O que fazer com o meu vizinho barulhento que é doente?

Há 13 anos ·
Link

Tenho um vizinho que faz barulho todo dia de madrugada. As vezes me acorda as 2 ou 3 da manha, as vezes nem me deixa dormir ate que ele se va descansar tambem. Nao sou a unica vizinha a reclamar. Varios ja reclamaram. O problema é que ele tem a SINDROME DE TOURETTE (que provoca movimentos involuntarios nas pernas, fazendo que ele de pancadas com os pes no chao) e exatamente por isso ele se acha no direito de perturbar os outros de madrugada, como ele mesmo ja deixou claro. Uma senhora bastante idosa que dormia no quarto bem ao lado do quarto dele, pediu pra ele mudar de quarto e ele se recusou. Assim como varios pedidos de varios vizinhos ja foram recusados, como fazer isolamento acustico no quarto dele e outros. O vizinho de baixo dele ja entrou com uma acao e o barulhento (portador de tourette) assinou um termo dizendo que ja estava procurando um apartamento e iria se mudar. Isso foi em maio de 2010. A mae do vizinho de baixo, na epoca com 92 anos, ja estava muito doente e veio a falecer. O vizinho de baixo simplesmente se mudou do apartamento, o deixando vazio e nao cobrou a obrigacao. A vizinha do lado nao so mudou de quarto como vive no casa de praia dela, o apartamento esta praticamente vazio tambem. Os unicos que sobraram fomos nos, que nao temos pra onde escapar. Ja fizemos pedidos e reclamacoes para que ele parasse com o barulho e ele respondeu que nao vai parar porque ele é doente e é assim mesmo, assim como ele nao vai se mudar (coisa que nem mencionamos, so pedimos para que parasse com o barulho). Ha 4 anos esse vizinho perturba de madrugada, meus pais idosos nao dormem direito, meu irmao doente (doença de Crohn) nao consegue descansar e muito menos eu. Os outros vizinhos cujos apartamentos nao sao tao proximos quanto o nosso, nao se incomodam tanto e sentem pena de entrar numa acao em conjunto na justica. O dono do apartamento de baixo (que esta vazio) disse que quer entrar em uma acao em conjunto, mas so ele. Mas eu sei que isso leva anos. Nao sei o que fazer pra conseguir descanso nessa casa. Estamos exigindo do sindico que ele aplique multa, mas ele so enrola a gente. O que faco? Chamo a policia? A policia pode fazer alguma coisa? Outra pergunta, qual melhor vara pra entrar com a acao? Alguem indica um bom advogado no RJ nesta area?

11 Respostas
Autor da pergunta
Há 13 anos ·
Link

Oi Vanderlei, obrigada por ter respondido.

O vizinho no caso nao é um idoso. Ele tem por volta de 35/40 anos, é casado e mora com a mulher. Ele tem pai que nao mora aqui, mora em outro predio.

O que esta acontecendo é exatamente isso, todos a volta dele estao se mudando por causa dos barulhos provocados durante a madrugada. Menos nos que nao temos pra onde ir, pois é o nosso único imóvel.

Entendemos que ele é portador de uma síndome e que faz isso involuntariamente, mas a saúde de todos nós está abalada por conta disso. Os barulhos que ele faz se assemelham a barulhos de obra.

Essa noite por exemplo ele bateu até as 2:45am. Ninguém dorme até que ele durma.

Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Entrar com ação alegando o que? Que o portador de uma doenca neurologica deveria morar debaixo do ponte? Não poderá obrigar um portador de uma doença incurável a deixar o imóvel onde mora. O máximo que poderá pedir é que ele adapata o apartemento, dentro de suas possibilidades, de uma forma que atrapalha os outros menos.

Uma pessoa com este sindrome tem a possibilidade de viver uma vida bastante normal, não há retardamento mental que indicaria que deveria morar com familia ou ser internado.

