FORJAR SEPARAÇÃO, PARA DIMINUIR VALOR DA PENSÃO DE OUTRO FILHO.

Há 13 anos ·
Link

Boa noite, estou vivendo a seguinte situação, o pai da minha filha com o objetivo de diminuir o valor da pensão da minha filha, forjou que se separou da esposa, enfim, "paga" pensão pro filho. O que pode ser feito? Nunca dei entrada na justiça pois ele sempre pagou tudo certo, mas há uns meses ele me disse que havia se separado e que agora tb teria que pagar pensão pro outro filho, e eu acreditei, só que agora descobri que é tudo mentira. E agora?

Obrigada.

31 Respostas
página 2 de 2
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Caro Renato, entendo suas colocações, e pode ser que por estar magoada eu acabe colocando as palavras de forma que pareça que estou sendo urubu em cima da carniça, e não é isso. Veja, eu fui obrigada a tirar a neném da escolinha que ela estava pois onde moro, Cascavel-Ceará, não tem creche pública, só a partir dos 3 anos de idade. Então tentei uma cuidadora, uma babá, até que um dia me telefonaram que minha filha caiu da cadeira e estava no hospital, não sei de onde veio a presença de espírito pra eu não fazer justiça com minhas mãos, quando a "pessoa" me disse, que a culpa foi da minha filha na época com 1 ano de idade, pois ela era terrível e ficou em pé no cadeirão sozinha eqto ela foi até a cozinha pra pegar o suco, creio que não preciso dizer mais nada né? Muito bem, encontrei uma outra pessoa, até que uma enteada veio visita-la e trouxe uma outra criança(neto), e então a mãe do menino foi dar um danoninho para o filho, e então resolveu dar pra minha filha também, tudo bem se ela não fosse intolerante a lactose, e quando a cuidadora disse que ela nao podia comer nada a base de leite, a resposta foi, "isso é frescura de gente de SP", conclusão....UTI. Espero ter ficado claro o motivo de eu ter que ter deixado o trabalho fora.

E não é que eu tenha desistido, domingo próximo prestarei um concurso numa cidade vizinha, onde há creche, e com meu esforço e mérito, passarei, e aí sim a neném voltará pra escolinha.

Não quero de forma alguma o mesmo padrão de vida que o pai tem, aliás se quisesse isso eu não teria deixado tudo em SP e vindo pra um lugar tão simples e afastado. Aqui não tem shopping, aqui não tem cinema, não balada, levo uma vida absolutamente simples, mas qdo digo simples, é simples mesmo. Meus gastos não são com supérfluos, ou bobagens, meus gastos são altos pq a dieta dela é cara por conta da intolerância a lactose. Os gastos com alimentação com ela são bem altos, ainda tem fraldas, roupa, etc. E garanto que o pai dela manda pra ela, não atinge metade do valor gasto.

Não planejei esta maravilha de filha, e hoje acredito que Deus é quem realmente determina todas as coisas, além de laqueada eu tinha 41 anos na época, ou seja, eu era a última da fila a poder engravidar, e engravidei.

E apesar do pai dela me ameaçar de várias formas pra que eu abortasse, eu não abortei e aí ele me abandonou durante a gestação, e me mandava recados e me ligava dizendo coisas que tento, mas nao consigo esquecer, coisas do tipo, "pare o carro e atravessa a Via Anchieta e se enfie embaixo de um caminhão e morra com esta criança", "eu não quero esta "coisa" que está crescendo dentro de vc"...etcetcetc.

Não vejo a minha situação, e sim a dela. Sei que ela ainda é uma neném, e muita água ainda vai passar por baixo desta ponte. Me dedico 24 horas à ela. Resolvi abrir mão da minha vida social e tudo que isso envolve, pra ser mãe, talvez pela minha idade avançada em recomeçar essa tarefa, e ter hoje uma visão diferente da maternidade, talvez por querer compensar este total abandono afetivo do pai, não sei, só sei que aquilo que é dela, tem que ser dela.

E por mais feio que pareça, a sensação que dá, e sou muito honesta em confessar isso, coisa que poucas pessoas tem coragem, fica um desejo de que aquilo que ele não quer dar a filha afetivamente, ele que pague em moeda corrente, amor não se compra, dinheiro não paga amor ou sentimento?

Óbvio que não, mas ela terá um pezinho de meia dela, e garanto que aqui será muito útil pro futuro dela.

