Sou advogada, recém-formada, e adquiri experiência apenas na Defensoria Pública, mesmo assim resolvi abrir um escritório próprio. Queridos, eu estou muito desanimada. Não pago pela sala, pois meu pai me deu, e meu escritório está com uma aparência linda, mas é em um bairro humilde. Só chegam causas que me dão dor de cabeça, pelo comportamento das partes (que me procuram até por causa de um "chinelo") e que no final não me dão retorno algum.

Estou muito triste mesmo, POIS preciso ajudar meu esposo. Preciso trazer dinheiro pra casa e perceber que estou somando e não diminuindo. Meu esposo trabalha igual ao um burro de carga, e esperávamos que assim que eu iniciasse a atividade advocatícia teríamos a chance de trazê-lo pra trabalhar comigo de alguma forma.

Minha cabeça tá uma pilha em curto circuito. Não estou enxergando nem mais razões pra viver (sei que isso é covardia e fraqueza, mas não estou conseguindo lutar contra meu próprio baixo-astral).

Ontem coloquei alguns currículos em escritório, mas daí já penso que tenho um resultado de exame de saúde relacionado a tiroide pra receber e que dependendo dele, terei que me ausentar. Não acho justo ir trabalhar pra alguém e logo no mês seguinte ter que pedir dias (no caso da necessidade de cirurgia). Enfim... Eu estou acabada!

Hoje mesmo cheguei na varanda, olhei lá pra baixo e pensei na hipótese de me jogar. Gente, não sei o que está acontecendo comigo. Me deem uma palavra de conforto ou um sermão.

Não imaginava que o início de carreira iria me desestruturar tanto. Sou uma pessoa tão competente, estudiosa, dedicada, honesta e com bons princípios. Pra vcs terem ideia gabaritei a 2ª fase do exame de ordem antes mesmo de me formar, mas a verdade é que EU ESTOU NO FUNDO DO POÇO.

Respostas

    I

    [email protected] 101287/MG Segunda, 20 de agosto de 2012, 17h45min

    COMO FAZER SUCESSO NA ADVOCACIA COMO PRINCIPIANTE

    Bom vamos la ..
    .

    Informações e Orientações ...,

    1) Marketing Pessoal

    . Faça um site (Blog gratuito) ou utilize os canais de (sites prontos) e custo bem baixo para sua inserção e manutenção .,

    . Trabalhe com softwares gratuitos de Divulgação de trabalho ou o proprio Power Point do office ., onde vc pode fazer uma apresentação pessoal e visual ( preços ., areas ., etc )

    . Inclua os mesmos em sites locais e envie o MKT pessoal após contato telefonico ou email solicitado ., no mais para fazer de uma forma (ativa) comece com o comércio local (PJ = LISTA)., assim vc consegue o telefone do mesmo entra em contato , envia via email e abrira um leque para futuros clientes e representantes de seus Serviços .,

    . Uma forma atrativa é iniciar por Padronização ., onde você por meio do (cartão ou folheto ., bem elaborado ) pode iniciar com um percentual de 1000 a 10mil ., veja Bairros ., com Prédios ., em potencial ( 4 por andar ) 10 andares ...

    2.) Nicho de Mercado .,

    . Se tiver como formar parcerias com comerciantes locais ou conhecidos (PJ) ., utilize Banners ., Faixas ., permitidos para Divulgação .,

    . Se possuir em comum alguns proximo a Defensoria Publicas ou Delegacias ou Orgãos Governamentais ., ou de grande circulação ex., (prox. Shopping) atingira aspectos como ;

    Necessidade ., alta concentração populacional ., etc

    Obs ... O foco maiór é atrair para o particular com atrativos ( parcelamento ., preço acessivél etc ) .,

    3.) Parcerias e Investimentos .,

    . Ofereça a outros escritorios via contato seu trabalho tercerizado .,

    ex. grande volume de processos ., ex ( previdenciario e trabalhista) se for o caso .,

    . Entre em contato com Juridicos de Empresas (media e Grande porte ) ., e negocie contratos para atuar no quadro de prestadores de serviços juridicos da mesma .,

    . Entre em contato com as ME - MICRO EMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO E MEDIO PORTE ., oferecendo o suporte juridico ( manutenção ., regularização ., Direito Empresarial ., contencioso etc ) .,

    . No site do BNDES ., tera informações do cartão BNDES ..,, podendo atuar em parceria ., e em sociedade ( uma vez que a profissão não impede Socio ., mas personalidade juridica ) ., pode obter financiamento para a estrutura de seu escritório ., prédio ., reforma e outros .,

    . A linhas como o Credito Paulista ( Governo do Estado ) ., e dos Bancos Publicos e Privados para o setor .,,

    4.) Orientar ., Analisar ., Atuar .,

    . Em muitos foruns ., sites , discussões etc ., é possivel proceder ., orientando ., analisando e patrocinando os mesmos , vindo atuar ., uma vez que a população não so carece da Defensoria ., mas de otimos profissionais e uma forma razoavél de pagamento e atrativos que venha angariar ., ( pessoas ) futuros clientes com problemas que certamente podem manifestar o desejo de um advogado (a) particular .,

    5.) Escritorio Virtual e Outros ...

