Direitos do pai quando mora em outra cidade
Eu tenho dois filhos com meu ex namorado.Temos uma filha de 1 ano e 9 meses e um bebe de 3 meses. Ele é casado e a esposa já sabeAdos nossos filhos.Ele é um pai muito carinhoso, cumpri com todas obrigações financeiras.Ele quer compartilhar a guarda da minha filha, morando a 500km de mim.Ele quer todo mês viajar 1000km com ela de ônibus e ficar 15 dias com a família dele.Meu ex não me respeita como Mãe dos filhos dele e só quer me impor as viajens dela todo mês.O que devo fazer? Ele pode viajar todo mês com a minha filha para o Rio? Como fica o psicológico dela nesta Vida dividida , sendo ela ainda tão bebe?! Obrigada Bete
Bete SP,
Você é uma pessoa culta. Se nota que tem domínio do idioma, deve ter estudado em boas escolas, deve ter sido boa aluna, deve ser uma moça bonita, com pais que te apoiam, enfim, foge da maioria da realidade do povo brasileiro. Assim como eu e como todos que aqui comentaram tomou atitudes na vida que lhe prejudicaram. Estas atitudes fazem de você um ser menor? Claro que não, o que não deve fazer é se esconder nestes erros e torná-los ainda maiores. Quando erramos, eu, você e todos os outros, há efeitos e mostramos que somos fortes é quando suportamos estes efeitos e os vencemos de forma digna.
Pra mim, sua resistência em deixar os filhos com o pai é mais um medo do que vão dizer do que um realmente se preocupar com os filhos, sobretudo o que tem síndrome de down. Como eu disse, você é culta e sabe entender bem as palavras, se muda o sentido delas é porque lhe agrada. Vamos às duas possibilidades:
Cenário 1 - Você fica com a guarda, espera uma oportunidade na creche e até lá as coisas seguem como estão. Tenta um apoio da apae e fica perto dos filhos, ainda que com muito mais dificuldades.
Cenário 2 - Você dá a guarda pro pai dos meninos e ele, por ter mais condições financeiras, vai proporcionar melhor estrutura pros filhos.
Vamos às suas perguntas:
"Neste caso irei trabalhar sem problema algum, devolvo o carro para o pai das crianças, e passo a pagar a pensão deles para o pai e ainda preciso disponibilizar o dinheiro das viajens para ir visita los, e irei vê los uma vez no mês ?"
Se o pai deixou um carro com você é porque ele se preocupa com os meninos e os quer bem, logo, acho muito mais provável que ele inclusive te ajude nas passagens para ir ver os filhos, afinal sai mais barato do que um carro. Ainda mirando as suas próprias palavras, me parece que o pai não exigirá pensão (ainda que seja possível, não parece ser o posicionamento dele).
Ainda que ele fizesse isto, perceba bem que é exatamente isto que você está pedindo por ter a guarda. Sua pergunta tem um tom de perplexidade, só que eu não consigo ver nada de errado nesta situação. Se quando a mãe tem a guarda o pai deve pagar pensão e viajar para vê-los, porque o inverso é repugnante?
"Abro mão deles, visando as melhores condições de vida dos mesmos, e abro mão de viver a melhor fase da infância deles?"
Aí tem que ser mãe de verdade. Tem que por os interesses dos filhos muito por cima dos nossos. Porque está claro pra mim e pra você que eles viverão melhor assistidos com o pai, ou seja, mantê-los com você só atende aos seus interesses.
"É com isto a segurança financeira deles está segura e tudo isto garante crianças emocionalmente felizes ?"
Com isto a segurança financeira deles está segura (hoje não está), já o emocional jamais estará 100% garantido, afinal são filhos de pais que vivem em cidades diferentes. É natural que filhos nesta situação sejam privados da convivência diária com um dos genitores e pra mim, sem o pai ou sem a mãe, esta criança terá mais dificuldades de se colocar no mundo. Isto quer dizer que estão condenados a serem infelizes? Não, se os pais forem coerentes é possível suprir isto nos momentos em que estiverem juntos.
