Gostaria de saber como funciona a Averbação de DIVÓRCIO,meu ex- marido disse que precisa desta averbação que está comigo. Este tipo de documento não deveria ser uma para cada parte dos interessados? Afinal, para que serve esta Averbação para o homem? Pra mulher sei que serve para ela mudar os documentos dela e pra o que mais?? Tenho que entregar á ele???? Ou ele tem que ir atrás do dele??? Me respondam por favor!!!!

Respostas

    Rafaela Dionizio

    Rafaela Dionizio Sexta, 25 de novembro de 2016, 8h14min

    Bom dia, meu ex marido deu entrada no divorcio na defensoria publica, apos um tempo saiu a setença, o que devo fazer agora ?

    G

    GLC Sexta, 25 de novembro de 2016, 11h39min

    Esperar expedir Mandado de Averbação para levar ao Cartório para a expedição do Divórcio.

    J

    Jackson Oliveira Terça, 06 de dezembro de 2016, 23h29min

    Eu estou separado a um ano da minha esposa,ela não que dá a certidão de casamento pra da entrada na separação e diz que precisa da certidão, o que devo fazer? Se ela não me der a certidão da casamento?

    G

    GLC Quarta, 07 de dezembro de 2016, 10h02min

    Procure o Cartório e tire uma nova Certidão, está resolvido o problema,

    Tayse Dourado

    Tayse Dourado Segunda, 12 de dezembro de 2016, 13h05min

    Boa tarde,
    Sr advogado, Meu irmão divociou na Bahia em Irecê-Ba, hoje mora no Ceará, vai se casar ele pode procurar o cartório no Ceará ou tem que vir a a cidade que se casou?

    G

    GLC Quarta, 14 de dezembro de 2016, 10h46min

    Tayse, mande seu irmão procurar o cartório da cidade para saber se lá ele consegue adquirir a Certidão, pois alguma cidades já estão interligadas para fornecer certidão de outras cidades. Caso não seja possível, ele tem que pedir pelos correios.

    Noelia Lisboa

    Noelia Lisboa Quinta, 22 de dezembro de 2016, 11h56min

    Olá! Tenho a sentença em mãos desde 2012 mas nunca fui ao cartório para averbar. Voltei pra meu marido. Gostaria de saber como proceder. Gostaria de saber se não for ao cartório posso considerar-me casada ainda, continuando a usar a nossa certidão original de quando casamos, se tenho que anular a sentença... e também qual o alcance dessa sentença nos sistemas dos órgãos do governo a nível de informação, se ainda não foi publicado no diário oficial... preciso urgente dessa resposta...

    G

    GLC Quinta, 22 de dezembro de 2016, 15h12min

    Noélia, o correto é levar o Mandado para o Cartório para fazer o Divórcio e em seguida fazer novo casamento, haja vista que a sentença foi prolatada pelo Juiz.

    K

    karine ribeiro Quinta, 26 de janeiro de 2017, 13h29min

    ola , eu e meu marido entramos com os papeis de divorcio em 2008 chegou a carta pra nos irmos ao cartorio pra averbar , mais nos voltamos e estamos ate hoje juntos , como ficou nossa situacao ? somos casados?ou divorciados? o que tenho que fazer pra continuar casada com meu marido?

    G

    GLC Quinta, 26 de janeiro de 2017, 14h27min

    Estão divorciados, vai ter que ir ao Cartório e levar o Mandado para fazer o divórcio e fazer novo casamento.

    Cintia Maia

    Cintia Maia Quinta, 26 de janeiro de 2017, 20h47min

    Não lembro onde coloquei minha averbação de divórcio. O que precisa para eu tirar a segunda via e quais os procedimentos que tenho que tomar??? Desde ja agradeço.

    G

    GLC Sexta, 27 de janeiro de 2017, 15h45min

    Pedir uma segunda via no Fórum.

    Lu Leiliane

    Lu Leiliane Domingo, 07 de maio de 2017, 14h38min Editado

    oi a todos bem minha dúvida é a ex do meu atual companheiro entrou com um divórcio deu tudo certo guando saiu a sentença ela foi sozinha pegou a carta foi no cartório fez averbação e pronto !!! E e papel que ela mandou pro meu atual foi uma xerox da averbação que ela fez !! que consta fulana do tal poderá usar o nome de solteira!!! a dúvida é pq não tem escrito fulana e fulano poderam usar nomes de solteiro pq os dois mudaram de nome no dia do casamento não foi só ela !!! e agora o que ele deve fazer !!!

    G

    GLC Segunda, 08 de maio de 2017, 10h10min

    Se essa xérox não está autenticada não tem valor. Outra, a expressão usada é fulano voltou a usar o nome de solteiro. Ele tem que procurar o cartório para tirar a dúvida.

    Letícia Gonçalves

    Letícia Gonçalves Segunda, 08 de maio de 2017, 12h56min

    Boa tarde. Estou com uma grande dúvida. Meu noivo se divorciou a um ano atrás. Ele está com a xerox autenticada da averbação, ele poderá se casar com a essa xerox ou precisará de uma 2° via do documento?
    Grata .

    G

    GLC Segunda, 08 de maio de 2017, 18h48min

    Ele vai precisar de um nova certidão atualizada, pelo menos que tenha 90 dias.

    G

    GLC Segunda, 08 de maio de 2017, 19h45min

    No cartório onde casou

    Dayse Fróis

    Dayse Fróis Terça, 30 de maio de 2017, 10h20min

    Me divorciei em 2009, foi feito a averbação, tenho até um documento de averbação, mas fui pegar a certidão averbada para me casar novamente e me informaram que preciso do termo de audiência, para comprovar as partilhas de bens, pedi no cartório paguei uma taxa somente para verificar se existe esse termo la e lá demora 1 semana, como faço para conseguir uma cópia desse termo no Fórum e quanto tempo demora para conseguir?
    Aguardo uma resposta.
    Obrigada

    G

    GLC Quarta, 31 de maio de 2017, 17h41min

    Depende do movimento da Vara, pode ser rápido ou não, impossível dizer.