GELADEIRA NÃO CABE!!!!!!ATENCÃO
Fui a uma loja da FAST e comprei uma geladeira no valor de 3.000 do mostruário na sexta feira. No sabado falei c mha arquiteta d compra e ela entrou no site e percebeu q tirei as medidas sem contar c area d refrigeração e com oc cmt do motor. A geladeira não cabe na mha cozinha. Liguei p loja na segunda para desistir d compra, pois a geladeira continuava no mostruário (eu tinha 5 dias para ir buscar) e o atendente m disse para procurar o gerente no dia seguinte. Na terça fui a loja e pedi para cancelar a compra e pedir meu dinheiro de volta p comprar outra geladeira q coubesse n mha cozinha e recebi d gerente uma negativa. q ele poderia trocar por outros produtos d loja, mas q eu não teria meu dinheiro de volta. Expliquei a ele q o vendedor q m viu tirando as medidas não me alertou para meu erro (comum por sinal) ao tirar as medidas, mas ele continuou dizendo q o dinheiro eu não receberia. COMO DEVO AGIR???? M calar e perder 3.000 em uma compra q não m serve?? NÃO SEI O QUE FAZER!!!!! por favor aguardo orientações. Obrigado. GREG.
O gerente q m atendeu nem m deu o nome dele, ficou falando q a loja obedecia as regras do cdc e q eu nao tinha qqer direito em pedir o dinheiro de volta. Ficou citando artigos e leis q eles estavam amparados. Fiquei sem argumento. O Dr acha q devo voltar a loja e lutar pl dinheiro. Nao tem nunhumartigo q m ajude. Obrigado
O direito de desistencia de compra só se aplica às compras efetuadas pela net ou fone ou folhetos..
Estando o consumidor em contato com o produto, ou seja eu uma loja ou coisa que o valha, não poderá ser beneficiado pelo direito de desistenciaf. Varios estabelecimentos devolvem o produto com o objetivo de agradar o cliente, mas obrigação eles nao tem, não.. isso gera uma grande confusão...
A Lei
- Qual o prazo de arrependimento para as compras realizadas via internet ou telefone? Quando a aquisição de produto ocorrer fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, através de internet ou por outro meio similar) o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 (sete) dias corridos, a contar da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato, para desistência, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
A contagem do prazo inicia-se a partir do dia imediatamente posterior à contratação ou recebimento do produto.
A contagem não é interrompida nos finais de semana ou feriados.
Quando não há expediente do fornecedor no dia final do prazo de reflexão, o direito do consumidor se prorrogará para o 1º dia útil subsequente.
O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor dispõe que:
“O consumidor pode desistir do” contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.
Parágrafo único. “Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”.
No Estado de São Paulo, o art. 1º, § 2º da Lei 14.516/11 permite a desistência em 7 (sete) dias úteis, contados a partir do recebimento do contrato, se a compra foi realizada por meio de "call center" ou outra forma de venda a distância.
Para exercer o direito de arrependimento, o consumidor deve formalizar o pedido ao fornecedor. Se entregar carta, protocole uma via. Se optar pelo correio, envie com aviso de recebimento. Se o contato for por telefone, anote o número do protocolo e o nome do funcionário que fizer o atendimento. Se enviar e-mail imprima a mensagem. Por fax, guarde o pedido com o comprovante da remessa.
"Em toda compra o consumidor pode desistir no prazo de 5 dias uteis ou troca do produto ou seu dinheiro de volta".
Com o devido respeito, essa afirmação não procede. Como já foi dito acima pelos outros participantes, o direito de arrependimento, previsto no CDC (art. 49) só se aplica a compras efetuadas fora do estabelecimento. E esse prazo é de 07 (sete) dias.
"Expliquei a ele q o vendedor q m viu tirando as medidas não me alertou para meu erro (comum por sinal) ao tirar as medidas"
Ainda com o devido respeito, o vendedor, em tese, não tem obrigação de saber quais são as medidas do local onde a geladeira vai ser instalada. Pelo teor da postagem, em nenhum lugar fica claro que o vendedor foi consultado sobre isso, até porque quem estava tirando medidas foi o comprador.