Pais querem proibir cursar universidade
Oi tenho 17 anos neste ano completo 18, neste ano passei no vestibular e estou cursando unicamp. e escolhi justamente por estar perto dos meus pais porém eles tiveram que se mudar e depois de muito implorar me deixaram ficar com meus tios, porém sempre ameaçando me levar embora e cobrando coisas a todo tempo. Porém agora eles simplesmente decidiram que vão me levar embora porque não aguentam a distancia e ficam muito preocupados comigo, tentei conversar com eles mas nada disseram que sou menor e tenho de fazer o que eles querem. Porém onde moram não tem meu curso universitario e se for mesmo que obrigada acaberei perdendo minha vaga porque não pode fazer trancamento e eu não quero perder o que lutei por uma vida inteira e estou construindo meu futuro. o que posso fazer? tenho algum direito?
Você tem direito à educação/instrução, não necessariamente na Unicamp. Você tem obrigação de obedecer aos pais. Tem certo poder de decisão, pois é relativamente capaz.
Se vc já tentou dialogar com os pais e não logrou êxito, resta-lhe convencer o juiz.
Você pode pedir emancipação aos pais (feita em cartório) e, caso eles neguem, ao juiz. Com a emancipação vc torna-se plenamente capaz para a vida civil.
Outra opção é pedir ao juiz (da infância e da juventude) que autorize vc ficar nessa Universidade por ser melhor prá vc. Aí apenas proibiria seus pais de levarem vc, mas seus pais continuariam com o poder familiar sobre vc.
Entretanto, como ficariam os seus custos/investimentos aí ??? Iria pedir pensão a eles ???
Boa sorte !!
É um argumento a mais a seu favor ... recursos próprios. Fica mais fácil convencer o juiz no pedido de emancipação.
Você tem direitos e seus pais também os têm. Vai depender do juiz que avaliar o caso.
Na minha opinião, pelo seu perfil, tem grandes chances.
O único problema seria os seus pais ficarem "chateados" com essa decisão. Por isso, é sempre bom uma solução entre a família, sem juiz.
Talvez ajudasse uma conversa em família com a presença de um terceiro (a favor, é claro), seu tio, por exemplo, ou um advogado da família ... pode ser que convença seu pai
... apenas lembre-se, em qualquer situação da vida, justiça (juiz) é o último recurso a ser buscado ... mas está aí para isso, para dirimir essas controvérsias ... !!!