P

    Pablo Pablito Sexta, 17 de maio de 2013, 9h41min

    grávida.aline

    Já perdeu a qualidade de segurado, então não terá direito.

    Para ter direito navemente terá que PAGAR quatro contribuições antes do nascimento.

    Pablo

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Sexta, 17 de maio de 2013, 18h27min

    Aline, boa noite.

    Para ter direito ao salário maternidade terá que contribuir por 3(tres) meses antes do nascimento de seu filho. Entretanto, se tiver condições financeiras contribua por mais tempo para não atrasar a sua futura aposentadoria.
    Quanto ao valor da contribuição mensal ao INSS, poderá ser de 11% sobre o salario minimo,a qual dá um custo de R$ 74,58, caso for aposentar somente por idade.
    Pretendendo aposentar por tempo de contribuição, a alíquota será de 20% a ser escolhida entre no minimo o salário de R$ 678,00 e no máximo pelo teto de R$ 4.159,00.
    Felicdds

    G

    GM 1978 Sexta, 17 de maio de 2013, 18h31min

    Boa noite Estudante Previdenciário!

    Preciso de um auxilio em relação a reativação de beneficio do inss.

    Vc me ajuda?

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Sexta, 17 de maio de 2013, 18h32min

    Jucinha, boa noite.

    Somente terá direito caso tenha mais de 10(dez) contribuições ao INSS, incluido o mes que trabalhou com carteira assinada.
    Felicdds

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Sexta, 17 de maio de 2013, 18h34min

    GM 1978, boa noite.

    Neste caso, o ideal é procurar um advogado previdenciário para entrar com ação judicial.
    Felicdds

    G

    GM 1978 Sexta, 17 de maio de 2013, 18h40min

    è só uma confirmação...
    recebi alta do meu primeiro beneficio em 14/03/13 entre entrar com recurso administrativo que demora muito e entrar com nova solicitação para ter novo beneficio, optei pelo novo beneficio, aguardei 30 dias para um novo...
    Agora que não recebi ainda mas me foi concedido esse novo beneficio soube que existe possibilidade de reativação do primeiro beneficio para que eu não fique sem receber esses 30 dias que aguardei entre um beneficio e outro...

    Minha pergunta é... vc tem conhecimento desse prazo de 60 dias para reativação do primeiro? Uma vez que foi concedido esse segundo posso tentar a reativação?

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Sexta, 17 de maio de 2013, 18h41min

    Lua, boa noite.

    Pelas suas informações, terá direito sim ao salário maternidade.
    Após o nascimento do bebê, faça o agendamento do pedido do beneficio pelo 135 do INSS.
    Felicdds

    P

    Pablo Pablito Sexta, 17 de maio de 2013, 20h18min

    Estudante Previdenciário,

    1/3 de 10 são 4 contribuições.

    Pablo

    P

    preta gleice Domingo, 19 de maio de 2013, 12h24min

    ola
    estou gravida de 4 meses e comecei apaga inss mes passado .trabalhei de carteira carteira assinada no ano passado por 3 meses sai em março . posso soma as contribuição tenho direito ao salario maternidade

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Domingo, 19 de maio de 2013, 14h14min

    Pablo, boa tarde.

    Vide instruções sobre salário maternidade no portal da previdencia social:

    Para o salário-maternidade nas categorias que exijam carência, havendo perda da qualidade de segurada, as contribuições anteriores a essa perda somente serão computadas para efeito de carência depois que a segurada contar, a partir da nova filiação ao RGPS, com, no mínimo, três contribuições, observada a legislação vigente na data do evento.
    Felicdds

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Domingo, 19 de maio de 2013, 14h16min

    Preta, boa tarde.

    Sim, as contribuições anteriores são somadas, mas antes do nascimento do bebê tem que ter ao todo 10(dez) contribuições.
    Felicdds

    P

    Pablo Pablito Domingo, 19 de maio de 2013, 15h34min

    Estudante Previdenciário

    OK

    Pablo

    M

    Marcelle Santos Domingo, 19 de maio de 2013, 21h41min

    Boa noite,
    gostaria muito de auxílio para receber salário maternidade.
    Trabalhei de carteira assinada de abril de 2007 a setembro de 2009 e nunca mais contribui com INSS. Agora estou grávida de 6 meses e o bebe nasce no fim de agosto. Ainda dá tempo de pagar por conta própria? No momento não estou trabalhando, mas posso pagar valores retroativos se necessário. Seria possível?

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Segunda, 20 de maio de 2013, 16h03min

    Marcelle, boa noite.

    Os atrasados não são passiveis de pagamento, mas para ter direito ao auxilio basta recolher mais 3(tres) contribuições, ou seja: ref. 05/13, 06/13 e 07/13 , pague também o mes de agosto/13 até o nascimento do bebê para garantir o mesmo. Compre um carnê em qualquer papelaria e dirija até uma agência da previdencia social ainda este mes, para cadastrar-se como contribuinte facultativo.
    Felicdds

    M

    Marcelle Santos Segunda, 20 de maio de 2013, 16h51min

    Muito obrigada Estudante Previdenciário! Ainda essa semana vou iniciar todo o processo. Grande abraço!

    D

    Daiana EGuilherme Ribeiro Veiga Zadi Segunda, 27 de maio de 2013, 18h00min

    olá! gostaria de saber como adquirir o direito de salário maternidade, pois trabalhei com registro em carteira de fevereiro de 2005 à agosto de 2006 e não trabalhei mais registrada, voltei a contribuir como contribuiente facultativo agora no mês de maio de 2013 , para fins de salario maternidade o tempo de contribuição anterior pode ser somado as contribuições recentes? O registro em carteira neste tempo de contribuição é de um salário de R$260,00. Agora este mês paguei o valor de R$800,00 para receber o valor máximo, como funciona este cálculo, já que os valores anteriores estão muito abaixo do mínimo?
    Aguardo a resposta.
    Obrigada.

    L

    Lorena Souza Quinta, 30 de maio de 2013, 18h55min

    Fui demitida do meu ultimo emprego em maio de 2011 recebi meu fgtf e seguro desemprego.. comsei a pagar meu inss des de outubro de 2012 mas vou dar a luz ate julho de 2013. Tenho direito do meu seguro maternidade? E como fico sabendo o valor que posso receber.

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Domingo, 02 de junho de 2013, 12h48min

    Daiana, boa tarde.
    Sim, o tempo de registro em carteira é somado as contribuições atuais para ter direito ao salário maternidade.Quanto ao valor do beneficio é feito uma média das últimas 12(doze) contribuições anteriores ao nascimento do bebê.
    Felicdds

    A

    ADM-Assessor Previdenciário Domingo, 02 de junho de 2013, 12h52min

    Lorena, boa tarde.

    Par ter direito ao salário maternidade, deverá contar com no minimo 10(dez) contribuiçoes até julho de 2013., incluidas as que foram feitas no registro em carteira de trabalho.
    Quanto ao valor do beneficio é feito uma média das últimas 12(doze) contribuições anteriores ao nascimento do bebê.
    Felicdds

    D

    DeFabrin Quinta, 06 de junho de 2013, 8h57min

    Bom dia! Sou advogada (absolutamente ignorante em direito previdênciário, infelizmente), jamais contribuí para a Previdência, e estou grávida de pouco mais de 1 mês. Tem algum meio de começar a contribuir agora, para receber o auxílio maternidade? Vi acima, nos demais comentários, que para ter direito ao auxílio, é necessária a carência de 10 contribuições até a data do parto. Essas 10 contribuições podem ser pagas a partir de agora, por exemplo, se eu pagar 3 contribuições agora, mais 3 no próximo mês, e a partir de então, 1 contribuição por mês até o parto? Há alguma penalidade que pode ser imposta a mim, por não ter contribuído até hoje para a Previdência?
    Muito obrigada, antecipadamente, pelo auxílio!