Sou obrigada a aceitar se meu marido exigir?

Há 13 anos ·
Link

Tenho um cunhado com retardamento mental, e nenhum dos irmãos quer tomar conta dele, pois é uma pessoa mto dificil de se lidar.Tenho receio dele pois qdo está nervoso tem mta força e torna-se uma pessoa que requer certos cuidados e observação, pois pode se tornar perigoso. Gostaria de saber se tenho alguma obrigação de ficar com ele em minha casa, caso meu marido exija. Existe lei que obrigue a isso?.Obrigada.Abraços.

9 Respostas
Edic
Há 13 anos ·
Link

minha amiga, se seu marido quiser cuidar do irmao dele e vc nao quiser, eu diria que vcs tem um grande problema que vcs terao de resolver entre vcs. Mas nunca se esqueça: existe ex-namorada, ex-mulher mas não existe ex-irmão. Coloque-se no lugar de seu marido e verás que familia é familia.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Agradeço a sua orientação e tomarei como uma lição de vida, vc. tem razão, mas o que gostaria de saber é em termos de lei, pois meu marido tem 10 irmãos, quatro mulheres e 06 homens, as mulheres não se interessam em trabalhar fora, os homens ( alguns sao aposentados outros trabalham ), o meu marido trabalhou a vida toda e eu tbem. Agora vamos nos aposentar e eles querem se livrar do irmão.Passam o dia assistindo televisao ou no shopping, é visivel que nao querem nada com nada e sempre procuram empurrar esse irmao para a gente. Tenho 06 anos de casada e ainda estou no auge do meu casamento e fico chateada de perceber que gostam de se aprovietar de meu marido. Existe sempre a pergunta se nós poderiamos adotar este irmao.Tenho medo e acho um abuso da parte deles. Por favor gostaria que nao pensasse que sou uma pessoa insensivel, pois tbem tenho mta dó , pois eles maltratam o rapaz. Queria saber o que a lei diz sobre uma situação dessas. mto obrigada pela sua ajuda, a familia é mto, mto importante, sim, mas sei que não teria estrutura para lidar com isso e espero nunca ser a ex mulher de meu marido. Abraços e no aguardo.

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

A Lei diz que os parentes devem se auxiliar mutuamente, neste caso por ele não ser capaz, precisam se juntar e se ninguém tem condições de cuidar dele em casa, contrarar um cuidador. Vc não é obrigada, mas se não quer arrumar briga.....se o marido pedir, tentem entrar num acordo. Ele pode pedir a interdição do irmão e ser curador dele, e pedir ajuda mensal aos demais para mante-lo sob os cuidados de alguem especializado nisso. E ainda ele pode requerer o Loas para o irmão.

dinahz
Há 13 anos ·
Link
· Editado

Atenas

A família é muito importante, construa a sua!!! Seu marido terá que escolher entre você e o irmão. Não aceite imposição, a casa também é sua, você também tem poder de opinião/decisão. Seu marido tem irmãos aposentados, com a vida ganha, com família formada, com muito mais tempo para cuidar do seu cunhado. Você e seu marido estão começando a vida e precisam construir família. Vocês podem colaborar com seu cunhado sem precisar cuidar dele, dentro de sua casa. Podem colocá-lo em clínica especializada, ou contratar alguém para tomar conta, de preferência, na casa dos irmãos mais velhos. Seu cunhado tem direito ao BCP-LOAS, aposentadoria social para deficientes e idosos. Seja boa com você mesma, quanto melhor você tiver, vai poder ajudar mais. Boa Sorte.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Mto obrigada, mesmo, onde poderia obter maiores informaçoes sobre o BCP-LOAS, existe algum lugar onde ele possa ser matriculado onde possa ter mais contatos com pessoas diferentes, aprender coisas , ter uma vida mais diversa, ter mais motivo para viver , se empolgar para a vida , se ocupar,pois pretendo sugerir que o levem ou eu mesmo vou levar, se vcs. puderem me orientar, ele so quer ficar deitado, ninguem o suporta´pois é uma pessoa mto dificil, e talvez tendo uma atividade ele mude ou melhore. Que Deus as abençoe mto. Abraços.

signo
Há 13 anos ·
Link

o loas,é uma verba de 1 salario minimo,vc tem que procurar o inss,e ver se encaixa nos requisitos para conseguir.boa sorte

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Mto obrigada. Que Deus abençoe a todos vcs grandemente e a esse trabalho maravilhoso que vcs. desenvolvem dando orientações , idéias para as pessoas que são leigas nos assuntos. Grande abraço.

Isis Coelho
Há 9 anos ·
Link

Eu sou Casada e descobri que meu marido botou o irmão como Tutor dele sendo que eu não sabia Qual são os meus direitos??

Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Seu marido é incapaz para os atos civis da vida, é doente, deficiente??

Ser tutor não é um "direito", é um função, uma responsabilidade, e muitas vezes um estorvo, conforme o caso.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos