divisão de bens marido, esposa e madrasta
Gostaria de saber se minha madrasta tem direitos aos bens adquiridos pelo meu pai antes da união estavel deles, o caso é que meu pai é esta em separação de corpos, e ainda não divorciou de minha mãe, , meu pai separou-se em corpos de minha mãe aproximadamente no ano de 1997/ 1998, e começou uma união estavel com minha madrasta aproximadamente em 1999, minha madrasta te 3 filho do 1º casamento, eles tem direiro nos bens de meu pai(estes adiquiridos antes da união estavel) Obrigada
Se a casa tem registro junto ao cartório somente com uma procuração de seu pai ela poderia tentar, isto se o bem não estiver em nome de sua mãe. Caso esteja, sua madastra não terá como realizar esta venda.
Caso seja posse, não havendo qualquer regularização nem IPTU, ela poderá até conseguir vender, mas seus pais terão muita dor de cabeça para desfazer.
Convém que seu pai regularize tudo o mais rapido possível.
Mas porque sua mae nao pede o divorcio e resolve isso tudo logo??? Seria tao mais rapido e facil, pois ela nao tem mais direito mesmo, nem a pensao por morte, nem a nada que foi adquirido depois da separacao de fato. Com o divorcio ela garante a sua parte e pronto. A unicao forma de ter certeza no nome de quem esta é indo ate o cartorio e pedindo copia da matricula.
outra duvida, se o imovel esta só em nome de meu pai, minha mãe tem direito neste imovel, uma vez que não são divorciados (eram casados em comunhão de bens), mas estão separados de corpos a uns 15 anos? se minha mãe tiver o direito, posso comprar a parte dela? meu pai esta em uma união estavel a uns 11 ou 12 anos, minha madrasta poderá exigir a partte dela?
Se tiver somente em nome dele e ela provar que foi comprado durante o casamento deles, (basta confrontar a data de registro do imovel com a data de casamento, ate a separacao de fato), ela tera direito a 50%, mas ela so conseguira ter seu direito garantido caso exija isso em divorcio. Ela deve entrar com acao de divorcio com divisao de bens. Apos feita a divisao, voce pode comprar a parte dela sem problema.
Hoje vou ver o registro do imovel, tenho mais uma duvida, pelo que eu sei o terreno foi comprado antes da união estável com minha madrasta, meu pai não era assumidamente separado de corpos de minha mãe, só depois meu pai construiu uma casa neste terreno, mas ainda não morava com minha madrasta, depois que ele construiu ele fez um terno de concentimento de moradia gratuita a proprio punho para a minha madrasta (que na epoca não era também assumidamente minha madrasta) e os 3 filhos dela até que a menor completasse 21 anos (hoje ela já tem 24 anos) um dos termos deste concentimento era que nesta casa não poderiam morar pessoas não citadas no concentimento (ela, filho e 2 filhas); o que foi descumprido diversas vezes pois já moraram lá alem deles , mãe, irmão, nora, genro, cunhada de minha madrasta..... bom minha duvida se ele comprou o terreno casado ainda com minha mãe e só depois quando "tinha ainda uma caso" com minha madrasta, contruiu a casa, neste caso o imovél seria de meu pai/madrasta ou meu pai/madrasta e minha mãe (ainda não diversiados)
Se seu pai comprou o terreno e construiu a casa, separado de fato de sua mae, se ele nao morava mais na mesma casa que sua mae, entao ela nao tem direito, ou ele era separado ou nao era. Da mesma forma se ele ainda nao vivia em uniao estavel com a sua madrasta, ela tambem nao tem direito, dessa forma o unico e exclusivo dono do imovel é seu pai, sendo assim ele faz o que bem entender com o mesmo, ate vender e dar a quem ele quiser, herança somente pode ser questionada apos a morte.
Rosangela, é como disse a Dra Ma Tereza anteriormente: seus pais estão separados de fato há anos, sua mãe tem direito apenas no que eles adquiriram ENQANTO casados de fato (vivendo juntos). A formalização da separação por meio do divórcio e apenas para confirmar a situação que já está firmada (con-firmar).
O que quero dizer é que não faz diferença se não existe divóricio, a separação de fato é que dissolveu a união, afetando o regime dos bens que deixaram de se comunicar.
Doutoras... Gostei muito das orientações emanadas neste caso. Sou Contadora, especialista tributária e graduanda no segundo período em Direito e cada vez que leio as orientações bem embasadas neste fórum, tenho mais convicção que estou no caminho certo e me apaixono cada vez mais por Direito. Saudações
DESCULPE TALVEZ ESTA NÃO SEJA O SETOR CERTO PARA ESTA PERGUNTA MAS POR FAVOR ME AJUDEM TEM A VER COM AS ORIENTAÇÕES QUE PEDI ANTES... A BRIGA POR BENS!!!! O Minha madrasta acusa meu marido de estorção, tenho uma documento onde prova que a casa que ela esta querendo vender não é dela e sim de meu pai e minha mãe, e isso a deixou com muita raiva por eu estragar os planos dela... nisso pra me prejudicar ela alega que meu marido a extorquiu pedindo R$ 5.000,00 para entregar este documento pra ela!!! o que estamos eu e meu marido estamos tentando provar é que isso que ela falou é mentira, tentamos tirar satisfação com ela e ela disse novamente que isso que ela disse é verdade nisso ela percebeu que estavamos gravando e nos agrediu tentando tirar o celular da mão de meu marido.... bom se ela estava falando a verdade por que ficou tão nervosa com a gravação??? é pq ela tem ciencia que vamos entrar com um processo contra ela, já fizemos um boletim de ocorrencia, quero saber como prosseguir com o prcesso