Deixo claro que nunca usufrui diretamente do dinheiro que o pai manda, seja $100,00 ou $1.000,00....as vezes quem que sobrou algum valor depois de comprar ou pagar as despesas DELA...tudo vai pra uma conta, onde inclusive eu dei o número da agencia e conta, e a senha para o pai, afinal não somos eternos, e se um dia algo acontecer comigo, tudo que sobra do dinheiro dela está nesta conta.

É assim que sou Renato, sou clara, sincera, honesta, e me desculpe se em algum momento passo a impressão de caça pensão. Deixei uma vida até que confortável em SP, morava numa das melhores cidades do Brasil, São Caetano, e era concursada do Estado, e abri mão de tudo pra poder recomeçar longe de tudo, pois aconteceram coisas terríveis que não cabem aqui neste fórum, mas que simplesmente quase, quase me destruíram.

Não apoio mulheres que vivem de pensão, sinceramente, das vezes que inclusive usei parte do dinheiro dela pra ajudar a pagar uma conta de energia, me senti muito mal, pois como já disse, aquilo que não é usado com ela, vai pra uma conta, onde repito, fiz questão de passar os dados e senha ao pai. Mas acredito tb que se o pai tem a obrigação de dar seja qto for, ele tem de dar sim. O que eu acho que deveria existir é uma forma deste pai, ou quem dá a pensão, ter acesso a forma como este dinheiro é usado. Canso de ver mãe que recebe Bolsa Família e pensão, no boteco bebendo e comprando sapato e roupas novas todos os meses, não é meu caso.

Realmente cometi alguns erros na vida, mas este não faz parte deles, o que é dela, é dela!

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Mari, Renato, moro num lugar chamado Águas Belas, fica no município de Cascavel no Ceará, joguem aí na busca do Google, não sei se vcs podem me esclarecer sobre isso, mas quando percebi que a situação ia apertar, eu voltei a procurar creche municipal, e qdo liguei na Secretaria de Educação de Cascavel-CE, a informação é que estão construindo uma creche, sem previsão de conclusão, talvez dentro de 2 anos. Então questionei onde as mães carentes deixam seus filhos para poderem trabalhar, e a moça me respondeu que isso não é um problema do prefeito. Olha, acho que to emburrecendo e não estou conseguindo me fazer clara, eu não deixei de trabalhar pq sou uma folgada, ou pq nao quero deixar minha filha com alguém ou escolinha. Simplesmente, não há creche aqui, e as duas tentativas de deixa-la com alguém quase a levam a óbito, e acabei sendo dispensada do trabalho, e foi quando decidi fazer um trabalho alternativo em casa, assim cuido dela e tenho um rendimento.

Com o dinheiro de algumas coisas que vendi em SP, comprei um terreno, construí uma casa, que já está em nome da neném, pois todos meus outros filhos deixei amparados. E antes de tomar esta decisão conversei com eles e expliquei que a irmãzinha infelizmente não tem pai, enfim, concordaram.

Então meus caros, quando eu falo sobre apartamento, ou fgts, falo da parte moral e nao legal.

Graças a Deus e ao meu esforço, sempre trabalhei e consegui fazer pelos meus filhos, e estou fazendo pela neném tb.

E quanto ao fato dele ser casado, talvez se ele tivesse me dito que era casado, eu não tivesse me relacionado com ele.

Não sei se agora ficou mais claro.

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Ana Paula,

De pronto se percebe que você é uma pessoa culta. Domina o idioma como a maioria de nossa população não consegue. Se nota ainda que reconhece que seus desejos de ajudar a filha em alguns momentos se confundem com a vontade de fazer o pai pagar pelo amor que não dá à criança. Reconhecer é algo que ajuda muito.

Acredito que poucas pessoas fizeram melhor uso do JUS que você. É possível que surgisse algum fazedor de média que lhe dissesse o que queria ouvir. Como encontrou além de orientações jurídicas, pessoas que primam pela honestidade posso dizer que no seu caso o resultado é muito melhor.

Sobre a ausência de creche pública, esta é uma realidade do governo brasileiro (e o povo ainda bate palmas para o Lula). Bolsa família tem, mas escolas, hospitais, segurança, tudo isto é lenda. Você tentou colocar pessoas para olharem sua filha e não deu certo. Não deixe de buscar outras porque contratarmos pessoas que fazem serviços errados é uma sina nossa e nem por isto devemos deixar de procurar.

Acho inclusive que você deve urgentemente deixar de fazer apenas trabalhos domésticos, sobretudo pela evidente capacidade de se comunicar que possui, o bom trato com o idioma que possui e sua clara capacidade de trabalhar. É até um desperdício que alguém com este potencial esteja fora do mercado e olha que aqui mesmo no jus, há umas peças raras que se dizem doutoras e sequer foram apresentadas a uma gramática.

