ola...eu fui parado em uma blitz e um policial me multou por estar com a suspensao do carro rebaixada. Porem ele se confundiu no código da infração (a multa chegou como : cor do veiculo alterada,mas a cor dele é original). Fui recorrer a multa e eu nao pude,pois o veiculo não esta no meu nome. A pessoa na qual o veiculo esta registrado esta em uma clinica de reabilitação e não pode sair de la para recorrer. O coordenador do ciretran da minha cidade me disse que eu poderia fazer uma procuração. Os 30 dias para recorrer a multa ja se passaram. tenho algumas duvidas:

-gostaria de saber se com uma carta da clinica de reabilitação dizendo que ele não pôde receber visitas em tal prazo eu consiga entrar com recurso.

-como faço essa procuração e quais documentos devo usar.

agradeço desde já

Respostas

    C

    Consultor ! Sexta, 29 de junho de 2012, 2h48min

    Se já passou o prazo, só na justiça.

    Aí o advogado resolve essa parte.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sexta, 29 de junho de 2012, 4h07min

    Nicolas!

    O direito de apresentar o recurso de multa pertence a duas pessoas:

    1 - condutor autuado;
    2 - proprietário do veículo.

    Logo, não precisa de procuração do proprietário para apresentar a defesa ou os recursos, bastando anexar uma cópia do Auto de Infração onde consta a qualificação do condutor.

    O coordenador da Ciretran não sabe o que está falando.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    ?

    Nicolas Crisostomo Sexta, 29 de junho de 2012, 7h38min

    no auto da infração está o código de cor alterada,porem em observações esta: suspensão do carro alterada.
    quando ele me falou que eu não poderia recorrer ainda estava no prazo..oque eu faço agora?

    P

    Pádua Recursos Sexta, 29 de junho de 2012, 10h27min

    Nicolas,

    Como o prazo para a defesa já se expirou, aguarde receber a Notificação de Penalidade (aquela que tem o boleto para pagamento da multa) e recorra dentro do prazo de vencimento que vem naquele documento.

    Atenciosamente,

    Pádua

    e-mail: [email protected]

    C

    Consultor ! Sexta, 29 de junho de 2012, 11h29min

    Multas decorrentes de irregularidades com o veículo são imputadas ao proprietário. Assim, se houver prazo para recurso, vc precisa ir pegar a procuração do maluco.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sexta, 29 de junho de 2012, 12h36min

    Consultor cwb!

    Por gentileza, decline a legislação que está utilizando como base para declarar tal afirmação, uma vez que vc está afirmando algo diferente do contido na legislação que conhecemos.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sexta, 29 de junho de 2012, 12h38min

    Nicolas!

    Aguarde a chegada da Notificação de Penalidade e aponte apenas a divergência entre o código e a descrição da infração.

    Somente com isso, certamente seu recurso será deferido.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    C

    Consultor ! Sexta, 29 de junho de 2012, 12h49min

    Fernando,

    Vc que trabalha com multas, tenha um exemplar o CTB às mãos, consultando-o constantemente.

    Dessa vez, vai mastigadinho:

    Art. 257. As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário do veículo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicas expressamente mencionados neste Código.

    § 2º Ao proprietário caberá sempre a responsabilidade pela infração referente à prévia regularização e preenchimento das formalidades e condições exigidas para o trânsito do veículo na via terrestre, conservação e inalterabilidade de suas características, componentes, agregados, habilitação legal e compatível de seus condutores, quando esta for exigida, e outras disposições que deva observar.

    § 3º Ao condutor caberá a responsabilidade pelas infrações decorrentes de atos praticados na direção do veículo.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Sexta, 29 de junho de 2012, 13h45min

    Consultor cwb!

    Obrigado pela excelente explicação.

    Com certeza, temos não um, mais alguns exemplares do CTB. Temos o "seco", o comentado, o sistematizado, o interpretado, etc. Como vê, estamos bem abastecidos desse material.

    Voltando à sua excelente explicação, saliento que o Artigo que declina refere-se ao responsável pelos pontos ds infrações (penalidades) e não sobre legitimidade para apresentação de recursos.

    Assim, novamente pergunto: onde se baseia para declinar que o proprietário é a única parte legítima para apresetação de recursos para essa infração?

