Desconheço dos meios legais a que devo submeter, amparando minha filha com este assunto delicado. A madastra de minha filha toma banho com ela. Eu não quero, discordo pois acho algo muito pessoal, troca de fluidos, sabonetes..., saúde, etc.Conheço o histórico do pai. Soube deste fato há algum tempo, entre as conversas com minha filha. Passei a ficar atenta e sempre perguntar, porém, como o casal separa-de por diversas vezes, minha filha conta o que se passa e não havia mais ocorrido. Passou algum tempo e eu eu achei que tivesse cessado, ou fosse acabar. Hoje repetiu-se. Ela tem 5 anos, e conversei com ela a respeito, explicando-lhe os motivos pelos quais eu não gostaria que isso acontecesse. Pedi a ela que os comunicasse. Porém, ela disse que eles não deram importancia. Como devo proceder? Agradeço antecipadamente !

Respostas

    E

    Eduardo Domingo, 20 de maio de 2012, 20h04min

    Já sabemos que sabonete não transmite mais perebas mortais e incuráveis no banho do que lavando a mão antes do almoço e fluidos corporais de madrastas não saem espirrando por aí, logo, qual é mesmo a sua angústia ou onde vê desamparo com a criança?

    E

    Elisete Almeida Domingo, 20 de maio de 2012, 20h29min

    Cara Patrizia Kelly;

    Não vejo nenhum meio jurídico para impedir os duches da sua filha com a madrasta dela, muito menos algum mal nesta prática, pelo contrário, vejo como uma forma de a madrasta tentar ao máximo evitar acidentes, é uma vigilância mais próxima.

    Também, nunca ouvi falar que há troca de fluidos no uso do mesmo sabonete, porém, mesmo que haja, um pouco de vitamina "S", não faz mal.

    Sendo assim, aguardemos pela posição de outros colegas que tenham melhor vista que eu.

    Cumprimentos

    W

    WF Domingo, 20 de maio de 2012, 20h37min

    Eu sou de uma opinião se vc nao esta gostando por que nao fale com seu ex. sobre o acontecido.
    outra coisa eu vejo tantas filhas que falam mal das madrastas, pq tbm nao ve o lado que talvez ela possa ser uma pessoa bacana para a sua filha ... eu acho que tem coiisas ppiores para se preocupar enfim sou mae tbm se isso acontecesse comigo talvez tentaria ver pelo lado bom.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Domingo, 20 de maio de 2012, 20h59min

    Nada juridicamente a ser feito.

    E

    eppp Domingo, 20 de maio de 2012, 21h02min

    Não sou advogado, ok?

    Isso depende muito do juiz. MUITO. Mas acho que seria difícil vc ter sucesso em qualquer exigência desse tipo. Entendo que somente se isso prejudicasse a sua filha de forma comprovada. Aguarde mais opiniões.

    Aogra, uma opinião pessoal: vc é a mãe e ele é o pai. Sim, vcs não estão juntos, o que quer dizer que não concordam em muita coisa. Mas o pai também tem o direito de ensinar a sua forma de viver. Sei lá, tentando mudar o foco da discussão: se vc seguisse fervorosamente uma religião, e ele seguisse outra, a sua filha ficaria dividida, mesmo que cada um de vcs tivesse uma opinião muito forte.

    M

    Maria Tereza Adv. 90717/PR Domingo, 20 de maio de 2012, 21h05min

    epp, nenhum advogado levaria uma questao dessa a um juiz, a justiça esta abarrotada de assuntos serios e importantes a serem tratados, e a questao da consulente seria tratada como uma picuinha, nao ha nada juridicamente falando a ser feito e nada de anormal na atitude da madrasta.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 21 de maio de 2012, 0h38min

    O que tem de mais tomar banho com a madrasta?
    Com ou sem, ela usaria o mesmo sabonete, ou não?
    Na sua casa, ela tem o sabonete dela?
    Se o problema é esse, compre um sabonete líquido de um personagem que ela goste e mande nas visitas pra ela tomar banho com o próprio sabonete.
    No meu tempo a gente tomava banho no açude onde as cabritas tomavam água a se banhavam e ninguém morreu por causa disso.
    Imagina por causa de um sabonete...
    Me parece ciúmes de mãe.

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Terça, 22 de maio de 2012, 1h49min

    Se isso lhe incomoda tanto, chame o pai da criança para uma conversa franca e direta.

