A advogada deu entrada no pedido de pensão alimentícia pro meu filho. Sendo que o pai diurante o tempo que esteve comigo sempre arcou com os gastos do meu filho, não todos mas a maioria. E no pedido ela colocou q o pai não ajudava em nada. E me instruiu q , como ele não tinha comprovante dos gastos , ele não pode alegar q ajudava. De início achei certo. Mas agora me arrependi e queria saber se tem como voltar atras nisso. Pois quando estiver frente e frente com ele não vou poder mentir e nem quero. E indo contra a isso q falei , estarei mentindo, pq assinei e concordei. O que posso fazer agora???? Estou em dúvida. Como faltaram documentos a serem anexos ,ainda não sei se ja foi. Aguiardo. Por favor me ajudem! E como foi particular, teria como eu voltar atras e entrar pela defensoria pública??

Respostas

    J

    Julianna Caroline Quinta, 24 de maio de 2012, 11h31min

    Não tem como desistir da ação, pq o direito a alimentos é indisponível, pois é do menor. D
    Depois que vc dá entrada não pode mais desisistir, a menos que vc e o pai façam um acordo de um valor X com um advogado ou na defensoria pública, comparecendo AMBOS e peçam para ser homologado e consequentemente a ação que vc abriu ser arquivada.
    É a única forma.

    ?

    Adva2011 Quinta, 24 de maio de 2012, 11h59min

    Mesmo eu discordando com o que afirmei antes? Só quero o q é de direito. Como q faço pra fazer um acordo com ele? O que peço para a advogada fazer? Pq eu indo a frente com o que falei , na hora q me perguntarem não vou saber mentir e vou ter q falar q ele me ajudava sim. Não quero ser injusta com ele.Obrigada Dra. Julianna.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 24 de maio de 2012, 12h10min

    Adva

    Vc pode conversar com ele e propor um acordo, e dizer que vai pedir pra arquivar a ação.
    Se ele topar, (acredito que sim) vc deve avisar sua advogada que vcs entraram em acordo, ir com ele lá, e pedir que ela redija um acordo de alimentos e visitação de menor, constando o valor que ele pagará e como ficará o regime de visitação.
    Vcs dois assinam, e ela deve pedir a homologação ao Juiz, e em virtude do acordo poderá pedir o arquivamento da ação proposta anteriormente.
    É a única forma.
    A outra maneira é no dia da audiência vc dizer que não entendeu os termos da petição da advogada, e afirmar que o pai sempre ajudou, mas que vc não tinha como provar a ajuda, e achou que era disso que ela estava falando, que vc é leiga, não entende dessas coisas.
    É a única maneira, ou falar a verdade, que sua advogada lhe instruiu assim, mas que vc depois de pensar bem não achou justo, pois o pai ajuda como pode e a afirmação que consta no processo não condiz com a verdade.
    Vc que escolhe, coloca no colo da sua advogada, ou assume que concordou inicialmente mas se arrependeu.
    Uma pergunta: Se ele sempre ajudou, pq entrou com uma ação, ao invés de fazer um acordo homologado judicialmente com ele?

    ?

    Adva2011 Quinta, 24 de maio de 2012, 13h30min

    Muito obrigada pelo esclarecimento dra. O que acontece é q nós nos separamos depois de vários anos juntos e o términodo relacionamento não foi muito amigável e ele mesmo me instruiu a procurar um advogado pra ver o quer era de direito do nosso filho. E como não tivemos mais conversa depois desse término não tinha como entrar num acordo com ele . Ele não me procurou mais . Tem como eu falar com a advogada pra fazer isso, já q ele não fala mais comigo.

    J

    Julianna Caroline Quinta, 24 de maio de 2012, 14h07min

    Tem, claro.
    Peça a ela pra entrar em contato com ele e propor um acordo.
    Ou melhor, com o advogado dele, se já estiver habilitado no processo.

    E

    Edic Quinta, 24 de maio de 2012, 15h56min

    Bela advogada vc arranjou. De "grande" caráter

    ?

    Adva2011 Quinta, 24 de maio de 2012, 17h27min

    Agora to vendo isso Edic. Péssimo caráter. Ela quis colocar na minha cabeça q, como ele não tinha provas do que gastava ele não poderia provar nada. De momento eu pensei que tava td bem. Mas depois q compreendi q ela fez de má fé.
    Dra. Julianna , se caso eu quiser q outro advogado veja isso do acordo, como é feito com a 1° ação? Pois eu vou ter q pagar os honorários a ela. O que eu faço?

    J

    Julianna Caroline Quinta, 24 de maio de 2012, 17h51min

    Vc pode ver isso com outro advogado, mas o que vc combinou sobre honorários para dar entrada na ação de alimentos vc terá que pagar.
    Pois não tem como deixar de pagar pelo serviço dela, afinal, entende-se que vc leu, concordou e assinou o que ela escreveu, mesmo que se arrependendo depois, não é razão para não paga-la.
    pelo menos na minha visão.
    Boa sorte**

    A

    Annahy Quinta, 24 de maio de 2012, 18h43min

    Que pena existirem advogados assim... e o pior, deve ser assim em todas as áreas da vida dela... espertinha... um dia a casa cai.

    E parabéns por querer ser honesta com o pai do seu filho.

    M

    Marcelo Mendes Quinta, 24 de maio de 2012, 19h00min

    Adva2011,
    Se o seu marido ainda não foi citado para esta ação, você pode pedir à advogada para que adite a inicial. Aditamento à inicial corresponde a alteração do fundamento e/ou até do pedido, enfim, do texto da petição. Entretanto, isso só pode ser feito antes da citação.
    Fundamento:
    CPC. art. 294. Antes da citação, o autor poderá aditar o pedido, correndo à sua conta as custas acrescidas em razão dessa iniciativa."

    ?

    Adva2011 Sexta, 25 de maio de 2012, 18h46min

    Entendi. Fico apreensiva agora de querer falar com ela do acordo com ele , e ela querer questionar ou querer me cobrar mais. Ela pode querer dizer q pra eu fazer uma cordo com ele vai ter q me cobrar outra quantia. E por ser leiga nnão saber o q dizer a ela. Não quero ter mais aborrecimentos, só nao quero meu filho passando necessidade. Ejám 2 meses e nada. Essa semana q ela me deu o n° do processo e vou ter q ir no fórum pra saber como q está o andamento, pois ela não me fala nada.
    Marce Mendes eu acredito que essa forma que vc falou, a esta altura ja vai fiar mais compliado, pq não sei ele ja recebeu a citação.
    E Annahy ela é bem espertinha msm. Mas na hora do desespero foi a saída q encontrei.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sábado, 26 de maio de 2012, 19h46min

    Infelizmente existe uma raça ruim "adevogados" que se instalaram no direito de família que primam pela discórdia quando deveriam atuar como mediadores. O ideal seria denunciá-la à OAB. Gente sem caráter.

  • -1
    Munique

    Munique Quarta, 23 de março de 2016, 17h16min

    Entreu com pedido de pensão alimenticia , ja recebi a carta de intimação da audiência . porem voltamos e desejo desistir como procedo ??? Me ajude pfv

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Luu Ferraz Aquino

    Luu Ferraz Aquino Terça, 09 de agosto de 2016, 2h38min

    E se a pessoa que fez o pedido de pensão alimentícia simplesmente não comparecer à audiência?
    Isso ja não daria o direito de arquivar o processo?

    Jonathan William

    Jonathan William Quarta, 24 de agosto de 2016, 12h09min

    Boa tarde , tenho duvidas , meu pai foi preso ontem por conta de pensão , minha mãe quer saber como e oque teria que levar ao forum para que ele seja solto

    E

    Emanuelle Santos de Azevedo Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 22h12min

    Oi boa noite se alguém poder me responder desde já agradeço, Sr Advogado eu me separei do pai do meu filho há 2 anos pq ele é usuário de drogas e nunca deu 1,00 real pro nosso filho que vai fazer 3 anos agora mês de maio de 2017, eu dei entrada em 2015 com o pedido de alimentos, mais tive que ir embora da cidade justamente por causa do pai do meu filho, já coloquei ele 3 vezes na cadeia por que ele é agressivo e até hoje não aceita o fim do nosso relacionamento, então tem 1 ano e pouco que dei entrada mais nunca mais voltei lá, tenho apenas o número do processo. Gostaria de saber como.o faço pra prosseguir o pedido?????? Preciso muito da pensão. Obs não sei o endereço do pai, apenas o nome da cidade que ele mora em Montes Claros Minas gerais. Espero respostas por favor obrigado boa noite

    B

    Bunna Terça, 06 de junho de 2017, 17h14min

    tem como desistir sim
    eu mesmo desisti.
    ele ainda não tinha assinado nada mas tinham mandado ele comparecer ao forum pra assinar depois de 4 anos
    eu fui antes dele e desisti da ação

    Cariina Souza

    Cariina Souza Terça, 15 de agosto de 2017, 20h47min

    Suponhamos que ( eu coloquei meu marido na justiça pra paga pensão sendo q nesse periodo ele estava numa clinica de recuperação no caso ela foi la e desistiu e tiro ... tem cm colocar de novo ??) Uma duvida¡¡¡

    Mayra Michelly

    Mayra Michelly Sexta, 09 de fevereiro de 2018, 19h34min

    Olá quero fazer uma pergunta entrei em um processo de pensão alimentícia mais eu voltei com meu marido mais eu não quero mais entrar conta o processo tem como cancelar ou não da mais???? Me responde Pfv