Por um lado você deveria agradecer a Deus por o pai dos seus filhos ser um cara presente, infelizmente esta não é a regra. Se o pai é bom, se tem melhores condições, se você está em dificuldade, porque colocar seus interesses por cima dos deles? Tenho pra mim que em um futuro próximo, eles mesmo irão lhe cobrar isto.
Por fim, o melhor cenário seria: Que você conversasse com o pai dos meninos e que você se mudasse pra cidade dele, procurasse um emprego por lá e fossem todos felizes. Você está aí por conta do porto seguro que são os seus pais, mas quem precisa de porto seguro são os meninos. O ideal é que o pai te ajudasse no começo (gastaria menos em aluguel do que com viagens), lá, você arruma-se um emprego, seus filhos seriam melhor atendidos, você tocaria sua vida, arrumaria um amor novo, seria uma profissional competente, mãe dedicada, seus filhos teriam o pai e mãe por perto.
Repito, aí, quem tem porto seguro é você e quem precisa dele agora são os meninos.
Se nada disto for feito, o ideal é que o pai fique com a guarda, não cobre pensão e lhe dê as passagens. Se não, que ele fique com a guarda, vc trabalhe, pague pensão e banque as viagens.
Ou, que você fique com a guarda, condene seus meninos a viverem de apae, para que você possa conviver com eles na infância. Falta só combinar isto com eles quando crescerem.
Bete
Essa história de que amor de mãe nasce na barriga já foi desmistificado pela psiquiatria/psicologia. O amor materno, como qualquer outro se constrói no decorrer do relacionamento entre mãe e filho. O amor é assim, construído. Conheço pais que amam mais seus filhos do que a mãe das cças. Falar que amor de pai é diferente é no mínimo uma bobagem sem tamanho, um egoísmo, achando que só mãe é capaz de amar de certa maneira, Bete. Lógico que amor de mãe é incontestável (aquelas que amam mesmo suas crias) mas daí dizer que o pai não ama da mesma forma, eu não concordo. Enfim, não discutiremos o sexo dos anjos. Ambos amam os filhos e desejam acompanhar sua infância, seu desenvolvimento, seu crescimento. Não é justo PRAS CÇAS que cresçam longe de um ou de outro. Vc está com um problema sim, pois afastar os filhos do pai não é certo, e tbm não é certo que fiquem longe de vc. Conversem de maneira civilizada e tentem chegar a um consenso. Amigavelmente. Boa sorte**
Julianna e Renato,
Eu tenho uma duvida: Li num outro post de uma mãe que tem duvidas se pode ou não separar irmãos, e que o pai requeria a guarda da filha pois a menina era bem apegada ao pai. A duvida dela era: Se o pai podia ter a guarda sendo que a mãe tinha uma condição financeira ótima e o pai morava com os pais etc. A Julianna mencionou que não adianta contar com a condição financeira, pois o juiz não conta isto... Afinal as condições financeiras dos pais é ou não fundamental para obter a guarda da criança? O que o juiz leva realmente em conta? O que se enquadraria em melhor condições de vida para a criança, poderiam exemplificar?
Obrigada
Dr Renato,
Tenho conversado muito com o pai dos meus filhos, sobre a minha ida para a cidade dele no intuito de diminuir esta distancia e para que ele possa não só acompanhar na educação de minha filha, quanto no bebe com 3 meses.
É muito triste este situação, a distancia realmente precisa diminuir, para que Eu e ele possamos dar o melhor para estas cçs.
