Não entendi o resultado da sentença! Ajuda!
Bom dia a todos. Coloquei a Embratel na justiça (pequenas causas). Porém não entendi o que li no resultado da sentença. Alguém poderia "traduzir" pra mim por favor? HOMOLOGO, para que produza os jurídicos e legais efeitos, o Projeto de Sentença elaborado pelo(a) Juiz(a) Leigo(a) que presidiu a audiência, com fundamento no art. 40 da Lei 9.099/95. Ficam as partes cientes de que os autos serão eliminados após o decurso do prazo de 90(noventa) dias, após o arquivamento definitivo. Registre-se. Após o trânsito em julgado, dê-se baixa e arquive-se. Agradeço desde já!
O juiz leigo é, necessariamente, advogado com pelo menos cinco anos de experiência forense, e concilia, dirige a instrução e profere decisão, a qual depende de homologação judicial.
Sua atuação está prevista no art. 98, I, da CF e em vários dispositivos da Lei nº. 9099/95:
CF: "Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão:
I - juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumariíssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o julgamento de recursos por turmas de juízes de primeiro grau;"
Lei nº. 9099/95: "Art. 7º Os conciliadores e Juízes leigos são auxiliares da Justiça, recrutados, os primeiros, preferentemente, entre os bacharéis em Direito, e os segundos, entre advogados com mais de cinco anos de experiência."
"Art. 40. O Juiz leigo que tiver dirigido a instrução proferirá sua decisão e imediatamente a submeterá ao Juiz togado, que poderá homologá-la, proferir outra em substituição ou, antes de se manifestar, determinar a realização de atos probatórios indispensáveis."
A criação da figura do juiz leigo tem o fim de promover a celeridade e a economia processuais e o efetivo acesso à justiça.
Na sentença que você descreveu, o juiz togado homologou o que o juiz leigo decidiu.