Se surgiu esta possibilidade de um concurso se apegue a ela e tenha fé que as coisas vão se resolver. Se não for neste concurso com certeza será em outro mas não desista de forma alguma.

Sobre o pai da sua filha não querer ter contato com ela, acredite, isto me sensibiliza demais. Acho que papai do céu as vezes falha em deixar que pessoas assim sejam férteis. Com tantos lutando para dar amor e carinho a uma criança. Mas enfim, Deus sabe o que faz. Espero também que tire esta ideia de que ele está prejudicando sua filha com a falta de dinheiro.

Se há um prejuízo que ele esteja realmente dando é a falta de referência, de norte, de amor, que você nunca conseguirá suprir. Pais e Mães são importantes na vida dos filhos, cada um com sua características e o melhor pai ou a melhor mãe jamais substituirá o outro.

Infelizmente este tipo de falta não temos como obrigá-lo. Se ele gasta o dinheiro dele com remédios ou na esbórnia é um direito dele, desde que ele pague os valores da pensão. Tentar puni-lo no bolso pela ausência afetiva é uma conduta que nada pode acrescentar a sua filha e pior, pode criar ainda mais distância entre eles.

Como pra mim está claro que você só quer o melhor pra sua filha, minha sugestão é que consiga alguém para ficar com ela e que você busque um emprego que esteja à altura do conhecimento que você já demonstrou.

Acredite no seu potencial e que tudo isto é apenas uma fase. Não deixe de buscar na justiça a pensão de sua filha e se limite a receber o que é justo, até porque pelas suas palavras não é do seu feitio ganhar o que não merece.

Tenha calma, as vezes pessoas honestas e decentes são postas a prova, mas não vejo a possibilidade de que alguém com seu histórico não consiga uma boa colocação profissional.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Obrigada Renato, conseguiu me emocionar, e que bom que consegui deixar claro que não sou uma vigarista! Gostaria de dizer que qdo deixei de trabalhar fora, TEMPORARIAMENTE, não fiquei em casa sendo simplesmente dona de casa não, faço bolos, salgados, doces, dou umas aulinhas de reforço pra umas crianças aqui da aldeia, faço trabalhos pela internet, 2ª via de conta de luz, boleto de cartão de crédito, já que aqui nem Correios há. Enfim, tudo que posso fazer de honesto e sem me sentir explorando as pessoas, tenho feito. Eu sei que a mágoa e a ira, não são bons conselheiros, e sei mais ainda que, as vezes pedimos respostas e nem sempre leremos aquilo que vai nos massagear o ego, mas sim aquilo que precisamos ouvir. Há aquele ditado que diz, "pedimos a Deus o que queremos e recebemos o que precisamos". Não tenho a menor dúvida que passarei neste concurso, e que a neném ficará numa creche legal, e que inclusive só fará bem ao seu desenvolvimento. A vida vai melhorar sim, procurarei a justiça dos homens para formalizar a pensão da neném, e deixo nas mãos Dele a outra justiça.

É verdade, nunca ocuparei o lugar de pai. E se insisti tanto em tentar criar este vínculo afetivo é pq amo meu pai, pra mim ele é exemplo, meu companheiro, com todos os defeitos dele, pra mim "ele é o cara!", e talvez por esta admiração, eu tenha insistido tanto. Mas chegou a hora de admitir que o pai da minha filha, não chega aos pés do HOMEM que meu PAI é, e que a luta é minha, e só minha!

Desculpe-me se desta vez pequei com a Língua Portuguesa, pq estou escrevendo e soluçando de chorar, pq me dói, e é uma dor que não desejo a ninguém, dói demais admitir que um pai, possa além de não amar uma filha de 1 ano e 10 meses, querer prejudica-la usando meios tão baixos.

Só quero que minha filha seja uma pessoa de bem, que seja segura de si, que esteja preparada pra enfrentar a vida, que não se sinta rejeitada ou menor que qq um, pois as pessoas são cruéis, contudo, estarei ao lado dela.

Me desculpem o desabafo, me desculpem tanta exposição, todos aqui me foram muito úteis, espero que tenham ótima sorte!

Eu não sabia se poderia fazer outra pergunta aqui mesmo, então pela manhã abri outra discussão sobre as minhas dúvidas sobre o que é necessário para dar entrada no caso dela.

Obrigada a todos, de verdade, obrigada!

Juraci Flores
Há 13 anos ·
Link

Bah! Que legal! Muito bom ver que existem pessoas assim.. que realmente o que mais interessa é o bem estar dos filhos. Que são pessoas guerreiras e acima de tudo sinceras!