Voce deve entrar na vara civil com ação de obrigação de fazer, o qual seu vizinho é obrigado a fazer isolamento acústico. Já que os vizinhos não querem ajudar, pede somente o seu lado do apartamento.

DESO
Há 13 anos ·
Link

Não creio ser esta a via normal para resolver qualquer situação. O conflito deixa sequelas, e este não é o caminho mais correto. Acredito que a melhor maneira de se solucionar uma questão de barulho, é através de reuniões, conversas, acordos, deixando de lado a mora da justiça e outros meios, principalmente quando este barulho é produzido de forma involuntária, como é o presente caso. Não autorizo nunguém, nem mesmo meus filhos, a se pronunciar novamente sobre este assunto neste forum.

Hen_BH
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Embora eu entenda bem a sua angústia, convivendo com esse barulho, não posso deixar também de me mostrar perplexo com o comentário. E com todo o respeito, não posso concordar com ele em alguns aspectos.

A própria postante afirma que "O problema é que ele tem a SINDROME DE TOURETTE (que provoca movimentos involuntarios nas pernas...). Se se trata de um problema involuntário, como é que se pode fazer "pedidos e reclamacoes para que ele parasse com o barulho"? Como é que se pede alguém para "parar" com os efeitos de uma doença de efeitos involuntários (acho que não conheço muitos que sejam voluntários)??

Querer que a pessoa se mude é simplesmente querer jogar o "problema" para os outros eventuais vizinhos, para onde eventualmente se mudar. Ou seja: resolvo o meu e o outro que se vire...

Eventual multa aplicada pelo síndico tem grandes chances de ser anulada na justiça e ainda gerar uma indenização por danos morais a ser paga pelo condomínio, uma vez que ele vai alegar que está sendo multado por ser doente. E digo mais: se fosse eu o síndico, também não aplicaria multa, pois em caso de o doente cobrar indenização, os demais moradores iriam "chiar" por ter de pagá-la... e adivinhem quem eles iriam querer responsabilizar depois?? O síndico, claro!!

E isso não é caso para polícia. Como me manifestei em outro post, polícia tem de cuidar de segurança pública, e não de casos que devem ser tratados pela medicina. Se ele tivesse agredido alguém, ou algo parecido, aí sim seria o caso, mas não pela doença, e sim pela agressão em si. A polícia faria o que nesse caso? Prendê-lo ou indiciá-lo por ser doente?? Com base em quê?? E ninguém venha me dizer que seria preso/indiciado por "perturbação de sossego", pois não é o caso!!

Como disse o Sven, uma ação judicial requerendo obrigação de ele adaptar o apartamento com isolamento acústico tem muito mais chances de êxito que uma ação requerendo a saída dele do imóvel. Imagine ele tendo de sair do imóvel por decisão judicial... irá para um outro e lá tem o mesmo problema... aí os novos vizinhos entram com nova ação para que ele saia... e assim vai... alguém acha que a justiça vai transformá-lo em nômade? Ou que vai obrigá-lo a se mudar para uma casa?

Quanto à falta de educação dele, pessoas sãs e doentes podem sê-lo... e isso infelizmente decisão judicial nenhuma muda...

Talvez não seja o que a postante quisesse ler, mas longe de ser a correta ou a errada, é a minha opinião.

Marya Eduardah
Há 13 anos ·
Link

Dr Hen_BH,

Foi perfeito nas colocações e elucidação do caso.

Att.

