Gostaria de orientação como devo proceder no caso de minha mãe, ela nasceu na cidade de Canto do Buriti no Piaui, no ano de 1950, porem, na certidão de nascimento dela onde consta o nome da mãe o cartorio esqueceu de colocar o sobrenome que ela contraiu ao casar ou seja, na certidão de nascimento de minha mãe consta o nome de solteira de minha avó. Descobrimos esse problema recentemente ao tentarmos realizar o cadastro dela na Nota Fiscal Paulista. Fomos a receita federal eles consertaram, mas, gostaríamos de consertar esse erro. Gostaríamos de saber se podemos dar entrada nesta ação por São Paulo e se é um processo muito demorado? Consultamos um advogado e o mesmo cobrou de honorarios um valor absurdo de R$ 5.000,00, nao temos condições de pagar um valor desses. Quanto ficaria os honorarios para essa ação?

Respostas

    M

    M_30 Quinta, 10 de abril de 2014, 14h48min

    Olá Dr Herbert!

    A sentença sobre a alteração do prenome já saiu, e foi deferido.Qual será o próximo passo Dr Herbert?Obrigada.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 10 de abril de 2014, 18h12min

    M30

    Agora é só aguardar a expedição do Mandado de Retificação pelo fórum. Em seguida este mandado será entregue para você averbar no cartório de registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    M

    M_30 Segunda, 19 de maio de 2014, 22h32min

    E demora muito Dr Herbert?Porque ate hoje não saiu o mandado.
    no site do TJRJ esta assim

    Tipo do Movimento: Remessa
    Destinatário: Defensor Público
    Data da remessa: 19/05/2014
    Prazo: 15 dia(s)

    Localização na serventia: NA DP

    Dr Herbert! não entendi Defensor publico,eu paguei advogado para entrar com ação.O que sera isso?

    S

    Sabrina Guimarães Segunda, 18 de agosto de 2014, 17h22min

    Olá,meu nome é sabrina tenho 21 anos,quando os meus pais me registaram,o escrivao errou o meu nome,colocando sabina,sem o R ..Então queria saber como faço para mudar,onde devo ir,pois isso me causa muito contrangimento

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 18 de agosto de 2014, 17h28min

    SABRINA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado será possível alterar seu prenome para que conste a letra R. Inicialmente deve procurar um advogado e ele fará o necessário.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Sabrina Guimarães Segunda, 18 de agosto de 2014, 17h38min

    eu consigo fazer pela defensoria publica?acha que demora o processo?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 18 de agosto de 2014, 17h49min

    SABRINA

    A Defensoria Pública atua em retificações de registro civil. Porém, para retificar certidões de óbito ou registro tardio ou de natimorto. Para alteração de prenome não. Porque não é essencial como é as outras modalidades que mencionei.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Sabrina Guimarães Segunda, 18 de agosto de 2014, 17h56min

    ok .e em relaçao ao tempo? sera que demora muito?

    H

    Herbert C. Turbuk Adv/SP Segunda, 18 de agosto de 2014, 18h00min

    SABRINA

    Pelo Fórum Central de SP (5 meses). Pelos Foruns Regionais de SP (9 meses). Pelos Foruns do Interior de SP (12 meses).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    Priscila Quinta, 16 de outubro de 2014, 15h16min

    Boa tarde! Meu nome é Priscila e tenho uma filha de dois anos. Pretendo oficializar minha união e desejo incluir o sobrenome do meu marido. A minha duvida é a seguinte: na certidao da minha filha consta o meu nome de solteira, e me informaram que terei depois que casar retificar o meu nome na certidão dela,já que vou incluir o sobrenome do meu marido ao meu. Isto é verdade??

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 16 de outubro de 2014, 17h59min

    PRISCILA

    A atualização do nome materno no registro civil do filho é opcional.

    ERICH L. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    jani Quarta, 19 de novembro de 2014, 9h27min

    Dr. Herbert
    Bom dia!
    Gostaria de saber se tenho chances de conseguir á troca do meu prenome pela defensoria pública aqui de São Paulo.Quanto custam os seus honorários dr.Herbert?.(á troca não é apenas pelo caso do nome ser constrangedor e sim por ninguém me conhecer por ele).
    Entenda um pouco do meu caso.
    Quando nasci minha avó me registrou com um nome,que por sinal pra mim é muito constrangedor.Mas minha mãe me deu outro nome,esse que sempre fui chamada até mesmo pela minha avó.
    Passei minha vida toda com esse peso em minhas costas,á pouco tempo tive a informação que posso sim trocar o nome.Então estou decidida quero enfim tirar esse peso de mim.
    Certas pessoas jugam,dizem tratar-se de um caso qualquer,mas só quem passa é que sabe.Imagine você ter que adiar sua vida em todos os sentidos por causa de um "peso":
    Não poder realizar o sonho de se casar
    Não poder cursar sua faculdade,pois basta o que passei na escola sonhando que acabasse logo o ensino médio para acabar esse tormento
    Deixar muitas vezes de ir ao médico
    E tanta outras coisas que existe nesses meus 29 anos.
    Mas se eu conseguir minha vida começará daqui pra frente!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 19 de novembro de 2014, 12h05min

    JANI

    A Defensoria Pública de SP atua em ações de retificação de registro civil. Mas não na modalidade mudança de nome. Mas sim retificação de óbito, registro de nascimento tardio etc. Qual o prenome atual e qual o prenome pretendido?

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Andi Lima

    Andi Lima Sábado, 14 de março de 2015, 18h30min

    Meu nome é andriélisson quero mudar meu nome para um mais simples, Andy como sou conhecido, queria saber quanto tempo leva para essa transição acontecer, pois já tenho 18 anos irei completar 19 em 4 de maio, não tenho muito tempo para ir em fóruns advogados etc... Pq trabalho, queria saber quantas vezes seria necessária para faltar ao trabalho para Resolver essa minha causa.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 14 de março de 2015, 20h16min

    ANDI

    Ingresse com a AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado e pelo fórum antes de completar os 19 anos de idade. Nesta idade é um pouco mais simples devido o artigo 56 da lei de registros públicos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com