Desconheço dos meios legais a que devo submeter, amparando minha filha com este assunto delicado. A madastra de minha filha toma banho com ela. Eu não quero, discordo pois acho algo muito pessoal, troca de fluidos, sabonetes..., saúde, etc.Conheço o histórico do pai. Soube deste fato há algum tempo, entre as conversas com minha filha. Passei a ficar atenta e sempre perguntar, porém, como o casal separa-de por diversas vezes, minha filha conta o que se passa e não havia mais ocorrido. Passou algum tempo e eu eu achei que tivesse cessado, ou fosse acabar. Hoje repetiu-se. Ela tem 5 anos, e conversei com ela a respeito, explicando-lhe os motivos pelos quais eu não gostaria que isso acontecesse. Pedi a ela que os comunicasse. Porém, ela disse que eles não deram importancia. Como devo proceder? Agradeço antecipadamente !

Respostas

    M

    Mari Marques Quarta, 23 de maio de 2012, 16h56min

    Diferente da Dra Juliana, sou mãe e não madrasta, minha filhas já são adultas, porem desde sempre incentivei que elas tivessem bom relacionamento com a namorada do pai.

    Volto a dizer uma mãe deve zelar para que seus filhos sejam bem tratados em especial e isto acontecendo ótimo.

    Em nenhum momento a mãe disse que a menina foi mau tratada. A leitura que faço deste caso em especial é ciumes de mãe ( o que até certo ponto compreensível), mais deve ser evitado.

    O bom senso, a boa convivência deve prevalecer para que a menina seja amada e respeitada em ambos os lares.

    E

    eppp Quarta, 23 de maio de 2012, 18h26min

    ....Depois que vi numa reportagem que os índios mais velhos esperam am menina menstruar pra transar com elas....

    Caramba! Mudou minha opinião! Não imaginava que os índios fossem tão selvagens....

    E

    eppp Quarta, 23 de maio de 2012, 18h26min

    ....Depois que vi numa reportagem que os índios mais velhos esperam am menina menstruar pra transar com elas....

    Caramba! Mudou minha opinião! Não imaginava que os índios fossem tão selvagens....

    E

    Elisete Almeida Quarta, 23 de maio de 2012, 19h26min

    Querida Dra Ju;

    Sabes bem que respeito muito as suas opiniões; porém, has de convir que muitas das praticas culturais, dos diversos povos espalhados pelo mundo, nos causam repulsa. Veja o caso das mutilações genitais femininas, o apedrejamento público, dentre tantos outros exemplos que nos causam estranheza.

    O mesmo pode ocorrer com as praticas dos nossos indígenas, no entanto, devemos respeitar, tal como a Igreja o fez ha coisa de 500 anos atras. Este habito que referistes é anterior ao descobrimento do Brasil.

    Digo mais, admiro os nossos índios, eles evitaram ao maximo que os escravizassem, ao ponto de serem praticamente exterminados. Mas, resistiram e estao a tentar dar continuidade a cultura deles.

    Abraços

    E

    Elisete Almeida Quarta, 23 de maio de 2012, 19h51min

    Ah! Dra Ju;

    Quando puderes, dê uma olhadela na minha última postagem neste link:

    jus.com.br/forum/264942/51/conversa-informal/

    Fala sobre a lotaçao do judiciario com bobagens. Eu parecia uma boba rindo sozinha quando li.

    Beijinhos

    P

    pappai Sexta, 25 de maio de 2012, 10h39min

    as mães de hoje SONHAM qe a madrasta bata e maltrate os filhos.... so pra nao ouvir que a madrasta é MUITO legal e que faz coisas que ate a mae nao faz!!!!!! deixe ela se dar bem com o pai e a familia dele!!!!!

    H

    hericall Sexta, 25 de maio de 2012, 14h00min

    "as mães de hoje SONHAM qe a madrasta bata e maltrate os filhos.... so pra nao ouvir que a madrasta é MUITO legal e que faz coisas que ate a mae nao faz!!!!!! deixe ela se dar bem com o pai e a familia dele!!!!! "

    Concordo demais com vc, pappai! Eu sou madrasta, e minha pequena adora passar as férias comigo, e eu a amo tanto! Unico problema é a mãe aliendora que ela tem, tadinha...

    P

    pappai Sábado, 26 de maio de 2012, 14h27min

    eu tb hericall... apesar do nick, sou mulher e sou, modestia à parte, uma ótimadrasta!!!
    amo meus enteados como filhos....

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Terça, 29 de maio de 2012, 3h19min

    Eu estou sonhando ...
    Meu filho tem 11 anos fará 12 em novembro.
    Até hoje tomamos banho juntos, dividimos o mesmo quarto, nos trocamos um na frente do outro e JAMAIS houve qq. problema, qualquer insinuação obscura, ou duvidosa.

    Isso vai deverás da CABEÇA de quem EDUCA.

    A

    Aline Saraiva Quarta, 30 de maio de 2012, 20h57min

    Olá tudo bem?Patrizia Kelly bom também tenho enteados e pelo que analisei da madrasta da sua filha é o seguinte ela realmente gosta da sua filha se não há nenhum assedio ou atitudes suspeitas não tem por que o desespero mais o melhor seria que vc conversasse diretamente com ela e explicasse que vc não está se sentido bem sabendo que sua filha está tomando banho com ela . Acredito que palavras bem colocadas não a machucará e nem a fará se afastar da sua filha que acredito que deva gostar dela para compartilhar esse momento com ela. E se ela é uma pessoa que goste mesmo da sua filha vai compreender que assim como ela é mulher tera seus filhos e se colocará em seu lugar como mãe. Espero ter ajudado também....