Rosana
Há 13 anos ·
Link

Ana Paula, tb me emocionei aqui com sua história e sua dignidade, tiro meu chapéu pra vc! O mundo esta precisando de mais pessoas assim...

Mas penso q seu ex inventou (supondo-se) essa separacao pra poder restituir a pensão do IR viu, pq pra pensão da sua filha ele poderia usar o argumento do outro filho tendo ou nao se separado. Ou então ele esta mal informado.

eppp
Há 13 anos ·
Link

Ana Paula,

Não sei se vc está lendo aqui.

Primeiro, tome algum cuidado com os detalhes que coloca aqui, principalemnte por causa do facebook. às vezes vc escreve uma coisa aqui e o seu ex pode acabar caindo aqui. Só te alertar para a privacidade.

Segundo, nem responda aos meus comentários, tá? Em nenhum momento quero ser ofensivo, é só curiosidade mesmo.

Olha, o qui qui é qui vc foi fazer aí nesse fim de mundo? Nem correio tem? Mas tem internet? Uma pessoa com a sua desenvoltura, pelo menos na escrita, está desperdiçando talento (e dinheiro) fazendo doces. Ou vc acha que esse é um bom ambiente para criar a sua filha e viver a sua vida, e aí vc vai ter que aceitar a pessoa que encontrar para tomar conta dela; ou vc acha que não é um ambiente suficiente e mude-se daí (bom, vc mencionou que fará um concurso em outra cidade).

O que vc diz de o pai da sua filha não ser homem suficiente para assumir a criança... tem muita gente assim. Sempre me custa acreditar que exista, mas eu sei que existe. Mas não fique triste com isso, vá àluta e ofereça um ambiente forte para a sua filha. O que eu quero dizer: não diga para a sua filha que o pai não presta, diga que o pai está longe. Ah, sim, e SINTA isso, pq a criança ouve e sente. Esse é o melhor ambiente que vc pode dar a ela.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Pois é, eppp, é mais um canalha como muitos que achincalham o termo "hombridade", coisa que meu pai me ensinou vir da qualidade de ser homem (veja: QUALIDADE!).

Tem muito fazedor de filho por ai, mas homem de verdade....sei não.....

Excelente colocação quanto a construir a imagem do genitor para a criança. Traumatiza menos.

Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Obviamente a primeira coisa que tenha que fazer é pedir pensão em justiça. Obviamente pode desde inicio algar que o outro pedido de pensão da companheira é fraude com objetivo de lesar a sua filha, isto é, se voce pode comprovar.

Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Estive ausente alguns dias, estudando para o concurso. "eppp", pode ficar tranquilo, não deixo nada publicado no facebook. Quanto ao correio, rs, realmente não há Correios aqui, e a internet tem que ser 3G. Olha, sinceramente, é claro que em SP eu tinha um outro padrão de vida, e é claro também que aqui estou longe de muitos "luxos", que te digo com toda a honestidade, não me fazem falta alguma. Quanto alguém pra ficar com a neném, eu de verdade, das duas uma, ou consigo um trabalho que possa pagar uma escolinha legal pra ela, ou vou levando desta forma que não me faz ter rios de dinheiro, mas que dá pra eu educar a minha filha, passar alguns princípios fundamentais, pra que ela seja uma boa pessoa. É colocar na balança, o que é a prioridade neste momento?

Pode parecer demagogia, mas não quero um monte de dinheiro na conta, vim morar neste lugar exatamente pela tranquilidade e afins. E vc se surpreenderia com o ramo de panificação, aqui neste "fim de mundo" que prefiro chamar de paraíso há uma carência muito grande.

Quanto ao pai, eu jamais faria isso, de denigrir sua imagem, ou dizer a verdade, ela terá muito tempo pra tirar suas próprias conclusões, pelo contrário, sempre o coloquei como O PAI, mas desde que descobri toda a farsa, eu deixei de falar dele, então não falarei bem e muito menos mal. Tento o máximo deixa-la fora das minhas diferenças com o pai dela, porém chega um momento que não tem como não ficar cansada. Então, como disse, ela terá tempo pra tirar as próprias conclusões. Mas não envenenaria minha filha, nunca!

Resumindo, pode parecer que estou sendo muito cuidadosa com minha filha, e estou mesmo! Trabalhei minha vida inteira e abdiquei da educação dos meus outros filhos, por ter que trabalhar, aliás como a maioria esmagadora das mães, e se isso já é dolorido quando se sabe que estão numa escolinha "legal", imagina deixa-los sabendo que a pessoa não tem nenhum preparo, nenhum.

