Sou obrigada a aceitar se meu marido exigir?
Tenho um cunhado com retardamento mental, e nenhum dos irmãos quer tomar conta dele, pois é uma pessoa mto dificil de se lidar.Tenho receio dele pois qdo está nervoso tem mta força e torna-se uma pessoa que requer certos cuidados e observação, pois pode se tornar perigoso. Gostaria de saber se tenho alguma obrigação de ficar com ele em minha casa, caso meu marido exija. Existe lei que obrigue a isso?.Obrigada.Abraços.
Agradeço a sua orientação e tomarei como uma lição de vida, vc. tem razão, mas o que gostaria de saber é em termos de lei, pois meu marido tem 10 irmãos, quatro mulheres e 06 homens, as mulheres não se interessam em trabalhar fora, os homens ( alguns sao aposentados outros trabalham ), o meu marido trabalhou a vida toda e eu tbem. Agora vamos nos aposentar e eles querem se livrar do irmão.Passam o dia assistindo televisao ou no shopping, é visivel que nao querem nada com nada e sempre procuram empurrar esse irmao para a gente. Tenho 06 anos de casada e ainda estou no auge do meu casamento e fico chateada de perceber que gostam de se aprovietar de meu marido. Existe sempre a pergunta se nós poderiamos adotar este irmao.Tenho medo e acho um abuso da parte deles. Por favor gostaria que nao pensasse que sou uma pessoa insensivel, pois tbem tenho mta dó , pois eles maltratam o rapaz. Queria saber o que a lei diz sobre uma situação dessas. mto obrigada pela sua ajuda, a familia é mto, mto importante, sim, mas sei que não teria estrutura para lidar com isso e espero nunca ser a ex mulher de meu marido. Abraços e no aguardo.
A Lei diz que os parentes devem se auxiliar mutuamente, neste caso por ele não ser capaz, precisam se juntar e se ninguém tem condições de cuidar dele em casa, contrarar um cuidador. Vc não é obrigada, mas se não quer arrumar briga.....se o marido pedir, tentem entrar num acordo. Ele pode pedir a interdição do irmão e ser curador dele, e pedir ajuda mensal aos demais para mante-lo sob os cuidados de alguem especializado nisso. E ainda ele pode requerer o Loas para o irmão.
Atenas
A família é muito importante, construa a sua!!! Seu marido terá que escolher entre você e o irmão. Não aceite imposição, a casa também é sua, você também tem poder de opinião/decisão. Seu marido tem irmãos aposentados, com a vida ganha, com família formada, com muito mais tempo para cuidar do seu cunhado. Você e seu marido estão começando a vida e precisam construir família. Vocês podem colaborar com seu cunhado sem precisar cuidar dele, dentro de sua casa. Podem colocá-lo em clínica especializada, ou contratar alguém para tomar conta, de preferência, na casa dos irmãos mais velhos. Seu cunhado tem direito ao BCP-LOAS, aposentadoria social para deficientes e idosos. Seja boa com você mesma, quanto melhor você tiver, vai poder ajudar mais. Boa Sorte.
Mto obrigada, mesmo, onde poderia obter maiores informaçoes sobre o BCP-LOAS, existe algum lugar onde ele possa ser matriculado onde possa ter mais contatos com pessoas diferentes, aprender coisas , ter uma vida mais diversa, ter mais motivo para viver , se empolgar para a vida , se ocupar,pois pretendo sugerir que o levem ou eu mesmo vou levar, se vcs. puderem me orientar, ele so quer ficar deitado, ninguem o suporta´pois é uma pessoa mto dificil, e talvez tendo uma atividade ele mude ou melhore. Que Deus as abençoe mto. Abraços.