Dr. A minha pergunta é : até que eu me mude eu continuo deixando ele levar a minha filha para o Rio todo mês e passar lá 10 dias? Qual sua opinião em relação a nossa filha, vc acha que essa mudança de ambiente Rio /SP , pode interferir no psicólogo dela? Pois ela chega lá e tbm pede por mim, pois aqui ela é realmente muito grudada comigo . Posso lhe confessar, melhorei muito a minha forma de pensar neste assunto depois que me comuniquei com vcs todos, mas eu te digo que não é nada fácil ficar longe dela. Inclusive ela está no Rio esta semana, ela viajou sábado e o coração apertado de saudades , nossa!!
O pai deles é muito apaixonado pelas cçs.. E eu me sinto meio apreensiva de morar na mesma cidade e ter interferência da atual mulher, e ele tem tbm uma filha de 12 a anos que morre de ciúmes da minha filha. Mas como a Julianna mencionou, cçs precisam de pais e mães por perto ... É vendo todo esforço que tbm vejo dessas viajens todo mês que irei planejar minha ida para o Rio.
Depois que eu me mudar o Dr. Acha que eu deveria formalizar uma guarda compartilhada?
Obrigada
Elisa SP,
"Dr. A minha pergunta é : até que eu me mude eu continuo deixando ele levar a minha filha para o Rio todo mês e passar lá 10 dias?"
Claro, ninguém pode ser prejudicado em conviver com quem o ama de verdade.
"Qual sua opinião em relação a nossa filha, vc acha que essa mudança de ambiente Rio /SP , pode interferir no psicólogo dela?"
Sim, vai interferir e muito afinal ela terá o pai e a mãe por perto sempre. Não consigo imaginar uma situação que ajude tanto o psicológico de uma criança, do que esta.
"Depois que eu me mudar o Dr. Acha que eu deveria formalizar uma guarda compartilhada?"
Claro e você verá que seus filhos serão muito mais felizes que agora. Será que existe felicidade maior pra um pai ou mãe do que ver os filhos bem?
"Posso lhe confessar, melhorei muito a minha forma de pensar neste assunto depois que me comuniquei com vcs todos, mas eu te digo que não é nada fácil ficar longe dela."
Você pode ter certeza de que eu e todos que participaram deste debate querem apenas que vocês sejam felizes. Uns mais ríspidos, outros mais amenos, mas a verdade é que todos queremos um mundo melhor e temos claro que filhos bem cuidados e que convivem bem com ambos os genitores são menos propensos a drogas, arruaças e tudo de ruim
Bom pra você, bom pra mim, pros outros debatedores, pro pai dos seus filhos e o mais importante, espetacular pra eles.
Muita paz e sucesso pra você.
Dr. Eu escrevi este post faz alguns dias pra vc.. E até pensei: esqueceram de mim! Então mudei meu username, o postei uma situação de um parente que me pediu!
E como meu anjinho está na no Rio eu preciso me ocupar, participando deste fórum! Sao tantos os casos.. Aqui a gente aprende demais!!
E eu acabei de postar minha opinião sobre a garota gravida que NAO quer fazer o DNA.. Leia lá.. Eu postei "apanhar do Dr Renato dói, mas faz a gente refletir nas consequências dos nossos atos ..o ruim é a quantidade de gente que vem batendo atraz.. Aî dói !!! rsrs.. Brincadeira!! Vcs todos.. Carolinna FJBrasil etc .. Sao ótimos!!
Muito obrigada por tudo e se eu precisar apanhar denovo na faça cerimonia!!
Abraços
Bete
sobre guarda, pensao, alienaçao parental, posso afirmar a todos vcs o seguinte: o pai que se fode e a mae leva toda vantagens, e nao vem me dizer que estou errado que a lei mudou que é tudo mentira, existem pais que nao querem saber de filhos e existe eu, que luto ha 3 anos pelo direito de ser pai, e hj nao sei nem onde minha filha estuda, a mae mora longe de mim e ate agora nao teve juiz que me desse pelo menos o direito de ser pai. pq de ser palhaco esse direito ja tenho