Tenho um filho de 4 anos, de um relacionamento passado. O Pai do meu filho nao o ve desde quando ele tinha 1 anos quando ocorreu nossa separacao, por pura falta de interesse mesmo, nunca tivemos problemas nas visitas, ele ate chegou a pegar o menino um sabado, mas quando ele teve certeza q nosso relacionamento nao tinha volta ele simplesmente nao o procurou mais. Depois o procurei para regularizar a guarda do meu filho, tivemos somente contato telefonico e ele se quer perguntou da condicao do menino. Tudo ok com a guarda do meu filho, inclusive foi estipulado pensao alimenticia e visitas, ele nunca pagou e nunca procurou o filho. Tambem nao estou interessada em exigir dele nenhuma obrigacao pois juntamente com a obrigacao dele de ajudar o filho financeiramente gostaria q ele desse afeto, e isso eu sei que nao acontecera. Estou casada com outra pessoa, q surgiu logo apos o fim desse relacionamento, e meu filho tem ele como o pai, e essa pessoa o cria com todo amor, respeito e carinho. Por conta desse descaso do pai biologico, ele se quer sabe quem e. Por isso estou com esse problema, ele ja esta ficando grandinho e logo vai ter acesso a certidao de nascimento, eu nao sei como contar a ele quem eh o pai, pois simplesmente nao tenho quem apresentar pra ele. Diante disso meu marido queria adota-lo, para ter o nome dele como pai, e tambem pensando no futuro dele, pois temos bens e ele gostaria q ele tivesse os mesmos direitos dos outros filhos que poderao vir. Num futuro nos gostariamos de contar pra ele que ele tem outro pai, mas por enquanto acho que nao seria legal pois ele se sentiria abandonado por essa pessoa. Seria possivel essa adocao?

Respostas

    R

    Roberta Leão Sexta, 09 de agosto de 2013, 16h31min

    Eu engravidei muito jovem de um cara casado, passei por muitas dificuldades , quando meu filho já estava com 1 anos eu resolvi colocar o pai na justiça para reconhecer a paternidade e pensão alimentícia , mas o que eu sempre quis que meu filho tive se um pai de verdade , isso eu não tive , para eu ter essa pensão em dia tenho que ficar entrando com ação em cima dele . Conversando com meu atual companheiro ele me fez um pedido , se poderia adota o menor. Queria saber se o meu esposo entra com pedido de guarda para o pai biológico ,se nós conseguiremos ???

    Deixou bem claro o pai nunca pegou a criança para nada , nem liga , não faz questão do filho !

    A

    Aleson Rodrigues Revoltado Cruz Segunda, 14 de dezembro de 2015, 10h53min

    gostaria de saber no caso de um pai ausente que troca a filha por uma garrafa de cachaça é pai da menor em questão e ex marido de minha atual esposa .
    Eu gostaria de adotar a menina pois acho que ela já sofre de mais teria como ou há uma brecha na constituição de 1988 que permita adoção sem a permissão da outra parte visto que ttem um estatuto que protege a menor de maus tratos que a mesma já foi vitima por parte desse "Pai"

    Anna Cristina Farina Gatolini

    Anna Cristina Farina Gatolini 200136/SP Segunda, 14 de dezembro de 2015, 11h42min

    Boa tarde Suellen,

    Peço venia aos prezados Doutores para expor aqui a minha visão dos fatos haja vista que o direito é uma ciência humana e nos permite vários ângulos para examinarmos a mesma situação.

    Todas estas situações podem ser resolvidas em um único processo.

    Em primeiro lugar, a destituição do poder familiar por abandono moral e, em segundo lugar, a adoção pela criação do vínculo afetivo entre teu esposo e teu filho.

    Teu filho perderá os direitos hereditários em relação ao pai biológico mas se tornará sucessor do pai adotante.

    O pai biológico será citado para ofertar defesa e, por esse motivo, quanto mais provas, inclusive testemunhais você tiver para comprovar que o pai biológico o abandonou, mais bem sucedidos vocês poderão ser no processo.

    Att.

    Anna Cristina

    Em primeiro lugar, conforme uma das colegas já informou, deverá haver

    H

    Hedon Segunda, 14 de dezembro de 2015, 22h12min

    O caso da consulente é de fácil resolução; basta entrar em contato com o pai que este assina prontamente a adoção. isso é se for verdade o que ela fala... Agora uma coisa me intriga, e se este relacionamento acabar? Será que o pai que não é pai vai continuar tendo afeto e pagar pensão de bom agrado????