Quando abri esta discussão, confesso que estava indignada, mas sabe, o tempo traz consolo, tudo o que ele está fazendo hoje contra a própria filha, tanto material, emocional e afetivamente, é uma armadilha pra ele mesmo, pois eu acredito que a vida vá cobrar tudo isso dele, não tenho a menor dúvida. Eu, graças a Deus, já consegui fazer por ela o que fiz pelos outros filhos, ela tem a casa dela. Tem uma "poupancinha" que tento engordar todo mês pro futuro dela, e tem o principal, uma mãe cheia de defeitos, mas que a ama e que está ao lado dela.

Talvez como já coloquei também, por ter tido esta filha com idade "avançada", e por tudo que envolve, pois a parte que está aqui colocada, é a parte "bonita" da história, se alguns de vcs se espantam com o que está aqui, se soubessem tudo....enfim, vim até aqui pra tirar uma dúvida, acabei encontrando pessoas bacanas, que acabaram me ajudando além do Direito....sou muito grata a todos, os profissionais da área, os curiosos, os que vivem situação parecida.

Darei entrada na pensão, não vou ficar me desgastando, tentando provar que ele continua casado e que forjou isso tudo pra prejudicar a própria filha, que passou o apartamento para o nome de outra pessoa pra lesar a própria filha.

Se o que for decidido não alcançar metade dos gastos DELA...sei lá qual o termo, peço revisão. E se for mais do que suficiente, a poupancinha vai engordando...rs.

E só uma coisa, não acredito que eu mereça elogios por ser assim, o correto é ser assim, lamento que tenhamos chegado num ponto que, ser honesto é motivo de elogio. De qualquer forma agradeço, mas quem merece os elogios é meu PAI...ele que nos ensinou.

Mais uma vez, agradeço por tudo o que me foi dito aqui.

Ótima sorte a todos!!!

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Ana Paula,

Não, não vejo como algo fora do normal você abrir mão de sua vida para dar a sua filha mais da sua presença. Na verdade sua história só me confirma uma realidade. Você teve outros filhos e os deixou aos cuidados de outros para trabalhar. Conseguiu melhores condições materiais que agora, tem um português culto, mas pelo visto se sente muito mais completa como mãe agora.

Como você milhares de brasileiras foram engolidas por um discurso feminista de que é mais importante sair às ruas em busca de dinheiro do que ser mãe presente. às que não concordavam com isto davam o nome de "mulheres ultrapassadas subjugadas pelos maridos".

Era preciso ser igual aos homens e conseguir dinheiro tanto quanto ele. Muitas chegaram a grandes cargos, mas se sentiam e se sentem frustradas. Tenho pra mim que é de biologia da mulher esta maior entrega aos filhos. Como homem tenho que reconhecer que sim existe um abismo enorme no que diz respeito a nossa ligação com as crianças na tenra idade em comparação com as mães. Isto é biológico e não há teoria modernista que vá mudar.

Tenho certeza absoluta de que com menos recursos você será muito mais mãe do que foi para seus primeiros bebês e sua filhinha vai sentir isto de forma indiscutível. De uma maneira transversa você sentiu na pele os efeitos desta "modernização da mulher".

Igual a você há uma outra comentarista Annahy, que também decidiu nadar contra a corrente e ser mãe e dona de casa. Pelo que ela diz está super feliz. Parece que esta "moda" de mulher no luxo não é tão bela assim. Se você largou tudo para viver sua filha e está feliz é um sinal de que as coisas vão bem.

Como uma opção assim pode não dar certo? Dará super certo e você será muito mais feliz que antes. Conseguirá tudo aquilo que busca e mostrará à maioria das descoladas o barato de ser mãe.

Sobre a pensão? Tá mais do que claro que todos somos favoráveis a que a busque e consiga melhorar ainda mais o que já está bom. Sua filha tem você e se Deus quiser, não tardará o dia em que o Pai vai entender o quanto esta menininha linda precisa dele. Quem sabe este dia chegue logo e vocês possam ter fotos dele com ela. Seria a coroação de todo seu esforço e de toda sua luta.

Tenho um filho de 4 anos e não sonho que ele seja advogado, médico, pagodeiro ou dentista. Sonho que ele seja um HOMEM e que consiga uma MULHER, com tudo em maiúsculo, assim como eu consegui. Deus me deu muita coisa boa e não posso reclamar de nada financeiramente falando, mas o que ele realmente me deu de verdade foi uma MULHER.

Espero que Deus me dê o prazer de ver meu filho se envolvendo com uma menina que tenha sido criada por uma Mãe como você. Do seu lar, não há como sair alguém menos que espetacular.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos