ,AI É SÓ LEVAR O 3 ORÇAMENTOS MAIS O MEMORANDO DO DETRAN AO TRIBUNAL DE PEQUENAS CAUSAS E ESPERAR O JUIZ CONVOCAR A REUNIAO PARA RESOLVER O PAGAMENTO, SE A CAUSA FOR ATE NO MAXIMO DE 14 MIL REAIS, ESPERO TER AJUDADO,