    C

    Cristina SP Original - No FAKE Quinta, 31 de maio de 2012, 3h24min

    O colega Except

    Está no mínimo sendo homofobico.

    Pior que isso, é o meu caso.

    Desde que me separei do pai do meu filho. O Victor já teve 12 madastras diferentes, isso que contei, fora as esporádicas que não soube.

    E isso, não há como impedir e controlar.

    E

    Except Quinta, 31 de maio de 2012, 10h11min

    E qual a relação disso com o assunto do tópico?

    E

    Except Quinta, 31 de maio de 2012, 10h14min

    Homofóbico? Provavelmente você desconhece o significado da palavra ou então, não compreendeu o que foi dito no tópico.

    E

    Except Quinta, 31 de maio de 2012, 10h29min

    Somente para finalizar, em momento algum eu disse que uma pessoa deveria ou não ter 12, 20, 30 madrastas... não sei de onde saiu isso.

    Somente comentei que na MINHA opinião, não acredito ser correta a atitude da madrasta e ressalto que se trata de MINHA OPINIÃO, se você não concorda, respeito seu direito de acreditar naquilo que você bem entender.

    Tenho filho e enteado, portanto, estou comentando com base na minha experiência. Respeito muito o pai do meu enteado pois consigo entender a situação do genitor que não possui a guarda do filho e portanto, tem de conviver com a situação de ter seu filho criado por outra pessoa. Apenas comentei que, este tipo de intimidade, na minha opinião, extrapola o comum.
    E a atitude que a madrasta, objeto do início da discussão, é no mínimo desnecessária, e passível de causar atrito com a mãe ou seja, poderia facilmente abster-se de tomar banho com a menina, ou isto é essencial?
    Na minha opinião, deveria prevalecer o bom senso, se a mãe não concorda, não faça para não criar atrito e pronto.

    abraço.

    M

    Marii Laura Sexta, 01 de junho de 2012, 13h47min

    Gente pra que tanto alvoroço?

    Sou madrasta e não vejo nenhum problema em tomar banho com minha enteada, acho bem mais prático, já que vou me molhar toda dando banho nela mesmo, acho melhor aproveitar e tomar banho de uma vez!

    Sem contar a bagunça que fazemos no banheiro!rsrs...

    A mãe dela nunca reclamou...

    K

    Kitty Sexta, 01 de junho de 2012, 14h45min

    Patrizia,
    Perdeu seu tempo vir questionar aqui onde as mães são tratadas como marginais que só criam picuinham por amor ao ex e não em proteção do seu filho.
    Acho ABSURDO a madrasta tomar banho com sua filha pois é uma pratica extremamente íntima ao meu ver e pode despertar sim outros sentimentos que com pai/mãe é diferente.
    Mas essa é a opinião apenas de uma mãe, não de super advogados.

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 02 de junho de 2012, 3h14min

    Não acho que ao ter contato (visual, tátil) com o corpo humano de outro de seu mesmo gênero possa "despertar" coisa alguma, exceto uma curiosidade natural por aquilo que ela ainda não conhece bem, o próprio corpo.

    Esconder que os meninos tem "piu-piu" e as meninas "borboletas" só leva a criança a tratar o próprio corpo e a sexualidade como algo proibido.

    Como dizem os mais sábios, sexo e comida é a mesma coisa. Portanto, apresentar um caldeirão de feijoada a uma criança novinha não irá levá-la só por isso a querer comer feijoada ou tornar a feijoada sua obsessão. Se mostrarem a ela o caldeirão explicando o que é, ressaltando que embora gostoso tem de ser consumido com cuidado e economia para não prejudicar a saúde, a criança aceitará aquilo tmb com naturalidade, perceberá que a feijoada é apenas mais um dos muitos pratos de comida de que os adultos podem dispôr.

    Assim, quando os hormônios prepararem aquele ser humano para as atividades sexuais, ele o fará sem traumas, de forma natural, sem vergonha do corpo, sem entraves, sem falsas pudicicias que podem gerar transtornos indensejáveis que lhe trarão sofrimento ao longo da vida.

    Comer é natural. Sexo tmb. As crianças já nascem com suas gônodas sexuais. Elas devem aceitar ter, saber o que é, mas com naturalidade.

    J

    Julianna Caroline Sábado, 02 de junho de 2012, 12h31min

    "é uma pratica extremamente íntima ao meu ver e pode despertar sim outros sentimentos que com pai/mãe é diferente."

    Jesus..........terei pesadelos.........

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Sábado, 02 de junho de 2012, 17h33min

    Tudo vai depender do modo em que as coisas acontecem, se a criança apenas vê a mulher nua, não haveria problema, desde que não haja insinuações o exibições desvirtuadas.

    Com certeza se fosse com a mãe haveria (à princípio) uma naturalidade maior nascida da segurança que a criança teria em estar com seu referencial que é a genitora.

    É meu ponto de vista baseado nas experiências advindas de uma família enoooorme! De um lado são 7 tios, do outro mais 9.... (16 tios/tias e dezenas de parentes sanguíneos, fora os aderentes e agregados!!! )

    Misericórdia!!! Quando junta tudo parece pastelão italiano!!!!!

    P

    pappai Domingo, 03 de junho de 2012, 19h10min

    acho que PAdrasto com a menina ou MADRASTA com o menino talvez não seja legal..... mas do mesmo sexo.... aí é muita paranoia