    . Uma Outra ponte dentro do site ou blog é a orientação ., no mais tratando a informação correta ., atingindo seu target ( publico alvo) ., com preço acessivel ., atrativos para forma de pagamento etc ., tambem pode se criar algo junto a empresas de credito ., onde possa se introduzir um cartão ., com limite de credito ( analisado e verificado ) e com a parceria para futuros contratos ( Ações) por meio destes ., acredite é possivel .,

    Bom espero ter ajudado .,

    Consultor
    Fonte: att. Denis Robson

    A

    Adv Antonio Gomes Segunda, 20 de agosto de 2012, 18h32min

    O real problema não é advocacia e sim psiquiatria. Procure um antes do fato consumado.

    M

    Marya Eduardah Segunda, 20 de agosto de 2012, 23h26min

    Olá Dra Ana,

    Pelo seu relato, é imprescindível mencionar que problemas na tireoide, provocam depressão. Primeiramente, deverá verificar isto, a saúde em primeiro lugar. Caso seja necessário, deverá procurar um profissional específico. Desejamos melhoras.

    Em relação a profissão, em especial o exercício da advocacia, todos passamos por isso. Existe um provérbio que diz “A expectativa adiada faz adoecer o coração.” Percebemos sua ansiedade, mas deverá ter paciência e as coisas fluirão.

    A questão é que sempre queremos as coisas de uma forma e estas em alguns casos podem não ocorrer. Devemos ser flexíveis e tirar o melhor de tudo. Fazer a petição mais simples, com prazer e determinação.

    Outro provérbio diz: “Mesmo no riso o coração talvez sinta dor.” Todos temos problemas, o crucial, é como o enxergamos e resolvemos. Possui muitas coisas, humildade, inteligência e uma família que a ama e lhe apóia.

    Pode ter certeza, que restabelecendo sua saúde estará mais animada. Não esqueça dos exercícios físicos e uma alimentação saudável.

    Cordialmente.

    D

    Deusiana 15295/RJ Segunda, 20 de agosto de 2012, 23h44min

    Em suma, cuide da tireoide e do marketing do seu escritório (divulgar o seu perfil profissional).

    De que adianta colocar uma placa em uma sala bem decorada, ser competente se ninguém sabe que você está ali nem do você é capaz!

    Sai de ontem amiga

    A

    Amauri_Alves 305937/SP Terça, 21 de agosto de 2012, 11h49min

    Ana,

    Não sou médico, então não saberei lhe orientar a respeito desses problemas.

    Pois é, colega, é difícil começar.

    Quando li o que o Carlos Eduardo Crespo Aleixo escreveu, parecia que eu estava lendo algo que eu mesmo escrevi, rs.

    Eu também resolvi trabalhar por um tempo sozinho, aliás, é o tempo atual.

    Advocacia para mim é uma paixão, juro. Me questionam porque eu não tento algum concurso, e a minha resposta é exatamente essa: a paixão pela advocacia.

    Talvez tenha sido um pouco arriscado aventurar-se a abrir um escritório e pronto. É complicado mesmo.

    Sugeri-lho que tente conhecer mais advogados, mais pessoas, converse e faça mais colegas. Outra coisa: cadastre-se num site para atuar como advogada correspondente: fazendo audiências, tirando cópias nos fóruns, enfim, aproveitando a gama de facilidades que a advocacia te traz.

    O dinheiro que molha, de vez em quando pinga, como correspondente não a fará enriquecer, mas será a grana que irá te livrar de alguns apertos, rs. Experiência própria!

    Ou seja, enquanto não vai conseguindo seus clientes, vai "auxiliando" os que já têm os seus! Há advogados que trabalham sozinhos e não tem disponibilidade de realizar uma audiência, que tem um processo em outro município e não dispõe de tempo para vê-lo. Aí entra o trabalho do advogado correspondente... Enquanto for realizando as diligências, puxe assunto com colegas de balcão, entregue seu cartão de visitas...

    Ainda, sugiro que estipule um valor pela consulta, mesmo que simbólico.

    Enfim, ganhar dinheiro com a advocacia demora um pouco, mesmo porque conhecemos o sistema jurisdicional que por vezes é lento.

    Força, Ana! Acho que difícil é estudar 5 anos e prestar a Ordem, depois é só correr e ser perseverante! Só o ato de você entrar aqui e conversar com outros colegas já mostra a sua vontade e humildade para crescer.

    Forte abraço!

    O

    orientador Terça, 21 de agosto de 2012, 11h58min

    Querida, acho que você deve fazer uso de algum remédio para regular o seu humor,
    estou falando de anti-depressivo, mas não leve a mal, eles auxiliam a gente a clarear as ideias pensar melhor. e não ficar com tantos pensamentos negativos.

    Quanto ao seu escritório acho que o problema está no Bairro que você escolheu, pq pelo que você disse, você só pega casos de pessoas que não vao ter chances, ou leigas, sem documentos.. etc

    ?

    Ana - Adv Terça, 21 de agosto de 2012, 12h14min

    Quantas respostas maravilhosas. Vcs são bastante solidários. Estou indo fazer um exame agora, assim que eu voltar vou reler cada uma delas e fazer os agradecimentos específicos.

    Vcs são demais. Merecem felicidade, sucesso, realizações em dobro.

    I

    IVAN BANNOUT Sábado, 25 de agosto de 2012, 1h53min

    Ana,

    Ao final deste ano completarei 10 anos de formado. Meu primeiro ano de escritório próprio foi uma lástima, por óbvio, porque ninguém me conhecia. Mas no segiundo ano começou a melhrar, e hoje, tenho causas aos montes. A fórmula é simples: estudar muito e trabalhar honestamente. Uma hora a coisa vinga. É preciso paciência e perseverança.

    Publicidade também ajuda. Faça anúncios em jornais de bairro, eu mesmo comecei assim.

    Quanto à tiróide, o hipotireodismo causa depressão. Procure ver se é seu caso.

    Boa sorte.

    P

    pensador Sábado, 25 de agosto de 2012, 8h28min

    O ideal seria que todos os advogados fossem aristocratas (risos) e assim não tivessem preocupações financeiras, exercendo o munus público apenas por amor. Infelizmente o mundo real é um pouco mais difícil.

    Gostaria que nos informasse em qual área atua.

    C

    capadócio Suspenso Sábado, 25 de agosto de 2012, 18h33min

    Ô pensador não viaja na maionese!!

    E

    Elisete Almeida Sábado, 25 de agosto de 2012, 19h19min

    Caro Dr. O Pensador;

    Estavas de férias?

    Que bom poder ter novamente a sua companhia e o prazer de ler as suas respostas "eivadas" pela sapiência.

    Abraços

    P

    pensador Segunda, 27 de agosto de 2012, 7h49min

    Bom dia Dra. Elisete,

    Estive por demais atarefado nestes últimos dois meses. Um prazer rever a Sra.

    O tempo passa, mas sempre que retorno, vejo que nada muda, mudam apenas os nicks.

    Saudações!

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 30 de agosto de 2012, 22h47min

    É por isso que, por exemplo, no Direito Empresarial há distinção entre clientela e freguesia.

    Na advocacia não há freguesia (ou há muito pouco), ou seja, não há uma relação em virtude do local (ponto).

    95% dos meus clientes são frutos de indicações, seja de amigos, de outros clientes ou de alguns parceiros.

    Pessoas que olham a sala e entram é coisa rara. E quando isso ocorre, todos os casos (sem exceção na minha realidade) são ações que ninguém quer, pois inviável economicamente.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quinta, 30 de agosto de 2012, 22h53min

    "Agradeça a DEUS por ter conseguidp se formar em DIREITO."

    Por que? Ele fez as provas? Ele se deu bem no exame de ordem?

    Ou será que passou na faculdade e no exame de ordem por que estudou?

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h01min

    Agora que fui ler. E ainda disse para não se preocupar com dinheiro.

    Ora, advocacia é um trabalho como outro qualquer, apesar de alguns românticos dizerem o contrário. E no mundo capitalista quem trabalha quer dinheiro, e muito.

    Compromisso social? Claro, pagando bem.

    Duvido que alguém tenha compromisso social vivendo na miséria (com exceção de Jesus, claro. Se é que ele realmente viveu como relatado no livro mágico).

    Juiz imparcial ganhando R$ 1.000,00 por mês. Será?

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h03min

    Em síntese: o homem é escravo de suas necessidades materiais.

    S

    smn Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h19min

    Ana,

    Adicione em sua vida profissional e pessoal a palavra de DEUS!

    para sua meditação:

    Provérbios 16, verso 3

    "confia ao Senhor as tuas obras, eos teus desígnios serão estabelecidos"

    Deus te abençoe nos seus negócios.

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h34min

    Como sabemos o que é verdade? O que é realidade?

    Fé?

    A

    Adv Antonio Gomes Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h36min

    No exercício sou exclusivamente razão, nada, absolutamente nada de emoção.

    S

    smn Quinta, 30 de agosto de 2012, 23h41min

    Sr. Cavaleiro das trevas,

    Você é o ex Cavaleiro de apocalipse?