1 resposta foi removida.
xpto000
Há 13 anos ·
Link

Bom dia a todos. Estou aqui neste forum somente para dar a minha versão e algumas verdades sobre este assunto. Ao procurar o termo "isolamento acústico" a internet me deparei com muitas inverdades ditas sobre mim e falta de conhecimento. Ocorre que estou tentando fazer a conciliação com o pai da pollythais, porém muito diferente do que ela relatou ; a pessoa que morava abaixo de mim não se mudou e sim teve que deixar o apartamentom devido a morte de sua mae e pelo fato do apartamento pertencer a irmã dele.(Faço um parênteses aqui para dizer que já sofri dois processos por parte desta pessoa). A moradora que viaja de 15 em 15 dias não é por minha causa EU MESMO perguntei a ela. ou seja não estou expulsando os moradores. Acho que não tenho tanto poder assim. Também não estou intransigente muito menos mal educado , fato que se comprova com a conciliação que estou tentando fazer. Só para que fique registrado não sou uma pessoa louca como alguns dizem e faço tratamento com neurologista e terapeuta para melhorar meu problema . Não vivo mais debaixo das asas de mamãe e papai. comprei este apartamento com o suor de meu trabalho, casei e estou tentando formar família. tenho uma graduação e duas pós . diferentemente de pessoas que portam esta síndrome , adquirem fobia social. isto não aconteceu comigo , apesar dos deboxes e preconceitos diários. Outra coisa , se fico até de madrugada acordado não é porque estou à toa e sim pelo fato de estar estudando para concurso. Para que saibam um pouco mais sobre tourette está aqui um excelente blog : www.clicnervoso.blogspot.com criado por um portador da mesma. Já posso adiantar que troquei para um quarto onde posso ficar sem que incomode outros moradores. Gostaria de deixar aqui registrado também que é com muita indignação que vejo minha vida ser exposta na internet e serem feitos comentários como : mania de touro e louco, além de mandar ligar para 193 e internação. por outro lado vejo a possibilidade de ajudar a algumas pessoas rumo a elucidação. Sr. vanderlei é digno de piedade, pois, ao invés de ajudar, fica discriminando. você sabe realmente a diferença entre "louco" e "normal" ou é algo que aprendeu com a sociedade? Só tenho o desejo de que não tenha filhos nem netos "loucos" pois se faz tal acusações com doenças e pessoas que não conhece, o que faria com um ente querido ? iria interná-lo também? não desejes aos outros o que não deseja para você... respondendo ao seu post concordo contigo.

Tenho certeza de que a conciliação é o melhor caminho. No mais obrigado pela oportunidade... entrem no blog que indiquei , garanto que será no mínimo instrutivo.

Hen_BH
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Quando opinamos e manifestamos nossa opinião nesse fórum, partimos do princípio de que a narrativa do postante reflete a realidade dos fatos. Como os comentaristas daqui não conhecem as pessoas envolvidas e nem os fatos como realmente ocorrem, comentam tendo por base a narrativa que é exposta. Além disso, é raro ocorrer, como ocorreu aqui, de as duas partes envolvidas virem postar suas versões dos fatos.

Supõe-se que os consulentes, quando narram os seus problemas aqui no site, agem com boa fé ao fazê-lo. E como se trata de um site jurídico, lembremo-nos de que, em Direito, a boa fé se presume, devendo a má-fé ser provada.

Nada como "ouvir" as duas versões da história para refletirmos sobre o que postamos...

angelbrum
Há 13 anos ·
Link

Nossa Sinto vergonha em ler certos comentários, a doença de tourette é muito angustiante e triste para seu portador, se as pessoas que estão ao seu redor se sentem encomodados, imagine a pessoa que tem que conviver com este tormento 24 horas por dia.Vizinhos, deveriam apoiar o proximo vem em um site expor a o vizinho ao ridículo. Aconselho o portador da sindrome que procure um neurologista e faça um tratamento, não por causa dos vizinhos, mas para melhorar sua qualidade de vida. Hoje o mercado oferece varios medicações de primeira linha que causa menos efeito colateral e preço acessível. exemplo.Risperidona

Ana Cabral
Há 12 anos ·
Link

Para aqueles pouco informados, pessoas com SINDROME DE TOURETTE não são loucas ou algo do gênero!!!! Fiquei chocada de ler o comentário que fala de internação!!! Não sabe nem o que está dizendo.... Espero que a pessoa reflita e procure se informar ! Sem mais..

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos