Sou advogada, recém-formada, e adquiri experiência apenas na Defensoria Pública, mesmo assim resolvi abrir um escritório próprio. Queridos, eu estou muito desanimada. Não pago pela sala, pois meu pai me deu, e meu escritório está com uma aparência linda, mas é em um bairro humilde. Só chegam causas que me dão dor de cabeça, pelo comportamento das partes (que me procuram até por causa de um "chinelo") e que no final não me dão retorno algum.

Estou muito triste mesmo, POIS preciso ajudar meu esposo. Preciso trazer dinheiro pra casa e perceber que estou somando e não diminuindo. Meu esposo trabalha igual ao um burro de carga, e esperávamos que assim que eu iniciasse a atividade advocatícia teríamos a chance de trazê-lo pra trabalhar comigo de alguma forma.

Minha cabeça tá uma pilha em curto circuito. Não estou enxergando nem mais razões pra viver (sei que isso é covardia e fraqueza, mas não estou conseguindo lutar contra meu próprio baixo-astral).

Ontem coloquei alguns currículos em escritório, mas daí já penso que tenho um resultado de exame de saúde relacionado a tiroide pra receber e que dependendo dele, terei que me ausentar. Não acho justo ir trabalhar pra alguém e logo no mês seguinte ter que pedir dias (no caso da necessidade de cirurgia). Enfim... Eu estou acabada!

Hoje mesmo cheguei na varanda, olhei lá pra baixo e pensei na hipótese de me jogar. Gente, não sei o que está acontecendo comigo. Me deem uma palavra de conforto ou um sermão.

Não imaginava que o início de carreira iria me desestruturar tanto. Sou uma pessoa tão competente, estudiosa, dedicada, honesta e com bons princípios. Pra vcs terem ideia gabaritei a 2ª fase do exame de ordem antes mesmo de me formar, mas a verdade é que EU ESTOU NO FUNDO DO POÇO.

Respostas

    V

    Vanderlei Sasso Domingo, 19 de agosto de 2012, 17h49min

    Comentário apagado pelo usuário

    E

    Elisete Almeida Domingo, 19 de agosto de 2012, 18h04min

    Parabéns ao Sasso pelas palavras.

    Minha querida;

    Nesta vida passarás por muitos momentos baixos, mas, como disse Sasso, vergue, porém não se deixe quebrar, pois os momentos altos aparecerão.

    Olhe para o lado bom, não tens que pagar aluguel, a maioria dos iniciantes, além da falta de clientes, tem que pagá-lo.

    Se estiveres a tomar medicação para a tiróide, verifique os sintomas colaterais, a depressão pode ser um deles. Neste caso, procure o seu médico especialista para que ele te ajude.

    Boa sorte!

    Cumprimentos

    C

    Consultor ! Domingo, 19 de agosto de 2012, 18h24min

    Minha Preclara,

    Todo começo é difícil e a pessoa tem de estar preparada espiritualmente.

    Tradicionalmente alguns cursos superiores do Brasil são relacionados a altos ganhos ... aí vêm as cobranças !!!

    Se a expectativa for maior que a realidade, há a frustração. Por isso, tem de dimensionar dentro da realidade as metas traçadas, para sobrevir a satisfação.

    Pelo seu relato, faltou planejamento (um dos 4 princípios básicos da administração, junto com organização, direção e controle).

    Reflita: "escritório lindo num bairro pobre" - mesmo que o escritório fosse chic num bairro rico, não teria a garantia de cliente ou de faturamento.

    Outra: "Os clientes não chegam" - nada chega até às pessoas, ao escritório, além de "encostos". Tem de ir atrás.

    A sua competência deve ser técnica. Agora tem de buscar "inteligência emocional" para trazer-lhe equilíbrio, tentar compreender, tolerar o outro, a sociedade, e tornar-se refratária dos meandros dessa vida moderna. Num futuro breve, tudo floresce.

    Como vc tem experiência em Defensoria Pública, já sabe que trabalhar para pobre ou é voluntário ou Defensor (que recebe do Estado), posto que "não há almoço de graça". (M. Friedman).

    E lembre-me, recomeçar é apenas uma maneira de se fazer melhor, com mais inteligência e minimização de erros.

    Sorte !!!

    D

    DFF-SP Domingo, 19 de agosto de 2012, 18h32min

    Oi Ana...
    Não desanime...
    Tenho um ano e meio de OAB e qdo montei meu escritorio pensei em desistir tb...
    Até contei em outro tópico que queria me aposentar da advocacia depois de dois meses apenas!
    Temos que superar essa primeira fase... que é a pior. Temos uma expectativa enorme e qdo vemos que não é nada daquilo vem a frustração.
    Ainda pra ajudar demorei pra passar na OAB...
    Nos primeiros meses eu só chorava... tinha certeza que não havia escolhido a carreira certa. Mas as coisas foram se assentando, os clientes foram chegando e tudo mudou.
    Mas pensei em desistir milhões de vezes, pode acreditar.

    Quer um conselho de amiga ? De um passo de cada vez... Habilite-se na defensoria do seu estado, não deixe de estudar e não desanime.
    Por hora Ana diminua gastos de casa e do trabalho. Essa tb é uma forma de ajudar seu esposo.
    Dia após dia as coisas irão mudar, vc vai ver. Daqui algum tempo vc será uma vitoriosa, terá uma carreira legal, um bom nome em sua cidade e irá agradecer a Deus por não ter te deixado vc desistir.
    Qto a acabar com sua vida... Só os covardes fazem isso ! Os corajosos estão vivos, lutando todos os dias por um lugar ao sol, procurando saidas...
    Já parou pra pensar que seu marido pode estar precisando da sua ajuda tb ?

    Força, foco e fé menina !!!!

    E

    Eduardo Domingo, 19 de agosto de 2012, 18h39min

    Já pensou em ter sócios? Um ajuda o outro e a troca de experiência é salutar.

    ?

    Ana - Adv Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h20min

    Agradeço a participação de todos. Li cada resposta com bastante atenção, humildade e carinho.

    Elisete Almeida - Esse tipo de comportamento, de desmotivação, não é comum em mim. Realmente há uns 02 meses tenho sentido dores intensas e diárias na minha tireoide. Irei fazer um exame de sangue amanhã para questionar o endócrino sobre a possibilidade de estar reagindo com depressão, acima do comum, aos problemas profissionais enfrentados ultimamente.

    E

    Elisete Almeida Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h37min

    Ana;

    Faça isso.

    Tive uma funcionária com problemas nesta glândula e, mesmo sendo uma fortaleza, a vi sofrer muito, inclusive depois da cirurgia.

    Pondere tbém alguma tensão pré-cirúrgica. Converse com o seu médico no intuito de obteres o melhor caminho para a garantia da sua estabilidade emocional.

    Boa Sorte!

    ?

    Ana - Adv Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h40min

    Consultor,

    essa frase que dissestes me chamou bastante atenção: "'Os clientes não chegam' - nada chega até às pessoas, ao escritório, além de 'encostos'. Tem de ir atrás."

    Meu Deus! É verdade. Eu, antes de iniciar as atividades de advogada, li uns livrinhos com conselhos e sobre o comportamento que o advogado deveria ter. Acabei levando a "risco" um conselho que dizia que o advogado jamais deveria ir atrás do cliente, e que jamais deveria usar essa frase: "eu sou advogada, quer que eu patrocine sua causa?"

    Vou atrás. Vou amanhã mesmo, encher meu peito de humildade e vou tentar resolver isso.

    Principalmente, tentando buscar a "inteligência emocional". Eu preciso dela. Realmente percebo que fugi da fila de distribuição de inteligência emocional. Eu oscilo muito. Confesso que, embora seja simpática, amorosa, e tenha vários amigos queridos de longa data, vivo uma vida restrita a minha casa, evito rodas de amigos, pois se eu falar uma palavrinha (que eu julgue que não deveria ter falado), eu fico por horas pensando naquilo. Eu acho isso irritante. Preciso mesmo aprender a viver em sociedade, ser mais tolerante, principalmente comigo, e ser OBJETIVA.

    ?

    Ana - Adv Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h45min

    Elisete - Obrigada, obrigada, obrigada! Vc me lembrou uma questão importante a ser investigada.

    Vc não faz ideia de como me ajudou a refletir.

    ?

    Ana - Adv Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h51min

    DFF,

    Parabéns pela perseverança. Vou levar seu exemplo como inspiração. Vcs foram enviados (não é possível) Vcs tinham que ver minha cara hoje mais cedo, e como está meu semblante agora. Só tenho a agradecer.

    ?

    Ana - Adv Domingo, 19 de agosto de 2012, 19h55min

    Eduardo,

    já pensei em ter um sócio sim. Acho que seria maravilhoso.

    VPS,

    vamos continuar lutando sim. Vc é do Rio?

    C

    Carlos Eduardo Crespo Aleixo Domingo, 19 de agosto de 2012, 20h10min

    Acho uma temeridade estar a abrir um Escritório de Advocacia assim do nada e sem ter a sua carteira de clientes formada !!!

    Em geral, não se consegue ter qualquer lucro no primeiro ano em que a pessoa tem o seu escritório !!!

    Assim sendo, mais valia estar vindo a advogar num espaço sem os custos do escritório e, neste meio tempo, ir angariando os seus clientes até que pudesse estar a montar e a manter um escritório com o dinheiro que entrasse !!!

    Em relação à este espaço, se moras numa casa, teria um exemplo !!! ... Fechar a porta dum dos quartos que se abre para dentro da casa e abrir uma porta outra dando para o seu quintal !!! ... Ponha uma mesa com um computador e, feito isto, passe a atender os clientes que forem aparecendo e sempre distribuindo os seus cartões !!!

    Em geral, dificilmente, um advogado a trabalhar sozinho consegue ter um retorno muito grande nestes primeiros 2 / 3 anos após estar montando o próprio escritório !!! ... Aliás, diria até uns 05 anos até estar a se começar a acontecer isto !!!

    É que, para os advogados autônomos, é difícil estar a angariar muitos clientes com as ações em que se pode estar a cobrar desde o início !!! ... Em geral, são mais as ações do tipo 30,0 % ao final !!! ... A não ser que pensemos na seara criminal !!!

    ?

    Ana - Adv Segunda, 20 de agosto de 2012, 0h00min

    Carlos Eduardo,

    Obrigada pelo conselho e orientação. Quanto a crítica, assim como a de Vanderelei Sasso, foi bastante construtiva. Graças a Deus, graças tb a todos os comentários, terminei o domingo com tranquilidade e estou mais serena.

    S

    Sueli/SP Segunda, 20 de agosto de 2012, 0h18min

    Ana, você tem muitas características que me fazem lembrar de mim mesma. Também fui ótima aluna, passei na primeira fase da OAB sem cursinho no fim do meu curso e na segunda fase, tirei nota 9.1. Comecei a advogar, ganhei alguma coisa, mas tive muita dor de cabeça também. Aliás, tenho até hoje, ainda mais advogando sozinha. No entanto, nunca pensei em tirar minha vida pois creio muito em Deus e agradeço todos os dias por tudo o que Ele me tem feito e olha que minha vida não foi e não é nada fácil. Em 2010 prestei um concurso público na área jurídica para quem possuía ensino superior em Direito. Passei, e agora estou para ser nomeada. Como você é inteligente e aplicada, porque não presta concurso? Existem muitas opções na área pública com boas remunerações. Além disso, traz estabilidade financeira, o que mais me atraiu e que pouco ocorre no exercício da advocacia (pelo menos pra mim). Acho que seria uma opção interessante pra você. Por outro lado, se quer mesmo advogar, vá em frente! No começo é assim mesmo! Acredite em você, pense em tudo o que você passou pra chegar até aqui. O conselho de um dos colegas também parece interessante, conseguir um sócio, experiente de preferência. Mas, haja o que houver, agradeça pela sua vida, por ter se formado no ensino superior com qualidade profissional (parece que não, mas é raro hoje em dia), agradeça também pelo seu marido, que ao que parece, deve ser um bom companheiro! Lembre-se daquela frase bem conhecida, cuja autoria desconheço, veja o copo sempre meio cheio e não meio vazio. Tudo depende da ótica de quem vê e eu aprendi a ver tudo da maneira mais positiva possível, e tudo ficou melhor pra mim. Não é conformismo, é só procurar viver a vida aproveitando o que ela tem de bom a oferecer, sem deixar de lutar para melhorar o que precisa ser melhorado. Bom, espero ter ajudado!

    Um forte e sincero abraço!

    C

    CHEGA DE DISCRIMINAR Segunda, 20 de agosto de 2012, 9h21min

    Olá,

    Não se desespere, pelo que ando lendo são muitos casos de advogados recem formados que estão sofrendo por ai, aqueles que montam escritório como você fez e no começo é difícil mesmo porque precisam ficarem conhecidos para serem indicados. MAs no meu ver pior aqueles que começam trabalhando em escritório... Onde o salário é uma merda, são explorados pelos véios de casa e espertalhões, conheço colegas que fazem ótimas petições mas os patrões dizem que foi eles que fizeram.

    Não fique desanimada, hoje a OAB cobra uma taxa abusiva para realização de uma prova que dá direito da pessoa exercer a profissão de advogado, pelo preço da prova imagina-se que a profissão é ÒTIMA ... mas não é bem assim não.

    Não coloque a culpa no local de seu escritório, nem nos clientes que a procuram... MAs na situação da profissão mesmo. o MELHOR REMÉDIO É O TEMPO MESMO.

    Olha na minha cidade vi anuncio de promoção de escritório de advocacia que q pessoa que procurasse o referido escritório ao final do processo o cliente ganhava uma geladeira e um fogão, eu nem critico tal atitude desse escritório não, é a profissão que é colocada um falso status mostrando a realidade.

    T

    Thais Nunes Segunda, 20 de agosto de 2012, 14h39min

    Ola Ana eu também sou recém formada e abri meu próprio escritório. No primeiro ano não recebi nada, pensei em desistir. Por varias vezes me tranquei desesperada e chorei, quase enlouqueci mas tirar minha vida jamais. Banquei o escritório com minhas economias e não tinha dinheiro para comprar um chiclete. Comecei iludida como você acreditando que a profissão seria super rentável. Ledo engano........

    Agora com quase dois anos as coisas estão melhores. Recebo indicações, trabalho pelo convênio defensoria e OAB/SP, estou fazendo diligências e tenho meus pequenos casos particulares. Alem claro de trabalhar aos finais de semana num hotel de babá. Estou lutando e peço que você faça o mesmo. Não desista nunca o tempo vai lhe trazer ótimas recompensas.

    Boa Sorte!!!!!!!!!

    C

    Causidico Segunda, 20 de agosto de 2012, 14h44min

    Em tudo na vida temos que perseverar. No inicio tudo é dificil mas com o tempo pode melhorar, mas temos que plantar e esperar a época da colheita. Paciência e persistência serve para tudo na vida e os resultados, sempre aparecem.

    J

    Julianna Caroline Segunda, 20 de agosto de 2012, 15h10min

    Ana

    Fico triste em ler relatos como o seu, pensando em desistir nas adversidades.
    É impossível vc abrir seu escritório somente quando tiver clientela formada.
    Como vai advogar, em casa? Seria uma opção.....difícil, mas seria.
    Conheço alguns que começaram atendendo numa sala em casa.
    Mas tbm admiro a coragem de colocar a cara e a coragem e abrir o escritório sem recursos para girar e manter o mesmo.
    Em toda profissão no início tem dificuldades, dá um certo desânimo, falta de motivação, mas ao teu ponto, é drástico demais.
    Acho que vc está assim mais pela sua saúde do que pela situação em si.
    Não desanime!!
    Meu Deus, tenha perseverança, seja otimista, contorne as situações adversas, erga a cabeça!
    Vc é inteligente, capaz.
    Dará tudo certo.
    Boa sorte**

    M

    MILTON LEVY 273563/SP Segunda, 20 de agosto de 2012, 17h00min

    Drª ANA,

    Agradeça a DEUS por ter conseguidp se formar em DIREITO.

    Saiba que não tem que se preocupar em ganhar ( muuuuiiiito)dinheiro, pois se voce preocupar-se tão somente en ganhar dinheiro, ele certamente vai acabar fugindo de voce.

    Leia o livro " LUIZ GAMA- o advogado dos escravos".

    Depois reflita sobre o seu conteúdo e sobre voce mesma.

    O mais é cabeça erguida e siga os conselçhos anteriormente ensinados.

    Fraternalmente,