    A

    Anna Christina Terça, 22 de maio de 2012, 15h21min

    Ao meu ver me parece mais uma picuinha.Vc fez errado no sentido de pedir pra sua filha falar cm eles.É logico q eles vão achar picuinha sua por isso não deu nem atenção.
    Sua filha reclamou do fato de tomar banho cm madrastra?essa é a questão.Acho q vc é tá incomodada cm aproximação madrastra x enteada.
    Em relação ao sabonete tá comprovado q não pega doenças mas sinceramente eu separaria os sabonetes higiene mesmo.Eu tenho o meu e meus enteados tem o dele.É coisa minha mesmo.
    Acho q madrasta não leva na maldade de tomar banho cm sua filha pode ser criação dela algo normal pra ela.Eu tomava banho cm minha filha qdo era pequena pelo fato da facilidade já q vou me molhar tda então aproveito tomar banho junto faço uma coisa só.rs.Pode ser isso.Portanto deixa pra lá.Não arrume confusão a toa.Pelo menos sua filha ta sendo bem tratada.Abraço!

    D

    dirléa Terça, 22 de maio de 2012, 17h40min

    eu nunca tomei banho com meu pai,porém,isso não impediu de ele visita a minha cama durante toda a minha infância e 2 anos de minha adolescência.
    tenho uma filha de 5 anos e outra de 17 e tomo banho com as duas e elas entre si.
    é necessário que a madrasta se excite para passar algum fluído pra criança o que não é o caso,se eu fosse a madrasta te processava,tenho 40 anos e até hoje lembro das visitas do meu pai desde quando eu tinha 4/5 anos,os anos anteriores ficaram no esquecimento.
    sua filha recebe carinho,seja muito amiga dela e receptiva,se ouver violência ela irá falar,sem vc precisar perguntar.
    eu falei por todos os anos,sem ninguém perguntar,acontece que ele era o provedor de uma família com 14 filhos.

    E

    Except Quarta, 23 de maio de 2012, 12h27min

    Uma pergunta aos nobres colegas..
    E se caso o pai tivesse se casado com outro homem, nesse caso vocês ainda considerariam salutar o padrasto ter essa intimidade com a filha da consulente?

    No MEU ponto de vista, a atitude da madrasta é imoral sim. Quem tem o dever de cuidar da criança é o pai. Acho muito bonito os comentários elogiando a atitude da madrastra entretanto, gostaria de ver qualquer um dos que comentaram, na mesma situação que a consulente está passando para ver se o discurso pacifista permaneceria.

    Muito embora considere imoral a atitude da madrastra, no momento ainda não vislumbro alternativa jurídica para o caso em tela entretanto, vou pesquisar mais a respeito.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 23 de maio de 2012, 13h30min

    Except

    Vc quer comparar uma menina tamar banho com uma MULHER com tomar banho com um HOMEM????
    SÉRIO MESMO????
    Que comparação ridícula.
    Eu tomo banho com minha enteada desde que ela tinha 3 anos, hj ela tem 13.
    Sou IMORAL???
    Mesmo??
    Por que??
    Seria melhor ela tomar banho com o pai então, ja que é obrigação dele de cuidar??
    A madrasta não pode ajudar a cuidar dos filhos do marido, por quê??
    Por que a mãe tomar banho com os filhos é lindo, é sinal de intimidade com os filhos e com a madrasta não pode??
    Seu comentário é tão maldoso quanto discriminatório, como se madrasta fosse uma pessoa estranha que não pudesse ter intimidade com os enteados!!
    A mãe da minha enteada nunca reclamou, ao contrário temos ótimo relacionamento, pois somos adultas e agimos como tal.
    E minha enteada não é só "a filha do meu marido", ela é como filha pra mim, somos amigas, somos parceiras, e fazemos tudo que podemos juntas, inclusive tomar banho.
    Comigo que ela aprendeu a compreender as mudanças no corpo, as fases das adolescência, os mistérios que envolvem essa fase tão conturbada da puberdade.
    a maldade, colega, está no pensamento e nos olhos das pessoas.
    Abraço**

    E

    Except Quarta, 23 de maio de 2012, 14h38min

    Juliana, com o devido respeito, ridículas são as suas afirmações.

    Se esse tipo de liberalidade acontece em sua casa e a mãe da criança tem conhecimento e aceita, é problema exclusivamente de vocês. Deixei bem claro no início de meus comentários, que a visão a respeito da falta de moral era única e exclusivamente MINHA opinião.
    Quanto a minha comparação caso fosse um homem, a fiz tão somente para elucidar que as opiniões favoráveis à madrasta, se deram somente por se tratar de mulher, caso fosse homem, as opiniões seriam diametralmente opostas pois, haveria a presunção da malícia, como você mesmo disse.

    "Vc quer comparar uma menina tamar banho com uma MULHER com tomar banho com um HOMEM???"

    Então explique-me você o ridículo da comparação e não apenas venha com afirmações pretendendo serem elas incontestáveis.

    Na MINHA opinião, a atitude não é correta mesmo, aos pais cabem a educação dos filhos, não vejo necessidade nenhuma em se ter esta intimidade com a madrastra, duvido que seja impossível dar banho em uma criança de 5 anos sem ter a necessidade de tomar banho junto.
    Acaso não existe mulheres que abusam de crianças?
    A mãe tem todo o direito de desconfiar da atitude da madrasta mesmo porque, tem o dever de vigiar o que acontece com sua filha.