    F

    FJ-.- Brasil Segunda, 14 de dezembro de 2015, 22h30min

    essa situação é muito corriqueira...não devemos jamais confundir uma certa ausência paterna (sempre tem vários motivos, relacionado a dificuldades que os pais tem com a separação) com abandono moral, afetivo e financeiro paterno...é sempre muito bom para criança quando tem um padrasto ou madrasta que criam essa relação parental afetiva... Mas aqui é muito difícil para analisar a situação real dos fatos... e no caso em tela mais difícil ainda é fazer uma avaliação...Adoçao unilateral com destituição do poder familiar é sempre muito difícil quando o pai biológico mesmo que mínimo tem vinculo com o filho....mais difícil ainda é fazer a adoção sem que o pai seja citado. No caso em tela, não vejo sucesso no processo.

  • -1
    Pamela Gledhill

    Pamela Gledhill Sexta, 22 de janeiro de 2016, 18h16min

    Ola meu marido mora em outro pais e temos uma filha juntos, só que a minha primeira filha não é filha dele....
    Porem queremos ir embora do Brasil (conhecer e morar em outros paise) e ele ama a minha primeira filha como se fosse filha dele e para que ela tenha o mesmo direito que a nossa segunda filha ele gostaria de adota-la... eu gostaria de saber qual o procedimento que preciso fazer para que ele possa adota-la

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de abril de 2016, 20h13min

    ALESON, em relação ao que vc postou lá naquela discussão (jus.com.br/duvidas/533594/moro-com-uma-pessoa-a-ela-tem-uma-filha-posso-adotara-menor-e-passar-para-meu-nome)

    Aleson Rodrigues Revoltado Cruz
    Aleson Rodrigues Revoltado Cruz Curitiba/PR há 2 horas

    eu sei mas haja vista o vamos dizer assim pai biológico é alcoólatra e a menina sente falta da mãe ambas tem uma ligação que eu como atual marido da mãe da menor queria que não fosse tao distanciada pois AFINAL DE CONTAS SÃO MÃE E FILHA

    Sua questão nada se relacionava a mãe e a filha, mas sim em tirar da criança o direito natural ao reconhecimento da paternidade. Nada impede que a genitora conviva com a filha!!! Vc acha que se mudasse a "propriedade" da criança ela deixaria de ter direito a conviver com os avós paternos, e toda a familia do lado paterno, porque ela mudou de "dono"??? Criança não passa de um nome para outro, ela não é carro, moto, terreno....coisa. Ela é gente, e os direitos dela estão acima dos direitos da mãe e do pai.

    O fato do pai ser um doente, um alcoólatra, em nada altera o relacionamento delas, e nem anula a paternidade da criança, muito menos permite que outro decida-se em trocar na certidão de nascimento o registro de origem desta crinaça. Vc pode ser o pai de fato, mesmo que não o seja de direito porque não é o biológico, não precisa de uma folha de papel para isso.

    Em suma, se a mãe dela quiser conviver com ela que mude-se para a cidade onde a criança já está ambientada e tem a vida dela estruturada, ou esqueça do convivio e só visite a filha como se fosse uma estranha.

    Valéria D'Paula

    Valéria D'Paula Sexta, 24 de junho de 2016, 13h46min

    Tenho uma filha que nao foi registrada no nome do pai,,,porem me casei agora com uma outra pessoa,ele quer registrar a minha filha como devemos agir..nao sei onde encontrar o pai biologico e não quero procura-lo..

    R

    Rafael F Solano Sexta, 24 de junho de 2016, 19h42min

    Se vc permitir isso estarão os dois cometendo crime de Sonegação do Estado de Filiação, previsto no art 242 do Codigo Penal, dá até 6 anos de cadeia.

    Procure fazer o devido reconhecimento da paternidade da criança, é direito dela, e depois seu marido pode propor a adoção de seu filho.

    Gabriele Sant'ana Alves

    Gabriele Sant'ana Alves Quarta, 15 de fevereiro de 2017, 22h12min

    Tenho uma filha de quase 3 anos
    O pai biologico n a ve
    Nao registrou
    Tem apenas meu nome no registro.
    Meu marido a cria desde o nascimento.
    Ele pode adotala?
    Como devo fazer?
    Msm assim tenho q pedir autorizaçao do biologico?

    T

    Thalita Quarta, 15 de fevereiro de 2017, 23h44min

    Se a criança tiver o nome do pai na Certidão de Nascimento - converse com ele, se ele tiver de acordo, pode registrar em nome do seu marido.
    Se a criança não tiver pai na Certidão de Nascimento - pode entrar com pedido de adoção unilateral do seu marido.