    Para lhe ajudar a mastigar, esclareço que esse assunto não está no CTB.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    ?

    Nicolas Crisostomo Sábado, 30 de junho de 2012, 3h40min

    entao mesmo passando o prazo de 30 dias da notificação da autuação, recebendo a notificação de penalidade eu poderei recorrer?

    desculpem os erros gramaticais !

    P

    Pádua Recursos Sábado, 30 de junho de 2012, 9h48min

    Consultor cwb,

    A legislação de trânsito não se resume unicamente ao CTB.

    Existem inúmeras Resoluções, Deliberações, Portarias, etc, dos diversos órgãos de trânsito: DETRAN's, CETRAN's, PRF, CONTRANDIFE, CONTRAN...

    Para se elaborar uma boa defesa ou recurso, devemos ter ao nosso alcance toda a legislação que envolve uma autuação de trânsito.

    Portanto, o caso não é tão simples assim como você pensa.

    Atenciosamente,

    Pádua

    e-mail: [email protected]

    P

    Pádua Recursos Sábado, 30 de junho de 2012, 9h50min

    Nicolas,

    Isso mesmo. Você pode recorrer quando receber a Notificação de Penalidade, utilizando o vencimento que vem indicado na notificação.

    Atenciosamente,

    Pádua

    e-mail: [email protected]

    C

    Consultor ! Sábado, 30 de junho de 2012, 13h16min

    Olá Pádua,

    Bom dia !

    Vc jura que há regulamentos INFRA LEGAIS (significa subordinado à lei) ???

    Saudações.

    A

    André Braga Sábado, 30 de junho de 2012, 22h25min

    A súmula 314 do Suipremo Tribunal Federal é bem clara ao prever que a administração pública deve sempre rever os seus atos a qualquer tempo quando eivados de vícios que geram a sua nulidade.

    Portanto, ainda que intempestivo, mas se comprovado erro da administração pública, o recurso deve ser analisado pelas instâncias administrativas recursais. Aqui no Cetran de Santa catarina tem sido esse o entendimento, e acredito não ser diferente em outros estados.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 01 de julho de 2012, 6h40min

    Consultor cwb!

    Ainda aguardo anciosamente pela sua resposta.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    P

    Pádua Recursos Domingo, 01 de julho de 2012, 11h23min

    Consultor cwb,

    Estude mais sobre Trânsito, mas estude muito e diariamente, para, depois, participar deste fórum como consultor.

    Por enquanto, você só deve dele participar para tirar dúvidas.

    Atenciosamente,

    Pádua

    e-mail: [email protected]

    ?

    Nicolas Crisostomo Domingo, 01 de julho de 2012, 18h21min

    na descrição está : suspensão traseira rebaixada
    se eu recorrer apontando o erro do guarda eu não serei multado pela suspensão, mesmo ele errando no código da infração?

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Domingo, 01 de julho de 2012, 18h40min

    Nicolas!

    Para que o Auto de Infração seja válido, o Agente deve seguir todas as formalidades previstas no CTB e legislações correlatas.

    Observe o que a legislação preceitua sobre o caso:

    66101: Artigo 230 Inciso VII: Conduzir o veículo com a cor alterada
    66102: Artigo 230 Inciso VII: Conduzir o veículo com característica alterada

    Ao autuá-lo porque a suspensão estava rebaixada, utilizou o Código de Enquadramento errado. Nesse caso, basta redigir seu recurso indicando isso.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    e-mail: [email protected]

    .

    P

    Pádua Recursos Segunda, 02 de julho de 2012, 7h47min

    Nicolas,

    "se eu recorrer apontando o erro do guarda eu não serei multado pela suspensão, mesmo ele errando no código da infração? "

    Não. O auto de infração será simplesmente cancelado e não será gerado nenhum outro auto.

    Atenciosamente,

    Pádua

    e-mail: [email protected]

    ?

    Nicolas Crisostomo Segunda, 02 de julho de 2012, 21h43min

    A notificação de autuação chegou no dia 15/05.Ainda não recebi a notificação de penalidade.Existe algum prazo para ela chegar?

    Pádua
    muito obrigado por compartilhar seu vasto conhecimento!