    M

    Mari Marques Quarta, 23 de maio de 2012, 14h49min

    Provavelmente a mãe ficaria mais tranquila se a madrasta maltratasse a menina.

    Tomar banho juntas (mãe-filha ou menina-madrasta) na minha opinião significa apenas praticidade, e não falta de higiene ou algo mais serio.

    A própria mãe não relata que nas conversas a menina disse que "algo" diferente de banho tenha acontecido.

    Pelo amor de Deus, falta bom senso. Se tratam bem nossos filhos, devemos nos sentir tranquilos e não sentir ciumes que só irão tumultuar relações.

    E

    Except Quarta, 23 de maio de 2012, 14h59min

    Bom, somente expressei minha opinião e, segundo ela, este é o tipo de intimidade que se reserva aos pais.

    De qualquer forma, respeito as opiniões contrárias.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 23 de maio de 2012, 15h08min

    Except

    Foi vc que sugeriu a comparação quando disse
    "E se caso o pai tivesse se casado com outro homem, nesse caso vocês ainda considerariam salutar o padrasto ter essa intimidade com a filha da consulente?"

    Vc quem fez a compraração absurda entre padrasto e madrasta.

    EVIDENTE que menina de 5 anos tomar banho com um homem seria no mínimo confuso, e mesmo que fosse o pai, existe idade limite para o pai tomar banho com a filha.
    Agora, nao vejo nada demais, tomar banho mães e filhas, pais e filhos, madrastas e enteadas, padrastos e enteados, reservado os devidos cuidados, tanto com madrastas/padrastos como com pai e mãe, que tbm são estatísticas em casos de abuso, não pe porque são do sangue que estão imunes a cometer o crime.

    Existem sim mulheres que abusam de crianças, muitas.
    Mas uma cça com 5 anos de idade já conta histórias recheadas de detalhes, bastava a mãe perguntar como é o banho entre elas.
    Já que perguntou e não ouviu nada demais....
    Mais fácil do que ficar procurando pelo em ovo, e querendo entupir o sistema judiciário já falido e lerdo com picuinha e ciume desnecessários a relação entre a filha e a esposa do pai.
    Abraço**

    E

    eppp Quarta, 23 de maio de 2012, 16h09min

    Já tá fora do foco mesmo... e só para botar lenha do fogo...

    Acho que essa decisão é exclusiva dos pais. Com pais separados, tudo fica mais complicado.

    Eu particularmente acho que não tem nada demais. O pai é pai, pô! Coisa machista, de achar que qualquer homem que tome banho com uma criança é um tarado que vai abusar da criança! E por causa desse pensamento, os pais deixam de ter momento bons, realmente ivertidos, e que inclusive fazem bem para as crianças.

    Os índios, que andam pelados, são todos tarados? Abusam das filhas?

    Não tenho filhas mulheres; se tivesse, talvez pensasse diferente (talvez não). Eu tomei banho com o meu filho até ele ficar grandinho... acho que uns 10 anos... ele adorava fazer uma bela bagunça no banheiro. E até hoje ele gosta de entrar no banheiro e me jogar água fria quando estou tomando banho, só para me irritar. Não tenho filhas, mas não vejo pq seria diferente.
    Imagine que eu tivesse uma filha com a mesma idade. Então deveria dizer para ela: o papai pode tomar banho com o teu irmão pq ele é homem, então a gente pode fazer bagunça. Como vc é mulher, não pode tomar banho comigo, tem que ficar aqui vendo televisão enquanto a gente brinca.

    E

    Except Quarta, 23 de maio de 2012, 16h40min

    Concordo plenamente eppp. É uma decisão que cabe aos pais pois, responsabilidade deles zelar pela intimidade dos filhos. Totalmente justificável a mãe se insurgir contra a atitude da madrasta. É um tipo de intimidade que se reserva aos pais e não a qualquer outra pessoa simplesmente pelo fato de estar em companhia do pai.

    Com todo respeito Dra. Julianne, mas, acredita ser normal este tipo de intimidade porque você mesma se pôs no lugar da madrasta agora, se estivesse na situação da mãe duvido muito que teria a mesma opinião.

    abraço.

    J

    Julianna Caroline Quarta, 23 de maio de 2012, 16h40min

    eppp

    Nem me fale da "cultura" dos índios.
    Depois que vi numa reportagem que os índios mais velhos esperam am menina menstruar pra transar com elas (isso com 9, 10 anos, pois as meninas hj menstruam bem novinhas) o cacique vai lá e leva a cça pra rede e acham isso lindo, maravilhoso, que cultura!!
    Me desculpe, mas isso não é cultura, é falta de!
    Isso é crime, e eles são tão nojentos e repulsivos quanto qualquer pedófilo.
    Abraço**